quarta-feira, 29 de março de 2023

Fragmentos 43

"Retirado en la paz de estos desiertos,
com pocos, pero doctos, libros juntos,
vivo en conversación com los difuntos
y escucho com mis ojos a los muertos"
Quevedo

GASTÃO TOJEIRO – 3 PEÇAS TEATRAIS

Depois de mais de dez anos de tocaia nos sebos, por indicação de Wilson Martins, consegui três exemplares do teatro de Gastão Tojeiro: “Minha Sogra é da Polícia”, “A Tal que Entrou no Escuro” e “Onde Canta o Sabiá”. Para Martins, a melhor obra de Tojeiro é “O Simpático Jeremias”, impossível de ser adquirida porque o único exemplar aparecido recentemente é oferecido por mil reais. Mas o tempo passa e a caravana anda...

Atuando da metade dos anos 20 à metade dos anos 50 (ou mais: não existe uma biografia de Tojeiro na Wikipedia), o teatro de revista competia com o cinema na preferência popular, especialmente a comédia de costumes, que retratava o cotidiano das famílias brasileiras e suas atribulações para a sobrevivência. Gastão Tojeiro escreveu cerca de 100 peças e isto deveria ser objeto de um conhecimento e culto mais referenciado, não fosse o Brasil invadido culturalmente pelo que pior tem no mundo em termos de literatura, música e cinema, enquanto o teatro sobrevive na precariedade de seus poucos espectadores.

Nas 3 peças se repete a presença de uma figura típica no panorama social urbano: o desocupado, naquela época motivo de gozação, e hoje institucionalizado na cultura do “não estuda nem trabalha”.

“Minha Sogra é da Polícia” é a peça mais hilariante: no lar da família, o genro, um desocupado, vive às turras com a sogra que resolve criar uma agência misteriosa de investigação que ninguém sabe do que se trata. Depois de montado o roteiro das relações familiares e amigáveis, descobre-se que a agência tem a finalidade de investigar denúncias de infidelidade sexual de maridos e mulheres, sob requisição dos traídos. E, naturalmente, o genro acaba envolvido em um episódio de traição conjugal que evolui para o clímax da peça.

“A Tal que Entrou no Escuro” trata também de uma família comandada por um aposentado do serviço público muito zeloso com a vida particular das filhas que, em uma noite de temporal, depois do corte de energia elétrica, sentiu alguém sentar em seu colo – em plena sala de estar onde se reunia a família –, que tinha contornos volumetricamente diferentes da esposa, e em rápida e escandalosa confusão, descobriu tratar-se de uma desconhecida que errou o caminho de casa na escuridão da rua, entrou no portão errado, e apareceu de repente para se prontificar ao papel de empregada doméstica não obstante ser posta para fora inúmeras vezes por suspeitas das mais variadas e insinuantes.

Já na peça “Onde Canta o Sabiá”, de 1924-25, percebe-se que Tojeiro ainda não estava totalmente amadurecido em sua veia satírica de dramaturgo e comediante. Mas tem um tema culturalmente recorrente na literatura brasileira: o sentimento de decepção com o Brasil – e a vontade de ir embora para Paris – que assomava parte das elites com os rumos do país. Hoje em dia, Paris foi substituída por países estrangeiros variados (Ver A Diáspora Brasileira na Wikipedia), e o sentimento continua maior do que antigamente pelos dados oficiais de emigração.

Na peça, assistimos o diálogo entre Fabrino e Elvidio expressando a fascinação por Paris:

Fabrino (Que apanhou uma cadeira e sentou-se próximo – É verdade… (Reparando) O meu inseparável companheiro Elvidio!… Como estás bem disposto, forte…. Corado.
Elvidio – São os ares sadios da Europa… Ou antes: de Paris. Lá desfruta-se um belo clima e um bem-estar que não tem aqui, onde tudo é mau e insuportável.
Fabrino – Que é isso, Elvidio? Voltaste assim tão feroz com a tua terra?
Elvidio – Certamente. Só pode gostar disto quem não conhece a Europa com toda a sua requintada civilização.
Fabrino – Mesmo depois da guerra? [A Primeira GM]
Elvidio – Ora, a guerra!… A guerra já se foi há muito e Paris, a nossa incomparável Paris, já retomou seu aspecto habitual. Creia, meu amigo, só na Europa se vive. Aqui, vegeta-se. Mais do que isso: estiola-se o físico e o espírito. Isto aqui não vale o pior lugarejo da Europa.
Fabrino – Eu penso justamente ao contrário.
Elvidio – Pudera!… Nunca saíste desta joça.
Fabrino – Que diabo! Se detestas tanto assim a tua terra, para que voltaste?
Elvidio – Estás enganado: não voltei. Vim apenas de fugida vender umas propriedades que aqui possuo e raspo-me enquanto antes. E agora, asseguro-te, não ponho mais os meus pés no Brasil.
Fabrino – Que mau brasileiro és tu!
Elvidio – Que! Ainda és desse tempo? Ora, deixe-se de patriotices. Não sejas retrógrado! Paris é tudo: o resto é paisagem, como dizia Eça de Queiroz.”

Elvidio inicia um romance com a jovem Nair, filha do dono da casa e irmã de Fabrino, a quem propõe casamento, e a peça evolui com o ritmo burlesco das contradições familiares, até que Elvidio promete à amada fazer a lua de mel em Paris.


Viana Moog – um descontente com o Brasil que viveu algumas décadas no exterior como representante brasileiro na OEA e depois na ONU – em seu Bandeirantes e Pioneiros nos deixou uma análise social de uma categoria que também esquecemos: a da mazombo, a figura nostálgica por excelência, primeiro de Portugal, nos idos coloniais, e depois de Paris, no pós-independência.

“E em que consistia esse mazombismo brasileiro? Tal como nos primeiros tempos coloniais, consistia essencialmente nisto: na ausência de determinação e satisfação de ser brasileiro, na ausência de gosto por qualquer tipo de atividade orgânica, na carência de iniciativa e inventividade, na falta de crença na possibilidade de aperfeiçoamento moral do homem, em descaso por tudo quanto não fosse fortuna rápida e, sobretudo, na falta de um ideal coletivo, na quase total ausência de sentimento de pertencer o individuo ao lugar e à comunidade em que vivia. O belonging dos americanos não existia no mazombo.

...“Desligado do que lhe ia em derredor para viver imaginativamente do outro lado do Atlântico, se lhe dissessem que as populações sul-americanas em geral e as brasileiras em particular eram das mais mal alimentadas do mundo, ou que já sofriam de fome crônica, ou que os índices de mortalidade infantil no Brasil só podiam ser comparados com os da Índia, isso não lhe daria o mais mínimo abalo. Para vê-lo comovido seria preciso algo mais: seria preciso falar, em começos do século atual, na fome que passaram as crianças europeias na primeira guerra. Pobres das crianças belgas! Pobres das crianças francesas! E Vive Paris! E Vive la France! O, lá France, la France éternelle!

Cultura só a França a tinha, e sabedoria; e patriotismo, e finesse e savoir-faire. No mundo, a Europa; na Europa, a França; na França, Paris; em Paris, Montmartre. Decididamente, sem uma viagem a Paris não se completava nenhuma formação cultural digna desse nome.”

Evidentemente que a exportação de cérebros e mão-de-obra para o exterior, hoje em dia, não tem esta conotação indolente.


Gastão Tojeiro escreveu algumas peças com diferentes pseudônimos, e talvez seja mais um motivo para não aparecer em nenhum nome de rua, praça ou monumento público. Nos deixou um legado do modo de ser e se comportar do brasileiro que representa uma importante contribuição aos estudos de nossa identidade.


quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Fragmentos 42

"Retirado en la paz de estos desiertos,
com pocos, pero doctos, libros juntos,
vivo en conversación com los difuntos
y escucho com mis ojos a los muertos"
Quevedo


Winter is Coming — Garry Kasparov

Kasparov era conhecido pelo destaque obtido na imprensa com os campeonatos mundiais de xadrez em que venceu sucessivos torneios. Nascido em Baku, de origem armênia e judia, criou-se na cultura russa e desde a infância se apaixonou pelo tabuleiro que haveria de celebrizá-lo enquanto jogador e, mais tarde, como militante pela causa democrática na queda do Império Soviético. Em Winter Is Coming (O Inverno Está Chegando) narra sua luta contra a autocracia russa comandada por Putin, fazendo tábula rasa de todo o discurso conciliador e sobretudo favorável a que Putin prosseguisse com sua recriação da URSS através da invasão brutal dos países vizinhos, complementada pela guerra da Ucrânia iniciada em 2014. O livro é de 2015 e nele Kasparov descreve fatos que pertencem a uma assustadora previsão dos acontecimentos atuais (2022), como se fosse um prestidigitador do futuro. Enfatizando que o xadrez é sobretudo um método para se pensar a realidade quando o aficcionado dispõe das ferramentas críticas, adverte para os erros do Ocidente, citando os principais mandatários e seus equívocos frente a uma personalidade tantálica de um psicopata capaz de assassinar todos e quaisquer adversários que se anteponham ao seus mandos. Descreve a década democrática dos anos 90 na Rússia sabotada com a ascensão de Putin em 2000 e as sucessivas manipulações legais para a concentração do poder e eliminação de adversários, até a repressão brutal que transformou a Rússia atual em uma ditadura com centenas de milhares de dissidentes espalhados pelo mundo, inclusive o autor e sua família. Livro indispensável para entender o que se passa no mundo hoje, especialmente devido a ameaça potencial de uma guerra nuclear se Putin não for detido.

Introdução

1) Parafraseando a definição de apaziguamento de Winston Churchill, estamos alimentando os crocodilos, esperando que eles nos comam por último.

2) Em vez de nos apoiarmos nos princípios do bem e do mal, do certo e do errado, e nos valores universais dos direitos humanos e da vida humana, o que temos é engajamento, reajustes e equivalência moral. Ou seja, apaziguamento com outros nomes. O mundo precisa de uma nova aliança baseada em uma Carta Magna global, uma declaração de direitos fundamentais que todos os membros devem reconhecer.

3) O objetivo não deve ser construir novos muros para isolar os milhões de pessoas que vivem sob regimes autoritários, mas dar-lhes esperança e perspectiva de um futuro melhor. A maioria de nós que vivia atrás da Cortina de Ferro sabia muito bem que havia pessoas no mundo livre que se importavam e que lutavam por nós, não contra nós. E saber isso importava. Hoje, os chamados líderes do mundo livre falam em promover a democracia enquanto tratam os líderes dos regimes mais repressivos do mundo como iguais. As políticas de engajamento com ditadores falharam em todos os níveis, e já passou da hora de reconhecer esse fracasso.

4) Em 2005, me aposentei depois de vinte anos no topo do mundo do xadrez profissional para me juntar ao incipiente movimento pró-democracia russo. Tornei-me campeão mundial em 1985, aos 22 anos, e consegui tudo o que queria no tabuleiro de xadrez. Eu sempre quis fazer a diferença no mundo e senti que meu tempo no xadrez profissional havia acabado. Eu queria que meus filhos pudessem crescer em uma Rússia livre.

5) Havia a sensação de que o país poderia cair no caos sem uma mão mais forte no leme. A insegurança física e social sempre foi alvo fácil em democracias frágeis, e a maioria dos ditadores chega ao poder com apoio público inicial. Ao longo da história, ciclos intermináveis de autocratas e juntas militares foram fortalecidos pelo apelo popular à ordem e "la mano dura" para conter os excessos de um regime civil instável. De alguma forma, as pessoas sempre esquecem que é muito mais fácil instalar um ditador do que removê-lo.

6) A ideia ingênua era que o mundo livre usaria os laços econômicos e sociais para liberalizar gradualmente os estados autoritários. Na prática, os estados autoritários abusaram desse acesso e interdependência econômica para espalhar sua corrupção e alimentar a repressão em casa.

7) Estados não livres exploram a abertura do mundo livre contratando lobistas, espalhando propaganda na mídia e contribuindo fortemente para políticos, partidos políticos e organizações não governamentais (ONGs).

8) Assim, enquanto nosso movimento de oposição em constante evolução fez algum progresso em chamar a atenção para a realidade antidemocrática da Rússia de Putin, estávamos em uma posição perdedora desde o início. A dominação dos meios de comunicação de massa pelo Kremlin e a perseguição implacável de toda a oposição na sociedade civil tornaram impossível construir qualquer impulso duradouro. Nossa missão também foi sabotada por líderes democráticos que abraçaram Putin no cenário mundial, fornecendo-lhe as credenciais de liderança de que tanto precisava na ausência de eleições válidas na Rússia. É difícil promover a reforma democrática quando todos os canais de televisão e todos os jornais mostram imagem após imagem dos líderes das democracias mais poderosas do mundo aceitando um ditador como parte de sua família. Passa a mensagem de que ou ele não é realmente um ditador ou que a democracia e a liberdade individual nada mais são do que as moedas de barganha que Putin e sua turma sempre dizem que são.

9) Durante anos, à medida que a situação dos direitos humanos na Rússia se deteriorava constantemente, políticos e especialistas ocidentais como Condoleezza Rice e Henry Kissinger defenderam a fraqueza ocidental em confrontar Putin dizendo que os russos estavam em melhor situação do que nos dias da União Soviética.

10) Os Estados Unidos e a União Européia impuseram sanções contra autoridades e indústrias russas, ainda que muito pouco e tarde demais. E, no entanto, eles ainda se recusam a admitir a necessidade de condenar e isolar a Rússia como o perigoso estado desonesto em que Putin a transformou. Esta geração de líderes ocidentais se recusa a admitir que o mal ainda existe neste mundo e que deve ser combatido em termos absolutos, não negociados. Está claro no momento que as democracias do século XXI não estão prontas para essa luta. Ainda é uma questão em aberto se eles podem ou não se preparar.

11) É muito perigoso acreditar que a queda de um símbolo é o mesmo que o fim do que aquele símbolo representou, mas a tentação de fazê-lo é quase irresistível. [O fim do regime militar e as Diretas Já criaram a ilusão de que uma nova constituinte recolocaria o Brasil no eixo. O engano foi generalizado.]

12) Escrevi sobre o que chamo de “a gravidade do sucesso passado” no xadrez. Cada vitória puxa o vencedor ligeiramente para baixo e torna mais difícil colocar o máximo esforço para melhorar ainda mais. Enquanto isso, o perdedor sabe que cometeu um erro, que algo deu errado, e ele vai trabalhar duro para melhorar na próxima vez. O feliz vencedor geralmente assume que ganhou simplesmente porque é ótimo. Normalmente, no entanto, o vencedor é apenas o jogador que cometeu o penúltimo erro. É preciso uma tremenda disciplina para superar essa tendência e aprender lições de uma vitória.

[Argumento notável sobre o entorpecimento do sucesso e a fatalidade do decaimento.]

13) Mas o mal não morre, assim como a história não acaba. Como uma erva daninha, o mal pode ser cortado, mas nunca totalmente desarraigado. Ele espera sua chance de se espalhar pelas frestas de nossa vigilância. Pode criar raízes no solo fértil de nossa complacência, ou mesmo nos escombros pedregosos da queda do Muro de Berlim.

14) Além de sua capacidade militar, a URSS era uma ameaça porque propunha agressivamente uma ideologia tóxica, o comunismo, capaz de se espalhar muito além de suas fronteiras. Até recentemente, Putin se sentia capaz de saquear a Rússia e consolidar o poder sem recorrer a nada parecido com ideologia. “Vamos roubar juntos” tem sido o único lema de sua elite governante, usando o poder do governo para mover dinheiro para os bolsos daqueles que exercem esse poder. Mas à medida que a situação econômica na Rússia se deteriorou, Putin foi obrigado a recorrer aos últimos capítulos do manual do ditador para encontrar novas maneiras de justificar seu papel como líder supremo.

15) Quando o presidente fantoche de Putin na Ucrânia, Viktor Yanukovych, fugiu do país após os protestos “Euromaidan” exigindo maior integração europeia, Putin aproveitou a chance. Citando a necessidade de proteger os russos na Ucrânia, ele primeiro ocupou e anexou a Crimeia e depois começou a incitar a violência por meio de “rebeldes” apoiados pelos russos no leste da Ucrânia. Logo depois, apesar das alegações cada vez mais absurdas do Kremlin em contrário, tropas russas e armas pesadas transformaram o conflito em uma invasão real.

16) Uma guerra por qualquer motivo é terrível, mas a perigosa virada de Putin para o imperialismo de base étnica não pode ser ignorada. Aqueles que dizem que o conflito na Ucrânia está longe e que provavelmente não levará à instabilidade global ignoram a clara advertência que Putin nos deu. Não há uma razão para acreditar que sua visão propalada de uma “Grande Rússia” terminará com o leste da Ucrânia, mas muitas razões para acreditar que não. Os ditadores só param quando são parados, e apaziguar Putin com a Ucrânia só vai alimentar seu apetite por mais conquistas. A Ucrânia é apenas uma batalha que o mundo livre gostaria de ignorar em uma guerra maior que se recusa a reconhecer que existe. Mas fingir que você não tem inimigos não torna isso verdade. O Muro de Berlim e a União Soviética se foram, mas os inimigos da liberdade que os construíram não. A história não termina; ela funciona em ciclos. O fracasso em defender a Ucrânia hoje é o fracasso dos Aliados em defender a Tchecoslováquia em 1938. O mundo deve agir agora para que a Polônia em 2015 não seja chamada a desempenhar o papel da Polônia em 1939.

17) Preocupar-se apenas com o que pode acontecer quando a situação atual já é catastrófica é uma tentativa patética de adiar decisões difíceis.

18) Putin, como todo ditador conhecido antes dele, cresce em confiança e apoio quando não é desafiado. Cada passo que ele pode anunciar como um sucesso para o povo russo torna mais difícil removê-lo e é mais provável que ele se sinta corajoso o suficiente para dar passos ainda mais agressivos.

19) É verdade que se a América, a Europa e o resto das democracias do mundo finalmente perceberem que a era do engajamento acabou e atacarem Putin e os outros bandidos cortando-os em pedaços e fornecendo apoio avassalador aos seus alvos, os conflitos podem piorar antes que eles possam ser extintos. Essa visão – a disposição de aceitar sacrifícios de curto prazo para o bem de longo prazo – requer o tipo de liderança que o mundo livre tem muito pouco hoje. Requer pensar além da próxima pesquisa de opinião, do próximo relatório trimestral e da próxima eleição. As políticas da Guerra Fria mantiveram-se notavelmente firmes por décadas, em todas as administrações, e eventualmente terminaram em uma grande vitória para o lado da liberdade. Desde então, um presidente após o outro, um primeiro-ministro após o outro, passou a responsabilidade dos direitos humanos na Rússia até que Putin teve impulso suficiente para lançar uma guerra real em solo europeu. Um argumento popular sem fundamento consiste em sugerir que a intervenção contra a agressão pode levar à Terceira Guerra Mundial ou mesmo a um holocausto nuclear. Pelo contrário, a única maneira de a crise atual continuar a aumentar é se Putin não for confrontado com uma ameaça esmagadora ao seu poder, que é a única coisa com que ele se importa. Se Putin puder ir de vitória em vitória, eliminando qualquer oposição em casa enquanto ganha território e influência no exterior, o risco de uma guerra total aumenta dramaticamente.

20) Se, no entanto, os líderes do mundo livre voltarem a si a tempo e apresentarem uma forte frente unida contra Putin - com sanções econômicas, substituição da energia russa, isolamento diplomático e apoio econômico e militar para seus alvos - isso fornecerá uma base para uma nova aliança das democracias do mundo.

21) A ascensão e queda da democracia russa daria um livro dolorosamente curto. Demorou apenas oito anos para a Rússia passar de uma multidão jubilosa celebrando o colapso da União Soviética em 1992 para a ascensão do ex-agente da KGB Vladimir Putin à presidência. Depois, Putin levou mais oito anos para corromper ou desmantelar quase todos os elementos democráticos do país – equilíbrio nos ramos do governo, eleições justas, judiciário independente, mídia livre e uma sociedade civil que pudesse trabalhar com o governo em vez de viver com medo dele. Oligarcas não cooperativos foram presos ou exilados e a imprensa rapidamente soube o que podia e o que não podia ser dito. Putin também consolidou a economia russa, reprimindo reformas de livre mercado e enfatizando a criação de “campeões nacionais” nos setores de energia e bancário. Um potencial ponto de virada veio em 2008, quando o limite constitucional de Putin de dois mandatos de quatro anos estava terminando. Poucos esperavam que ele se aposentasse garbosamente, ou coisa do gênero, mas exatamente como ele manteria o controle enquanto mantinha as aparências era um tema quente de debate. Putin canalizou o poder não apenas para seu partido ou seu cargo, mas para si mesmo pessoalmente. Sua partida teria sido como arrancar a espinha do estado mafioso da KGB que ele e seus aliados passaram oito anos construindo. Ele poderia alterar a constituição russa para concorrer novamente, mas na época Putin ainda era sensível em manter as aparências democráticas. Por um lado, teria sido estranho para seus colegas líderes do G8 recebê-lo após qualquer tomada primitiva de poder, e permanecer nas boas graças dos líderes dos Estados Unidos, Japão e Europa Ocidental foi muito útil para Putin em casa. Como ele poderia ser chamado de antidemocrático, muito menos de déspota, se foi abraçado com tanto entusiasmo por pessoas como George W. Bush, Silvio Berlusconi e Nicolas Sarkozy?

22) Havia alguns solavancos na estrada, no entanto. Apenas três meses antes da eleição presidencial de 4 de março, os maiores protestos políticos da era pós-soviética eclodiram espontaneamente depois que as eleições parlamentares foram tão descaradamente manipuladas que foi demais para muitos suportarem. Nos meses seguintes, centenas de milhares de russos foram às ruas, muitos gritando “Fora Putin!” e “Rússia sem Putin!”

23) Mas o ímpeto não pôde ser mantido. Novas leis draconianas contra a liberdade de reunião foram rapidamente aprovadas, permitindo multas enormes e criminalizando protestos não violentos. Muitos líderes e membros da oposição foram perseguidos, presos e interrogados sobre seus papéis na organização dos protestos. O Kremlin empenhou recursos maciços contra os protestos; a última manifestação em massa, em 6 de maio de 2013, foi brutalmente dispersa e levou ao chamado caso da Praça Bolotnaya, que os registros mostram que envolveu mais de treze mil entrevistas com testemunhas e que levou dezenas de manifestantes a serem condenados a anos de prisão.

24) Os presidentes dos EUA, em particular, sempre depositaram muita fé em indivíduos na Rússia, em vez de apoiar as reformas estruturais e institucionais que poderiam ter garantido a sobrevivência da democracia.

25) No início de 1991, Gorbachev estava perdendo o controle de seu tímido programa de reformas à medida que os ventos da mudança sopravam com força da Europa Oriental. Bush fez o seu melhor para apoiar os esforços de Gorbachev para manter a URSS unida, proferindo seu infame discurso “Frango à Kyiv” em 1º de agosto de 1991, quando ele enfureceu muitos ucranianos, advertindo-os contra pressionar demais pela independência da URSS.

26) Apesar da tentativa de rebatizar o método como “engajamento”, o cheiro de apaziguamento é impossível de mascarar. A lição fundamental de Chamberlain e Daladier indo ver Hitler em Munique em 1938 é válida hoje: dar a um ditador o que ele quer nunca o impede de querer mais; isso o convence de que você não é forte o suficiente para impedi-lo de fazer o que quer.

27) Os sinais de alerta sobre a natureza e a intenção de Putin eram abundantes. Sua ascensão ao poder foi auxiliada por sua resposta brutal aos bombardeios de apartamentos em 1999, aos atos terroristas que muitos ainda suspeitam ter sido uma provocação ao estilo do Reichstag. (Mas, ao contrário do Reichstag, houve derramamento de sangue de verdade.) Bombardeios de arrasar tudo e tortura de civis em toda a Chechênia foram apresentados como parte da guerra global contra o terror, que era uma invenção completa. Mais tarde, o desprezo de Putin pelo valor da vida humana foi confirmado em duas situações de reféns, a primeira em 2002, quando tropas federais usando um gás ainda não especificado mataram dezenas de reféns no confronto do teatro Nord-Ost em Moscou. A segunda veio em 2004, quando as forças de segurança usando armas militares demoliram uma escola cheia de crianças reféns em Beslan, resultando na morte de centenas.

28) Os meios de comunicação foram tomados por forças amigas de Putin e seus associados mais próximos. O proprietário da NTV, Vladimir Gusinsky, passou três dias na prisão em junho de 2000 e foi forçado a desistir de sua empresa. De fato, no que se tornaria um típico “método de negociação” da época, ele foi forçado a assinar o repasse de sua empresa antes de ser autorizado a sair da prisão. Ele fugiu para Israel enquanto seu canal era apropriado e absorvido pelo portfólio do Kremlin em abril de 2001, e hoje, ironicamente, a NTV é provavelmente a mais suja das estações oficiais de propaganda contra uma concorrência muito dura nesse campo. Essa “censura branda” foi acompanhada pelo tipo mais convencional, com suas listas de nomes non grata e tópicos proibidos. O poder midiático foi centralizado da mesma forma que o poder político, e com o mesmo propósito: saquear o país sem causar uma revolta popular.

29) Putin conseguiu retratar a Rússia como um aliado dos EUA – no Afeganistão em particular – enquanto trabalhava ativamente contra os interesses americanos e europeus em outros lugares.

30) Quando o governo dos EUA finalmente tomou medidas limitadas para responder aos muitos abusos do regime de Putin, isso aconteceu somente depois que Putin alcançou o poder total na Rússia e uma sensação de completa impunidade. E a mudança nem veio de dentro da administração. A legislação da Lei Magnitsky, que impôs sanções sobre bens e viagens a alguns funcionários russos por abusos de direitos humanos, foi defendida pelo investidor americano-britânico Bill Browder. Um dos advogados de seu grupo de investimentos russo, Sergei Magnitsky, foi preso em 2008 pelos mesmos policiais corruptos cuja fraude maciça ele havia exposto. Um ano depois, morreu em prisão preventiva depois de ser espancado sem ter recebido atenção médica adequada.

[ Esta introdução basta por si só para um conhecimento geral do livro de Kasparov. No entanto, resumi todo o livro. O leitor poderá solicitar por comentário abaixo mencionando seu email (que não será publicado) as 35 páginas restantes que compõem os 119 itens totais que selecionei da edição em inglês].

Índice do livro:

1: O FIM DA GUERRA FRIA E A QUEDA DA URSS
2: A DÉCADA PERDIDA
3: AS GUERRAS INVISÍVEIS
4: NASCIDO NO SANGUE
5: PRESIDENTE VITALÍCIO
6: EM BUSCA DA ALMA DE PUTIN
7: FORA DO TABULEIRO, NO FOGO CRUZADO
8: OPERAÇÃO MEDVEDEV
9: A AUDÁCIA DA FALSA ESPERANÇA
10: GUERRA E PACIFICAÇÃO
CONCLUSÃO


quarta-feira, 13 de julho de 2022

Fragmentos 41 - parte 5

"Retirado en la paz de estos desiertos,
com pocos, pero doctos, libros juntos,
vivo en conversación com los difuntos
y escucho com mis ojos a los muertos"
Quevedo


1923

186) A essa altura, é o que sempre acontece aonde quer que ele vá: assim que é reconhecido, seu corpo que atravessa o espaço atrai as pessoas com a força de um impulso sexual. Quando Mussolini tenta simplesmente percorrer a pé o trecho entre o gabinete e o Grand Hotel, já em Piazza Colonna a multidão o reconhece, o assedia, quer tocá-lo, adoradora, exaltada, em orgasmo por causa desse político novo que vem da rua, da multidão, que vive do contato direto, pessoal com ela, ostentado, exilado, obsceno, esse filho de ferreiro que acabará com os velhos politiqueiros desconhecidos das massas, perdidos nas sombras de suas intrigas e manobras palacianas. Aonde quer que ele vá, a multidão o cerca, o abraça, lá fora, na praça.

187) O homem do destino come e bebe pouco, precisou reduzir o consumo de café, mas direciona todos os seus apetites em um transbordante dinamismo saneador. Há uma enorme quantidade de trabalho atrasado, o barco está cheio de furos, o relaxamento dos funcionários públicos é vergonhoso. Então ele leva tudo às costas, não delega — não confia —, lê todos os jornais, até os que não mereceriam ser lidos — quase todos —, faz chover sobre a Itália uma tempestade de decretos — começando pela simplificação da burocracia —, recebe todos os dias centenas de visitantes que o esperam ansiosos na antessala, ajeitando a gravata e verificando a ponta dos sapatos como antes de um encontro amoroso.

188) No entanto, já que a dor é eloquente, mas a felicidade é muda, até Margherita Sarfatti, a refinada salonnière, a dama cultíssima, precisou se entregar aos clichês sentimentais de uma empregadinha apaixonada. Adoração e repetição. Repetição e adoração.

189) O projeto a ser sabotado se chama Milizia per la Sicurezza nazionale. Foi anunciado nas reuniões de cúpula fascistas em meados de dezembro e aprovado pelo Conselho de Ministros no dia 28 do mesmo mês. Agora o decreto jaz há três semanas na escrivaninha do rei, que ainda hesita em assiná-lo. Se o fizesse, batizaria o nascimento de um segundo exército paralelo, partidário e faccioso, ao lado do Exército nacional. Com a Milizia per la Sicurezza nazionale, um corpo de voluntários armados integrado ao Exército mediante recrutamento regular, porém ligado por juramento apenas ao presidente do Conselho, Mussolini quer normalizar a violência fascista, legalizando-a, mas também quer desmobilizar as esquadras das províncias, arregimentando-as em sua nova armada pessoal. Com um único golpe, ele se apropriaria da violência legítima, que na Era Moderna é somente do Estado, e poria sob controle a violência das esquadras.

190) Sua finalidade será a defesa da revolução fascista e a manutenção da ordem pública.

191) O juramento será à Itália e, sobretudo, ao presidente do seu Conselho de Ministros, Benito Mussolini. A disciplina deverá ser “cega, imediata, respeitosa e absoluta”.

Terminada a apresentação, antes de passar a palavra aos presentes, Mussolini a retoma brevemente. Arregala os olhos, gira as pupilas e as fixa em Farinacci, meio escondido do seu olhar:

“Dirijo-me aos senhores da segunda fileira de poltronas. Aviso: a Itália suporta no máximo um Mussolini, e não várias dúzias.”

192) “Benito, mas a revolução foi feita para você ou para todos nós?”

193) As negociações secretas iniciadas há meses pelo presidente do Conselho de Ministros com o alto escalão do Vaticano para uma reconciliação com a Igreja são uma carta na manga no braço de ferro que o opõe ao Partido Popular, o partido político dos católicos italianos. Ao nível secreto, corresponde a ação manifesta do governo que assina, uma após outra, concessões ao Vaticano dissimuladas de medidas técnicas: equiparação das taxas escolares, retorno dos crucifixos às salas de aula, obrigatoriedade do ensino religioso, escolha dos professores por parte das autoridades eclesiásticas e, o mais importante, isenção do imposto extraordinário sobre o patrimônio dos seminários. Mussolini está pronto para conceder ao papa isso e muito mais para se livrar de dom Sturzo, o fundador do partido dos católicos, pelo qual sente um incômodo insuperável que beira a repulsa física.

194) O plenário de Montecitório está abarrotado, tanto nas bancadas quanto nas tribunas do público. Discute-se a reforma da lei eleitoral — que entregaria o Parlamento aos fascistas —, e os deputados liberais, democratas, socialistas e populares são convocados para levantar uma última barreira. A Comissão Parlamentar aprovou de surpresa o projeto de lei assinado por Acerbo, que prevê a atribuição de dois terços das cadeiras à chapa que obtiver a maioria relativa e, se o plenário não rejeitá-lo agora, a próxima eleição poderá ser a última.


1924


195) Segundo os boatos, a camareira também cumpre o papel de cafetina dos desafogos sexuais, que também são consumados com pressa, com as calças emboladas em volta dos tornozelos. Cesira o acode, mas o trata sem deferência excessiva; aliás, queixa-se com o único policial que monta guarda no andar por causa de um leãozinho, presente do dono de um circo equestre, que o Duce teima em manter em uma jaula no salão.

196) No entanto, se você olhar para ele sob outro ângulo, Benito Mussolini é o conquistador que, se vai a Londres em visita de Estado, na estação Victoria é acolhido por uma multidão em delírio; é o pensador a quem Giuseppe Ungaretti, nessa mesma época, pede que escreva o prefácio da sua obra-prima poética O porto sepulto; é o chefe carismático que industriais, políticos experientes, bispos e militantes esperam durante horas, trepidantes, para se encontrarem na antecâmara do seu gabinete na Sala das Vitórias.

197) Desmistificadas as lendas malévolas dos opositores internos, ele passa à estratégia para as próximas eleições políticas:

198) A estratégia é clara: desidratar os outros partidos e transferir seus integrantes para o Partido Nacional Fascista. Para isso, é necessário pôr fim de uma vez por todas às violências casuais dos membros selvagens das esquadras, acabar com os loucos, os exaltados, os destinados à morte certeira. O fascismo triunfará nas eleições trilhando “a via legalista”. Mas também é preciso acabar com as queixas da oposição sobre as liberdades pisoteadas: “A revolução fascista não veio com sacrifícios de vidas humanas; não criou até agora tribunais especiais; não houve rajadas de pelotões de fuzilamento; não exerceu o terror; não foram promulgadas leis de exceção.”

199) A despeito das proclamações públicas relativas à “via legalista”, em 10 de janeiro, ele, Giunta, Marinelli e De Bono se reuniram na casa de Mussolini na Via Rasella, gerida por Cesira Carocci, e ali, após brincarem um pouco com o leãozinho, decidiram construir um organismo secreto que dependesse diretamente deles para atingir os inimigos do fascismo. O Duce o considera indispensável: nessa fase de transição, em que as leis ainda sentem os efeitos do espírito liberal, não é possível fazê-lo com meios legais. A lacuna deve ser preenchida.

Durante a reunião, Mussolini também manifestou sua admiração pela energia impiedosa com que Lênin, na fase nascente do Estado comunista, não hesitou em autorizar que a Tcheka, a polícia secreta russa, usasse métodos de terror. O elogio, então, serviu como sugestão aos conselheiros para que batizassem a organização clandestina com o nome “Tcheka Fascista”. No fim da reunião, o Duce, satisfeito, cheirou as próprias mãos: “Sinto cheiro de leão!”, exclamou.

Para ficar à frente da “Tcheka Fascista”, foi proposto o nome de Amerigo Dùmini. O Duce o aceitou de bom grado. Nos últimos meses, o integrante florentino das esquadras desempenhara várias missões secretas na França para eliminar perigosos antifascistas fugitivos.

200) Todavia, o mestre de tática deu a Cesare Rossi indicações precisas para a compilação das listas. Primeira: se os homens dos velhos partidos quiserem entrar no “listão” fascista, deverão ser desmembrados. Entrarão um por vez, de cabeça baixa, desarmados. Ao obrigá-los a abjurar o pertencimento ao partido de origem, sua reeleição será equivalente a uma rendição. Sua cadeira no Montecitório implicará a insignificância política. Fim dos partidos tradicionais, despolitização da vida parlamentar, um único e grande “partido da nação”: o fascista. Segunda indicação: seja qual for a proveniência dos desmembrados, seu destino deve ser um só: a submissão ao Líder, a total dependência da sua vontade e, talvez, do seu capricho. Portanto, o sistema das nomeações deve vir do alto. Em síntese: só indivíduos, e não partidos, e todos nomeados por um único homem, o único que importa.

Recebidas as diretrizes, Cesare Rossi deve enfrentar a feira dos aspirantes, uma balbúrdia de pelo menos três mil suplicantes que chegam a Roma escoltados por imponentes séquitos de protetores e falastrões e se amontoam, impassíveis, no palácio do governo, onde acampam por horas e dias, obrigando o funcionário de serviço a dispersar grupos de deputados com o velho grito policial usado nas praças com os grevistas: “Circulando, pessoal, circulando...”.

201) Entretanto, no plano político a estratégia de Mussolini está dando frutos. Não está em jogo apenas a conquista de uma maioria, mas uma gigantesca operação de transformação para corromper o pouco que resta das ideias do Risorgimento: uma obra de demolição moral. Esse é o objetivo que Mussolini estipula para si mesmo, instigando os maiores líderes liberais, com todos os seus discursos de constitucionalidade e democracia, a entrar no “listão” e a se endividarem com os fascistas para se reelegerem.

202) “Quem não está conosco está contra nós.”

É só isso que o Duce continua a repetir para Cesare Rossi nos raros momentos em que se digna a lançar um olhar de desprezo e ira para o mingau que borbulha na baixa cozinha eleitoral.

203) Benito Mussolini, telegrama a Umberto Ricci, governador da província de Pavia, recém-nomeado:

O comportamento eleitoral de Forni cria algo irreparável entre ele e o nosso partido. Considero Forni um inimigo do meu governo.

204) Cesare Forni, carta aberta a Benito Mussolini, Corriere della Sera, 2 de março de 1924: Pode me perseguir, presidente. Eu não vou me dobrar até que o senhor mande tirar minha vida. Nós combatemos uma batalha santa não contra o senhor, nem contra seu governo, mas contra a degeneração do partido.

205) Circular telegráfica enviada pelo Partido Nacional Fascista às federações provinciais lombardas e piemontesas, 11 de março de 1924:

Ordena-se que os senhores Cesare Forni e Raimondo Sala sejam considerados os mais temíveis inimigos do fascismo. Por conseguinte, e paralelamente às instruções fornecidas pelo chefe do governo aos governadores das províncias, é preciso tornar a vida desses senhores impossível [...].

[Nota minha: Essa dissidência tem semelhança com a russa após a morte de Lênin.]

206) Como se não bastasse, no início de fevereiro, Mussolini até o recebeu em casa, na Via Rasella, para nomeá-lo chefe da “Tcheka Fascista”. Giovanni Marinelli, o tesoureiro do partido, presente à reunião, propôs que fosse fornecido um disfarce a Dùmini, contratando-o como inspetor-viajante das vendas do Corriere Italiano, dirigido por Filippelli, um trambiqueiro a serviço da família Mussolini que enriqueceu com os excedentes de guerra. Duas mil e quinhentas liras de salário mensal. E tem também o automóvel do jornal à sua disposição, o quarto no Hotel Dragoni, o aluguel de 400 liras mensais do apartamento na Via Cavour, as remunerações, as regalias, as gratificações a serem divididas a seu bel-prazer entre seus homens de confiança, a mesa cativa nas trattorie Bracche ou Al Buco. Tudo à custa do partido.

[Nota minha: O favorecido é Amerigo Dùmini.]

207) [Cesare Forni]: É o tipo de homem que você sempre gostaria de ter ao seu lado, nunca à sua frente, mas foi ele quem procurou encrenca. Nas eleições, apresentou uma lista dissidente: os Fasci di Combattimento Nacionais. Mussolini tentou de tudo: lhe propôs um comando na África, ameaçou-o, ordenou que os governadores de província fechassem seus jornais, prendessem seus amigos, dissolvessem as seções do partido em seus territórios, mas nada funcionou, ele não cedeu. Depois ultrapassou qualquer limite. Em um comício em Biella, em uma praça abarrotada com milhares de pessoas, milhares de fascistas, apontou o dedo contra os mandachuvas do partido: “Conheço muito bem indivíduos de condição financeira extremamente humilde que, em 1920 e 1921, me pediam poucas liras de esmola para poder matar a fome. Hoje vivem em Roma, em apartamentos principescos, pagos com o dinheiro do povo italiano.”

208) Lá está ele. Cesare Forni é pelo menos uma cabeça mais alto do que as centenas de passageiros anônimos, ignorantes e moderadamente felizes. Impossível não avistar seus cabelos ainda louros e as pálpebras já pesadas naquele mar de simples transeuntes. Difícil imaginar a violência no meio daquela multidão de padres, contadores e comerciantes.

209) Sozinho no círculo dos agressores, o agredido parece ainda maior. Enorme, desarmado, combate com as mãos nuas, com chutes e socos. Com as mãos já fraturadas pelos golpes, arranca um porrete recoberto de ferro e distribui golpes cegos. Um sujeito que estava com ele se aproxima. Um dos agressores sangra, recua, o círculo se rompe. Atraídos pela pausa momentânea, alguns transeuntes invertem a fuga e se aproximam.

Então, a cizânia de golpes recomeça, o círculo volta a se fechar, dezenas de madeiras estalam contra os ossos do crânio, quebram úmeros, escafoides, metacarpos. Cesare Forni, o rosto mascarado de sangue, cambaleia, recosta em um muro, desaba. Continuam a golpeá-lo mesmo no chão. A multidão grita “Chega! Chega!”. Quando todos o deixam sozinho, de Cesare Forni resta apenas um monte de farrapos no imenso volume vazio de um átrio ferroviário, uma pequena, cega mancha de sangue no universo infinito.

Em 15 de março, Benito Mussolini reivindica em um artigo assinado — originalmente intitulado “Quem trai morre” — o direito do fascismo de punir os próprios traidores. Consegue facilmente sustentar que a violência fascista é pouca coisa comparada à ferocidade com que os bolcheviques exterminam os dissidentes: na Rússia, no dia anterior, morto Lênin, Stálin ataca publicamente as teses de Trótski, o principal artífice da revolução. E, afinal de contas, Forni nem sequer morreu.

Então, na semana seguinte, para agradecer pelo tratado que devolve Fiume à Itália, Vítor Emanuel III confere a Benito Mussolini o colar da Ordem Suprema da Santíssima Anunciada, a honorificência máxima da Casa de Saboia. Agora o filho do ferreiro de Predappio é oficialmente primo do rei.

210) Benito Mussolini, discurso comemorativo da fundação dos Fasci di Combattimento pronunciado no Teatro Costanzi, Roma, 24 de março de 1924:

É necessário ser a favor ou contra. Ou fascismo, ou antifascismo. Quem não está conosco está contra nós.

211) O gosto pelo fratricídio e o fascínio pelo desastre voltaram a levar a melhor, e Matteotti foi o primeiro a cair novamente na polêmica com os cruéis irmãos do Partido Socialista Italiano. Acusou-os de executar “a manobra de sempre, descarregando sobre nós, infames reformistas, a responsabilidade pela divisão e pelo enfraquecimento do proletariado”.

212) Entretanto, não falta nem mesmo uma vírgula no livro que Matteotti acabou de publicar: Un anno di dominazione fascista. Na sua minuciosa lista das violências cometidas pelos homens do regime, abusos e delitos perpetrados pelos integrantes das esquadras nas províncias enquanto Mussolini, em Roma, se finge de pai da pátria, não falta uma cruz sequer. As surras, os incêndios e os assassinatos são elencados um a um, às dezenas, às centenas, aos milhares. Ao lado de cada um deles, o lugar, o nome, a data, como nas lápides funerárias.

213) Giacomo Matteotti, carta a Filippo Turati, às vésperas das eleições de 6 de abril de 1924:

Antes de mais nada, é preciso assumir, em relação à Ditadura fascista, um comportamento diferente do mantido até aqui; a nossa resistência ao regime do arbítrio deve ser mais ativa; não ceder em nenhum ponto; não abandonar nenhuma posição sem os mais incisivos, os mais altos protestos. Todos os direitos dos cidadãos devem ser reivindicados; o mesmo código reconhece a legítima defesa. Ninguém pode se iludir de que o fascismo dominante vá depor as armas e restituir espontaneamente à Itália um regime de legalidade e de liberdade; tudo o que ele obtém o impele a novos arbítrios, a novos abusos. É a sua essência, a sua origem, a sua única força; e é o próprio temperamento que o dirige.

214) A tensão nervosa, o asco furioso pelos próprios semelhantes, a melancólica visão da miséria humana despertaram no macho, como muitas vezes acontece, o fervor erótico.

215) Quatro milhões, seiscentos e cinquenta mil votos. Dois de cada três italianos votaram na chapa nacional do Fascio di Combattimento Litório. A lei Acerbo previa um desmesurado prêmio de maioria para a chapa que superasse 25%. Não houve necessidade: a chapa fascista obteve 64,9% dos votos. Elegeu todos os seus 356 candidatos, até o último. A eles, acrescentam-se os 19 eleitos de uma chapa nacional suplementar. Até o comparecimento às urnas aumentou. O governo de Benito Mussolini poderá, assim, contar no Parlamento com uma maioria esmagadora de 374 eleitos.

216) Mas as facções não morrem, e nem toda a Itália está com Mussolini. Os partidos de oposição foram sem dúvida dizimados: os deputados socialistas, em comparação com a legislatura anterior, diminuíram de 123 para 46; os populares, de 108 para 39; e os democratas, de 124 para 30. Só os comunistas ganharam alguma coisa, passando de 15 para 19 deputados. Entre eles, Antonio Gramsci entra para a Câmara no lugar de Nicola Bombacci, excluído da chapa.

217) Em protesto contra as irregularidades eleitorais, os socialistas deixam o plenário. Suas cadeiras vazias, embora poucas, abrem um abismo no triunfo de Benito Mussolini, que ainda agora, e apesar de tudo, odeia ter de se passar por um homem de direita.

218) “O que Dùmini está fazendo? O que essa Tcheka faz?! É inadmissível que, depois de um discurso como esse, aquele homem ainda possa circular! Senhorzinho Maldito!”

O acesso de fúria do Líder após o discurso de Matteotti desencadeou ondas de pânico no seu entourage.

219) Apenas os colaboradores mais próximos de Mussolini e alguns dos seus parentes — o irmão Arnaldo, Rachele, Finzi, Cesare Rossi e poucos outros — conhecem as explosões de cólera habituais, os ataques de ira, os instantes de feroz criminalidade que arrebatam Benito Mussolini. A violência, de resto, é o clima de toda uma época, a lei da atmosfera na qual se enreda o planeta fascista.

220) O Duce do fascismo mal terminou seu discurso conciliador de 7 de junho de 1924 e o boato já se espalha: Mussolini quer levar os socialistas para o seu governo. No fundo, sempre desejou poder voltar a abraçar os velhos companheiros. Parece que já havia tentado em novembro de 1922, após a Marcha. Na ocasião, não teve êxito. Talvez consiga agora, em junho de 1924. Nos corredores de Montecitório, volta-se a respirar.

221) [Descreve a captura, sequestro e assassinado de Giacomo Matteoti, principal figura opositora de Mussolini no parlamento. Os 4 assassinos eram comandados pessoalmente por Dùmini que fizeram a cilada na saída da residência de Matteoti. O desaparecimento foi seguido de intensas buscas e as pistas logo começaram a surgir com o descobrimento do automóvel Lancia que tinha sido alugado por Filippelli, o diretor do Corriere Italiano, ex-secretário pessoal de Arnaldo Mussolini, irmão de Benito. A polícia investiga, a carteira de Matteoti foi retirada do corpo e passa de mão em mão até chegar a Mussolini que fica paralisado e perplexo com aquilo e resolve guardar numa gaveta. No parlamento, Mussolini faz um discurso cínico condenando o desaparecimento e prometendo a prisão dos culpados.]

Entrevista de Scurati a propósito do assassinato de Matteoti

Poucas horas mais tarde, Amerigo Dùmini é parado na estação Termini enquanto tenta a fuga rumo ao Norte. De Bono, chefe de polícia, ignorando todos os protocolos de detenção, arrasta-o para uma conversa particular na delegacia da estação e exige a entrega da mala cheia de roupas ensanguentadas da vítima: “Você deve negar tudo, negar tudo. Aqui se trata de salvar o fascismo.”

Amerigo Dùmini se torna o detento 780/Gsi (grande supervisão e isolamento) da prisão Regina Coeli. Por ora, é o único a pagar pelo delito, mas lhe prometem uma libertação precoce. Com a certeza da impunidade, aceita. Os outros membros do bando ainda estão todos foragidos.

222) A notícia do sequestro de um parlamentar em plena luz do dia, nas ruas do Centro, rompeu com violência a vida violenta de todos os dias. A indignação é geral, as vozes de protesto se erguem por toda parte, até entre os próprios fascistas. Os jornais de oposição imprimem uma edição extraordinária após a outra, mas, mesmo assim, deixam insatisfeitos os leitores ávidos por justiça e vingança. O provável crime parece tão perverso e odioso que coloca em crise todo o sistema. A corrupção evidente, os métodos violentos de luta política e a corrosão dos ideais de repente se tornaram intoleráveis para todos. Recriminações, repulsas, ameaças, tintinar de sabres, soluços, remorsos, todos torcendo as mãos e arrancando os cabelos. De súbito, não se ouve nem se vê mais nada, para onde quer que se vire. A ideia abstrata, dispersa, do Mal se coagula, como um extrato de concreto de secagem rápida, na pessoa de Amerigo Dùmini e dos seus cúmplices, desconhecidos ou foragidos.

São preparados memoriais defensivos, Balbo vai correndo ao Palazzo Chigi pedir o “fuzilamento imediato de Dùmini”, começa a ocultação das provas, a disseminação de indícios falsos, a destruição dos rastros, os despistamentos, as falsas notícias difundidas com arte, a máquina da lama. Dizem que Matteotti teria fugido para o exterior, que estaria entocado na casa de uma amante, que alguns dias antes teriam chegado em Roma dois matadores da extrema-direita francesa.

223) Mussolini promete punir os culpados, condena a abominação, se diz comovido, pesaroso, se diz até pronto para fazer “justiça sumária” se lhe pedirem, depois protesta que um delito tão absurdo, danoso, foi cometido — mais do que contra a oposição — contra o tronco da revolução fascista, que resta profundamente manchado por ele: “Só um inimigo meu”, exclama com força, “que por longas noites tivesse pensado em algo diabólico poderia cometer o delito que hoje nos aflige com horror e nos arranca gritos de indignação.”

224) Uma onda de desprezo e comoção está submergindo o fascismo, um gorgulho de murmúrios o arrasta para o fundo. À medida que emergem detalhes do crime que comprometem os homens do governo, os jornais se lançam em revelações escandalosas sobre delitos de todo tipo: as trapaças de Aldo Finzi em áreas edificáveis compradas a preço de banana com lucro enorme, as despudoradas especulações de Michele Bianchi envolvendo a emigração clandestina e assim por diante. A foto em grupo dos homens que cercam Mussolini parece a de uma corte de baixo império.

Em contrapartida, a figura de Giacomo Matteotti ascende à glória de um santo. Sua casa na Via Giuseppe Pisanelli já se tornou meta de peregrinação; no local do sequestro, acumulam-se centenas de coroas de flores, uma espécie de mausoléu a céu aberto.

225) Se não for rompida, a cadeia de responsabilidade logo chegará até ele. Então ele a rompe, sacrificando seus colaboradores mais próximos: Benito Mussolini pede a renúncia de Aldo Finzi e Cesare Rossi.

Aldo Finzi, seduzido por uma promessa — sua abnegação será recompensada muito em breve com o ministério do Interior, é o que lhe dizem —, aceita. Já Cesare Rossi tem um ímpeto violento: afirma sua completa inocência, declara que deve defender a própria honra, chama Mussolini de louco na presença de amigos. Rossi escreve uma carta oficial de renúncia, sóbria, cortês, porém depois envia outra, secreta, com ameaças claras. Uma vez enviadas as duas cartas, toma um chá de sumiço.

226) Carta particular de Cesare Rossi a Benito Mussolini, 15 de junho de 1924:

Presidente,

A partir de uma série de indícios e de notícias circunspectas, tenho a impressão de que você escolheu a mim, e apenas a mim, como bode expiatório da catástrofe que se abateu sobre o fascismo [...].

Pois bem, para certas coisas, é preciso que duas pessoas estejam de acordo. Não sirvo de forma alguma para isso [...]. No tribunal: se eu não receber, nos próximos dias, a prova do reconhecimento dos deveres de apoio não tanto em relação à minha pessoa, ao meu passado; não tanto em relação à minha condição de seu colaborador e executor, às vezes de ações ilegais por você ordenadas; mas sobretudo em relação à elementar ausência das razões de Estado, realizarei o que declarei esta manhã e aperfeiçoei ao longo do dia [...].

É desnecessário advertir que, se o cinismo de que você deu provas assustadoras até hoje, complicado pelo desnorteamento pelo qual você foi invadido logo quando deveria dominar as situações criadas exclusivamente por você, o induzisse a ordenar gestos de supressão física durante o período em que eu estiver foragido, e na desafortunada eventualidade da minha captura, você também seria um homem destruído, e, como você, o regime, pois minha longa e detalhada declaração documentada já está, é óbvio, nas mãos de amigos de confiança que de fato cumprem os deveres da amizade.

227) Mas também a justiça segue seu curso. Após permanecer foragido, Albino Volpi é enfim detido em um restaurante de Bellagio enquanto almoça antes de cruzar a fronteira suíça. Filippelli, o diretor do Corriere Italiano que alugou o carro do delito, após alguns dias de despudorada impunidade, é interceptado pela guarda costeira a bordo de uma lancha em rota para as praias francesas. Nas horas seguintes, caem na rede, um após o outro, quase todos os acusados: Giuseppe Viola e Amleto Poveromo são presos em Milão, enquanto Cesare Rossi, sem esperança de poder continuar foragido, se entrega à chefatura de polícia de Roma em 22 de junho.

228) [A contra-ofensiva de Mussolini foi ordenar aos governadores manifestações de apoio ao governo. A recente Milizia per la Sicurezza Nazionale criada como resultado da organização de ações repressivas do movimento fascista antes da tomada do poder, realiza enorme desfiles pelas grandes capitais do país.]

229) Mas também a justiça segue seu curso. Após permanecer foragido, Albino Volpi é enfim detido em um restaurante de Bellagio enquanto almoça antes de cruzar a fronteira suíça. Filippelli, o diretor do Corriere Italiano que alugou o carro do delito, após alguns dias de despudorada impunidade, é interceptado pela guarda costeira a bordo de uma lancha em rota para as praias francesas. Nas horas seguintes, caem na rede, um após o outro, quase todos os acusados: Giuseppe Viola e Amleto Poveromo são presos em Milão, enquanto Cesare Rossi, sem esperança de poder continuar foragido, se entrega à chefatura de polícia de Roma em 22 de junho.

230) “Se eu me salvar, salvo todos. Fique tranquilo. Quanto mais confusão, melhor.” [Disse Mussolini depois de pedir a renúncia de diversos ministros.]

231) Em 26 de junho, o governo obtém a moção de confiança do Senado com ampla maioria: 225 votos a favor, 21 contra, 6 abstenções.

“Votação importantíssima”, escreve Mussolini em suas notas, “eu ousaria dizer decisiva. O Senado, em um momento difícil, em plena tempestade política e moral, alinha-se quase de maneira unânime ao governo.”

232) Para dar voz aos últimos, surge um jovem ex-voluntário de guerra toscano — que adota o nome de Curzio Malaparte —, fundador de uma revista, La conquista dello Stato, na qual, em nome da alma popularesca, rústica, generosa e atrevida do fascismo provincial em contraposição à “cloaca romana”, defende com a espada desembainhada a irrupção do esquadrismo intransigente contra os viúvos de Matteotti.

233) A violência, evocada pelo Duce, eclode poucos dias depois, em 5 de setembro, em Turim. Piero Gobetti, o delicado e jovem diretor do La rivoluzione liberale, é esperado na rua por um grupo de integrantes de esquadras; surram-no violentamente, causando gravíssimas lesões internas; uma pequena multidão assiste atônita e prudente à luta de um homem contra uma dezena. Mas não é apenas a agressão de Turim. Voltam a surgir por toda parte manifestações, destruições, alvoroços. De ambos os lados. A piora culmina em um bonde em Roma no qual, em 12 de setembro, o operário Giovanni Corvi assassina com três tiros de revólver o sindicalista fascista Armando Casalini diante dos olhos petrificados da filha pequena. Em Cremona, Farinacci invoca a limpeza étnica da oposição: “Se não é suficiente a vassoura, que se use a metralhadora.”

O jornal fascista L’impero pede campo de concentração para os chefes do Aventino. Os integrantes das esquadras de província imploram a Mussolini: “Duce, desate nossas mãos.” A “segunda onda” parece inevitável, incipiente, uma necessidade histórica.

234) Mussolini:
O delito contra Matteotti, que foi lealmente deplorado por todo o partido, foi adotado pela oposição como o tão procurado pretexto para atacar o governo. Estamos diante de uma espécie de frente antifascista unida.

Para a noite de segunda ou terça-feira, ordene uma reunião dos fascistas da cidade e da província em uma praça para reafirmar solenemente a confiança no Governo e no Fascismo.

235) Texto:
Sua poltrona de presidente do Conselho de Ministros ainda é uma barricada, seu ataque é dirigido abertamente aos seus inimigos.

“Senhores! O discurso que estou prestes a pronunciar não poderá ser, a rigor, classificado como um discurso parlamentar. Não procuro em vocês um voto político, já os obtive em demasia.”

O orador agora empunha um livro. É o manual dos deputados, que contém o Estatuto do Reino. A atenção de todos se concentra no volume encadernado como se fosse uma granada ativada.

“O artigo 47 do Estatuto diz: ‘A Câmara dos Deputados tem o direito de acusar os ministros do rei e de conduzi-los à Alta Corte de Justiça.’ Pergunto formalmente: nesta Câmara, ou fora desta Câmara, há alguém que queira se valer do artigo 47?”

236) Basta que apenas um fale e ele estará perdido.

Entre os líderes da oposição, sentados em suas cadeiras ou em meio à multidão das tribunas, há homens corajosos. Por anos, o dia a dia deles foi uma trincheira, suportaram ameaças, alguns foram surrados várias vezes. Basta que apenas um deles se levante, que se erga solitário na acusação, rompendo a disciplina partidária, o anel da violência, opondo força moral a força física, respondendo ao apelo do futuro, sendo justiçado no presente para ser vingado na posterioridade, submergido pela vida para se salvar na história. É suficiente que apenas um se levante para envenenar tudo aquilo que “Ele” ainda teria a dizer, anotado em poucos apontamentos lançados de improviso em uma folha solta.

Ninguém se levanta.

Ficam em pé somente os cortesãos fascistas para aplaudir seu Duce.

Então o Duce extravasa

237) Assim, sua voz se ergue, potente, no plenário de Montecitório, metralhando uma sílaba após a outra. Disseram que ele teria fundado uma Tcheka. Onde? Quando? De que maneira? Ninguém poderia dizer. Se ninguém o culpa, ele, então, exonera-se: ele sempre afirmou ser discípulo daquela violência que não pode ser expulsa da história, mas ele é corajoso, inteligente, visionário, a violência dos assassinos de Matteotti é covarde, estúpida, cega. Que não cometam a injustiça de considerá-lo tão cretino! Ele nunca se demonstrou inferior aos acontecimentos, não teria sequer imaginado poder ordenar o absurdo, catastrófico assassinato de Matteotti; ele não odiava de maneira alguma aquele adversário inflexível, até o estimava, apreciava sua teimosia, sua coragem, tão semelhante à própria indefectível coragem. Da qual ele agora está prestes a dar uma prova.

238) Durante meses, fez-se uma campanha política imunda e miserável, difundiram-se as mentiras mais macabras, mais necrófilas, fizeram-se inquisições até debaixo da terra. Ele permaneceu calmo, freou os violentos, trabalhou pela paz. E como responderam seus inimigos? Elevando a aposta, sobrecarregando-o. Encenaram a questão moral, disseram que o fascismo não era uma paixão soberba do povo italiano, mas uma libido obscena, que o fascismo era uma horda de bárbaros acampados na nação, um movimento de bandidos e assaltantes. Dessa maneira, reduzindo tudo a delinquência, foi sugerido aos italianos que nunca aceitassem nada como verdadeiro, insinuou-se a venenosa suspeita de que o céu, a terra, o ar, as cores, os sons, os cheiros são todos somente o logro de um demônio maligno, que o drama grandioso da história — a luta dos povos jovens contra os decadentes, o cais mediterrâneo do continente europeu lançado na direção do africano — deveria ser desqualificado como um caso banal, inútil, de reportagem policial.

239) “Pois bem, senhores, declaro aqui, perante esta assembleia e perante todo o povo italiano, que assumo, sozinho, a responsabilidade política, moral, histórica por tudo o que aconteceu. Se as frases mais ou menos deturpadas são suficientes para enforcar um homem, peguem a haste e peguem a corda! Se o fascismo foi apenas óleo de rícino e cassetete, e não uma paixão soberba da melhor juventude italiana, a culpa é minha! Se o fascismo foi uma organização criminosa, eu sou o chefe dessa associação criminosa!”

Mais uma vez, ninguém se levanta para deter o filho do século. O plenário responde com um único grito, respeitoso, devoto, entusiasta:

“Todos com o senhor! Todos com o senhor, primeiro-ministro!”

Ele, então, ergue o queixo na direção do horizonte, estufa o peito, conclui. Quando dois elementos estão em luta e são irredutíveis, a solução é a força. Nunca houve e nunca haverá outra solução na história. Ele, homem forte, promete que a situação será esclarecida “em toda a sua extensão” em 48 horas após seu discurso.

Aquela expressão ambígua, ampla — “em toda a sua extensão” — cai sobre a Câmara dos Deputados como uma lápide. A sessão é encerrada sem discussão nem voto. A assembleia, sem ter estabelecido data ou ordem do dia da sessão seguinte, será reconvocada em domicílio. Atenuados os clamores das ovações fascistas, o plenário, lentamente, pouco a pouco, se esvazia. Benito Mussolini fica por muito tempo, sozinho, sentado à sua mesa de primeiro-ministro.


terça-feira, 12 de julho de 2022

Fragmentos 41 - parte 4

"Retirado en la paz de estos desiertos,
com pocos, pero doctos, libros juntos,
vivo en conversación com los difuntos
y escucho com mis ojos a los muertos"
Quevedo


1922

130) Mussolini se cala, reflete. Nenni erra ao imputar tudo ao seu cínico individualismo. O individualismo não dá trégua, está por toda parte, o individualismo é a própria modernidade. Não é de forma alguma uma tendência pessoal de Benito Mussolini. Desde que o indivíduo tomou o centro de tudo, cada um está livre para buscar a própria ideologia, para desenhar o estilo da própria existência, para brincar com as ideias como lhe convém. O culto romântico dos sentimentos pessoais, da espontaneidade, das palpitações do coração, da liberdade de amar a si mesmo, gerou tudo isso. O cinismo, então, veio de brinde com todo o pacote. Agora até o bocejo do último dos idiotas um pouco entediado se sente no direito de engolir o mundo.

131) Além disso, o cinismo está nos fatos, não nos olhos. Veja as francesas... todas corrompidas e putas. Ele as viu babar nos bordéis de Paris. A mulher francesa gosta de negros. Porque eles não têm um pau bem sólido e robusto, mas comprido, compridíssimo, e parece que isso as diverte mais. Sim, as francesas são loucas por negros. Todas.

132) Velia é a irmã mais nova do barítono Ruffo Titta, um dos mais célebres cantores da época, nascida em uma família abastada e educada em instituições católicas que marcaram sua alma com uma fé pensativa e profunda, a ponto de cogitar fazer os votos, colocando os muros de um convento entre si mesma e o mundo. Como alternativa ao repúdio definitivo, quando garota, a freira frustrada escreveu e publicou romances.

133) Dez anos de cartas melancólicas: caríssima Velia, caríssimo Giacomo, amo você com sofrimento, como se deve amar. [Mussolini]

134) O governo Bonomi caiu. A esperança de que nascera, o pacto de pacificação que deveria amansar a guerra civil, desapareceu há meses. Já em novembro era possível entender que suas tentativas de desarmar os fascistas fracassariam, e quem o manteve artificialmente vivo até fevereiro, por cálculos de conveniência, foi Mussolini. Paradoxalmente, quem o afundou foram justo os socialistas. Por não quererem entrar em uma coalizão governamental com os partidos capitalistas, preferiram denunciar mais uma vez a impotência do Estado diante dos criminosos em vez de reforçá-lo à custa de um acordo. O resultado é que agora todos começam a se convencer de que não é possível resolver a questão tratando o fascismo como um mero problema de polícia. Pelo contrário, será necessário levá-los ao governo.

135) Com aquela gente ali, o problema é sempre o mesmo: para eles o poder significa comer, beber, trepar e arrebentar cabeças. Sempre armados com apenas uma faca, o instrumento da eterna briga, ninfomaníacos da violência, embriagados pelos próprios impulsos, dedicados à descarga do prazer imediato, eles se movem sempre na zona dos espasmos, incapazes de vivenciar dentro de si mesmos a espera, o esforço contido, o sofrimento ascensional da verdadeira batalha. Com eles, nenhuma respeitabilidade, nenhuma elevação é possível. Eles puxam você para baixo.

136) Chega de submundo, agora é pensar alto, mudar para bairros elegantes! Inaugurou-a com um artigo intitulado “Para que lado vai o mundo?”. A resposta, ele mesmo deu: o mundo vai para a direita. A farra democrática acabou em desgosto.

137) Italo Balbo, Diario, 25 de fevereiro de 1922:
O regime atual desmorona. Resta apenas uma coleção de estadistas decrépitos que comunicam sua paralisia ao Parlamento e aos órgãos do Estado. Os governadores de província não têm mais como se orientar. Que espetáculo! Nós, fascistas, nos importamos pouco com isso. É extraordinário como os membros das minhas esquadras ignoram até os nomes dos ministros demissionários e daqueles em exercício.

138) Na província de Ferrara, as massas rurais migraram em bloco das ligas vermelhas para os sindicatos fascistas. Alguns dos chefes das ligas até se rebaixaram à humilhação de pisar publicamente nas próprias bandeiras. Centenas de milhares de assalariados rurais temporários socialistas se tornaram fascistas no intervalo de um ano. Um milagre eucarístico de transmutação do vermelho em negro. [Em maio de 1922.]

139) Em 25 de abril, Balbo está em Milão com Mussolini para ilustrar-lhe seu projeto. A situação é a seguinte: para os guerreiros, a primavera é a estação dos grandes ataques, mas, para os assalariados rurais temporários da região de Ferrara, é a estação da fome. Durante o inverno, graças ao acordo que obriga os proprietários rurais a contratar seis trabalhadores a cada trinta hectares, os temporários arranjam trabalho, mas, entre abril e maio, ficam ociosos. Os números são bíblicos: cinquenta mil, setenta mil desempregados sofrendo de pelagra. No passado, o Estado remediava com 10, 15 milhões em obras públicas. Mas, agora que os campos estão nas mãos dos fascistas, o governo de Roma, influenciado pelos deputados socialistas, quer que os camponeses paguem sua conversão ao fascismo passando fome. A ideia de Balbo é explosiva: ocupar Ferrara com uma mobilização de massa que obrigue o governo a ceder e demonstre a capacidade dos fascistas de conseguir pão para os seus adeptos. Além disso, o plano teria a vantagem de obter trabalho para os trabalhadores rurais temporários à custa do Estado sem prejudicar os interesses dos proprietários rurais que financiam os Fasci di Combattimento. Ao fim da apresentação, como sempre, Balbo solta uma risadinha.

Mussolini o escuta em silêncio. No sorriso diabólico daquele jovem alto, magro e forte, vê o passado e o futuro. O fascismo discípulo e herdeiro da lição socialista: as massas não mais relegadas às margens da história, mas convocadas ao palco da política. A atuação mesclada à violência, o teatro de massa, a cidade do socialismo transformada em palco para a récita da passagem do poder.

140) A mobilização começa à meia-noite de 11 de maio. De todas as casas mais isoladas dos campos da região de Ferrara, arregimentados por secretários dos Fasci di Combattimento, a pé, de bicicleta, em carroças, a bordo de barcas puxadas por cavalos ou por homens nas margens que ladeiam os canais do Pó de Goro e de Volano, milhares de miseráveis se põem em marcha na calada da noite rumo à cidade.

141) Ferrara acorda na manhã seguinte invadida por um exército descalço: cinquenta mil trabalhadores rurais emaciados pela fome, endurecidos por uma crosta de poeira, mantas jogadas nas costas, nada além de pedaços de polenta e queijo nos bornais, que saciam a sede nos hidrantes, controlados por piquetes fascistas, desfilam enfileirados ao longo do Corso della Giovecca sob os olhos arregalados dos burgueses.

O campo adentrou a cidade, a cidade está invadida e paralisada. Balbo mandou cortar os cabos telefônicos, requisitou os edifícios escolares para os aquartelamentos, ordenou o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais. A mobilização, considerada impossível, é um sucesso que supera todas as previsões. Milhares de miseráveis acampam nas ruas, deitados sobre enxergões. O castelo está cercado pelo exército da fome; o governador da província, aterrorizado, pede uma entrevista com o líder do exército invasor. Quando Balbo se apresenta na ponte levadiça, é acompanhado pelo grito de milhares de bocas famintas e desdentadas.

Pálido e congestionado, com o costumeiro colete branco atravessado por uma corrente de ouro sobre a barriguinha redonda, o governador Bladier recebe o ultimato de Balbo: a polícia deve ser reconvocada aos quartéis, a ordem pública será garantida pelos fascistas, os camponeses não se desmobilizarão até que o governo garanta a concessão de obras públicas.

Passam-se 48 horas, 2 dias e 2 noites de tergiversações, tratativas, comícios e acampamentos, o forno comunal produz 20 mil quilos de pão. Então, na aurora de 14 de maio, chega a notícia: o ministro Riccio cedeu em tudo, o Estado capitulou, a vitória é total. Balbo ordena a desmobilização. Ferrara agora é sua. De Milão, Mussolini exulta, mas fica pasmo diante da repentina mudança de bandeira daqueles trabalhadores rurais que até ontem eram socialistas e hoje são fascistas. Sente a grandiosidade do momento, porém, dentro de si, uma fibra oculta de pressentimento angustiado treme diante da rapidez da inversão da fidelidade dos povos. Efêmera ou duradoura? Aparência ou substância? Uma onda que passa ou algo que fica?

142) Agora, enviado por Bonomi a Bolonha com plenos poderes de coordenação regional da ordem pública, Mori não muda. Com três lances simples, acua a organização fascista: ao impedir a circulação de furgões nos fins de semana, conteve as expedições das esquadras; ao impor centrais de emprego governamentais, tirou dos sindicatos fascistas o controle das massas rurais; ao proibir a imigração de mão de obra sazonal, está destruindo a ação dos fura-greves nas paralisações dos assalariados rurais temporários. A polêmica feroz dos fascistas contra a incapacidade do Estado exige que Cesare Mori, que é a encarnação da sua eficiência, seja abatido.

O caminho foi indicado por Balbo ao ocupar Ferrara. É necessário marchar. Marchar não mais apenas para impor a própria vontade ao Estado, mas para se contrapor abertamente a ele.

143) A partir do dia 29, os fascistas chegam aos milhares das regiões de Codigoro, Portomaggiore e Copparo e se revezam em turnos de 30 horas. Os cidadãos de Bolonha assistem estupefatos ao espetáculo de milhares de homens que pernoitam durante quatro noites sob os pórticos, em leitos de palha comprimida.

Entretanto, a marcha, mais uma vez, dá o braço à violência. Ao longo do caminho, os fascistas devastam, como sempre, sistematicamente, todas as sedes socialistas, comunistas, da Câmara do Trabalho e das cooperativas agrícolas. A novidade, porém, é que agora surram sem distinção deputados socialistas e comissários da segurança pública.

144) Sitiado há três dias no seu gabinete, o governador da província envia continuamente telegramas a Roma para receber ordens. Suas mensagens obtêm respostas vagas, elusivas. Enquanto isso, chegam da praça os cânticos dos acampamentos: “Mori, Mori, você deve morrer/ com o punhal que afiamos/ Mori, você deve morrer assassinado.”

Se alguém abrisse fogo, seria um massacre. Mas a ordem não chega. O braço de ferro se rompe com uma zombaria. O método Balbo prevê que a marcha deve ser guiada com “alegria juvenil”. Então, Giacomo Vigliani, senador do reino, inspetor enviado pelo governo, informa a Roma que os membros das esquadras se enfileiram, revezando-se, e, com perfeita disciplina, um depois do outro, durante horas põem o pau para fora das calças e mijam no palácio do governador da província. O círculo do ridículo se fecha em torno do Estado italiano e de Cesare Mori, que o encarna.

145) Após cinco dias de ocupação em Bolonha, e garantida a transferência de Mori, em 2 de junho Mussolini promulga a ordem de desmobilização. “Esse exemplo”, lê-se na conclusão, “marcará uma época na história italiana. Assumo formalmente o compromisso, caso se torne necessária uma retomada da agitação, de liderá-la entre vocês. Contudo, então, ela terá amplitude mais vasta e objetivos mais distantes.” Depois de Ferrara, depois de Bolonha, começa-se a pensar em Roma. É claro como o dia que a marcha de Balbo fez escola.

146) Italo Balbo, na página de 5 de junho, comentando a ocupação de Bolonha, anota em seu diário: “Ensaio geral da revolução.”

147) Amerigo Dùmini, Milão, 3 de agosto de 1922:

A verdade é que o tormento, esse sim, existe, embora não exista dilema algum. Os fascistas não dão a mínima para nada nem para ninguém, os fascistas se proclamam autênticos representantes da nação sã, máscula, forte, contra os fantoches melancólicos que se apresentam no teatro de Montecitório; mas, no fundo, se o Parlamento italiano é uma nojeira — e quanto a isso não pode haver dúvidas —, a Itália não é melhor. De nada adianta ter ilusões, a ruína não tolera distinções, não há nenhum desvio, nenhuma margem, nenhuma fenda. A estratégia de Mussolini é sempre a mesma: ele espera, espera, espera... porque deve-se esperar a passagem do morto diante da porta de casa. No entanto, o morto já entrou porta adentro, o cadáver da democracia liberal está arrumado entre a poeira e os ácaros do sofá há tanto tempo que ninguém mais nota. Não, não há dilema algum, a violência não tem aberturas. A tática de Mussolini é sempre aquela: dosar, diluir, dilatar e, por fim, negociar em uma posição de força. E por isso estamos condenados a sempre espreitar o horizonte por sobre a copa das árvores incineradas para avistar o fogo do próximo incêndio. A única verdadeira diferença entre o Duce e os membros das suas esquadras é que, para ele, a violência é uma simples ferramenta afiada, ao passo que, para os violentos, é um sangrento desejo de luz, uma sede, um apetite; para ele, a briga é uma pequena realidade da vida, para eles, o choque entre grupos armados é um mito. Não existe partida.

148) Em pé na caçamba, com as mangas da camisa preta arregaçadas revelando os braços musculosos, um homem forte se segura nas laterais e comanda o ataque. Filho de um dos mais ricos proprietários de terras da Lomellina, 32 anos, louro-acinzentado, duas pesadas bolsas serosas sob os olhos febricitantes, Cesare Forni passou a juventude em meio a cocaína, quartos de bordéis e salas de bilhar de Turim. Depois, como muitos homens da sua geração, encontrou na guerra o sentido para uma vida sem sentido. Capitão de artilharia, foi condecorado oito vezes por bravura no campo de batalha. Ao voltar à casa do pai, semeou terror nas suas terras, liderando esquadras fascistas na destruição metódica de todas as ligas camponesas da comarca e, depois, de toda a Lombardia meridional. Após surrar centenas de camponeses, obrigou-os a se afiliarem aos sindicados fascistas pregando sua total subordinação ao partido. Seus homens o veneram. Trouxe de Mortara setecentos deles até Milão para acabar com a greve dos subversivos em sua fortaleza. Agora, o caminhão no qual Cesare Forni se ergue como um louco é lançado a toda velocidade contra o Palazzo Marino, sede da junta comunal da cidade onde nasceu o socialismo italiano. Bem na frente do Scala.

Os fascistas tentam tomar o Palazzo Marino ao longo de todo o dia, mas o comandante da divisão de Milão concentrou milhares de guardas reais na sua defesa. Os integrantes das esquadras, entocados sob os pórticos do teatro, confrontam-se com os soldados a cavalo desde a manhã. Um deles, escalando as grades das janelas de uma rua lateral, conseguiu penetrar no palácio, expondo a bandeira tricolor na sacada da sala do conselho comunal, mas logo foi preso. Agora, porém, o motorista do caminhão, incitado por Forni, pisa no acelerador diante dos cordões de isolamento da polícia.

Os policiais se afastam por um triz, a dianteira do caminhão explode contra a grade em ferro batido de estilo art nouveau floral. O som das ferragens se mescla aos relinchos dos cavalos. Enquanto o clangor ensurdece os policiais, vários carros repletos de fascistas irrompem na praça, impedindo a manobra do pelotão de guardas montados. Ao mesmo tempo, três colunas de fascistas despontam de Via Verdi, Via Manzoni e Via Santa Margherita. Gritam “Avante!”, atropelam os militares, invadem o palácio. Por um instante, tudo para: o mundo se cristaliza em um grito contra o bom senso, em um grito de revolta total contra a realidade, na necessidade irrefreável de derrubá-la.

Cesare Rossi está louco de alegria. Espera por esse momento há 48 horas, desde que os trabalhadores de toda a Itália proclamaram a greve geral para protestar contra a “coluna de fogo” de Balbo, mas, na verdade, parece que o aguarda desde sempre. Amerigo Dùmini está ao seu lado desde a alvorada, ordenou-lhe que ficasse grudado como uma sombra para proteger sua retaguarda e começou a distribuir ordens às esquadras que chegavam de toda a Lombardia. Mussolini não está presente: deveria estar em Roma, mas ninguém consegue encontrá-lo. Dizem que, assanhado por uma nova conquista, levou-a em um passeio romântico até os Castelos Romanos. Arnaldo, seu irmão, a cada meia hora liga para as centrais telefônicas de todos os hotéis entre Ariccia e Frascati. O Duce está sumido.

Eis o que aconteceu: assim que soube da “coluna de fogo” de Balbo, a Aliança do Trabalho tentou uma última resistência e proclamou greve geral a partir da meia-noite de 31 de julho. Batizaram-na de “greve legalista”: todas as organizações operárias e camponesas da Itália prontas a lutar de maneira compacta pela defesa das liberdades políticas e sindicais. Uma daquelas batalhas que não permitem revanche, o jogador aposta tudo na última cartada, preparado, em caso de derrota, para dar um tiro na cabeça.

149) Em 1o de agosto, no início da agitação, Michele Bianchi, não menos exaltado do que Cesare Rossi por aquela oportunidade imperdível oferecida pela cegueira dos socialistas, promulga o ultimato dos fascistas: “Damos 48 horas para que o Estado dê prova da sua autoridade em relação a todos os seus dependentes e a todos aqueles que atentam contra a existência da nação. Ao fim desse prazo, o fascismo reivindicará plena liberdade de ação e substituirá o Estado no caso de mais uma prova da sua incompetência.” Mussolini, nas colunas do seu jornal, exulta: “Pedimos apenas isto: ter campo livre para lutar, para viver, para sofrer, para vencer; ou melhor: para triunfar. E triunfaremos.”

Agora, enquanto circula pelos escritórios do prefeito de Milão invadidos pelas esquadras, Cesare Rossi está de fato triunfante. Continua a se virar para o seu guarda-costas e a repetir que aqueles pobres dementes dos líderes socialistas, ao proclamar a enésima greve geral, ressuscitaram o único fantasma que ainda poderia justificar a violência de Balbo: o espectro da revolução bolchevique. Um medo irracional em troca de uma esperança irracional.

150) “Realidade”, Corriere della Sera, 6 de agosto de 1922:
Há cerca de duas semanas, o fascismo não gozava de grande fervor junto à opinião pública. Suas expedições e os sistemas para executá-las e levá-las a cabo pareciam exorbitantes diante da reduzida obstinação e da fraca resistência dos adversários [...]. Hoje a Itália está muito mais propensa aos fascistas. De nada serve dissimulá-lo[...]. A greve geral foi o espelho no qual a nação viu refletido outra vez o rosto bolchevique dos tristíssimos anos após a vitória.

151) O socialismo está destruído. Não vai se reerguer. O castigo infligido pelas esquadras fascistas foi implacável, não parou nem mesmo quando, em 4 de agosto, a Aliança do Trabalho, derrotada, revogou a “greve legalista”. Pelo contrário, àquela altura, lançou-se sobre o inimigo caído no chão por dias e dias: centenas de cooperativas, círculos, Câmaras do Trabalho destruídos em todo o país, administrações socialistas demissionárias. Ele [Mussolini] sobrevoou a Itália em 12 de agosto e, na Toscana, na Emília, na baixada do rio Pó, a fumaça dos incêndios ainda era visível. Um autêntico golpe de misericórdia.

152) A Itália é de fato um país maravilhoso; 48 horas de pauladas conseguiram o que um século de luta não conseguiu: os socialistas foram massacrados. Olhe lá embaixo aqueles homens, aqueles jornais, aquelas organizações socialistas que até ontem animavam as planícies, o litoral, as encostas deste magnífico país. Olhe para eles agora... nem um gesto, nem um grito, não ousam sequer respirar.

De novo, Turati tem razão, mas exagera no pessimismo. Agora nem é mais necessário atacar os socialistas, restaram apenas duas forças em campo: os fascistas e o Estado liberal, e será um duelo mortal. Espere bastante antes de desferir seu único golpe. Essa é a máxima à qual é obrigatório se ater. Como sempre.

153) La Stampa, Turim, 15 de agosto de 1922:
Vamos ao dilema fascista: ou eleições ou violência — tão abertamente enunciado, é preciso mais uma vez que seja contraposto, por qualquer pessoa que mantenha um pingo de bom senso estatal, o pressuposto legalista [...]. Deve-se considerar inadmissível que, para afirmar a própria força, um partido apele ao veredito das urnas, de acordo com as formas legais do nosso regime constitucional, e, ao mesmo tempo, ameace claramente uma revolta, um levante armado, o golpe de Estado. O equívoco no qual se baseia é fazer crer que o fascismo está obrigado a estabelecer esse dilema entre legalidade e revolução para alcançar a própria salvação; isso é o exato contrário da verdade. O fascismo não se encontra diante de nenhuma bifurcação necessária, porque ninguém o está ameaçando e ninguém está contestando seu lugar ao sol: cabe a ele, e somente a ele, escolher entre a cédula eleitoral e a insurreição.

154) O dilaceramento se consuma em 3 de outubro, em Roma, durante os trabalhos do XIX Congresso do Partido Socialista Italiano, em uma outra sessão melancólica e torturante. A única coisa a evitar é uma nova cisão. Divididos, os revolucionários não poderão fazer a revolução, e os reformistas não poderão colaborar com o governo. Entretanto, eles se separam, uma cisão suicida, mas, àquela altura, inevitável: nas moções da direita e da esquerda, veem-se dois extremos do mesmo desespero. A proposta de Giacinto Menotti Serrati, secretário do partido, de expulsar os reformistas prevalece por um punhado de votos. Filippo Turati e Giacomo Matteotti são expulsos do Partido Socialista ao qual dedicaram a vida. Depois da mutilação, o congresso delibera a adesão à Internacional Comunista e o envio de uma nova delegação a Moscou. A discussão, acalorada, se conclui com quem deve participar da comitiva.

Os expulsos — Turati, Matteotti, Claudio Treves, Giuseppe Saragat, Sandro Pertini — fundam um terceiro partido da esquerda italiana, que, não se sabe bem se pelo prazer do paradoxo ou se por inspiração do insuperável desespero de sempre, é batizado de Partido Socialista Unitário. O jovem, enérgico, indomável Giacomo Matteotti é eleito secretário. Agora estão livres dos delírios “maximalistas” de uma revolução sempre anunciada e nunca tentada. Estão livres, mas não sabem o que fazer com sua liberdade.

155) Benito Mussolini, Milão, 16 de outubro de 1922:
“Ao primeiro fogo, todo o fascismo ruirá.” É o que supostamente disse o general Badoglio em uma reunião em Roma, na presença de banqueiros, jornalistas e até do general Diaz.

Ao primeiro fogo do Exército regular, o fascismo ruiria. Todos sabem disso. No entanto, quatro generais experientes e quatro veteranos com muitas condecorações se reúnem em uma tarde de outono em Milão para decidir a insurreição armada contra o Estado.

156) O Duce do fascismo toma a palavra e explica por que estão ali. Estão ali porque um Estado que não sabe mais se defender não tem o direito de existir. Se, na Itália, houvesse um governo de verdade, os guardas reais entrariam por aquela porta naquele exato momento, acabariam com a reunião, ocupariam a sede e prenderiam todos eles. Não é concebível uma organização armada com chefes e regulamentos em um Estado que tem seu exército e sua polícia. Só que, na Itália, o Estado não existe. Não adianta, os fascistas devem necessariamente assumir o poder, ou a história da Itália se tornará uma piada.

O silogismo é elementar: a Itália é uma nação, mas não tem um Estado. O fascismo, portanto, vai lhe dar um Estado. Na convenção fascista de Udine em 20 de setembro, Mussolini disse claramente: “Nosso programa é simples, queremos governar a Itália.”

157) Benito Mussolini, comício de Cremona, 24 de setembro de 1922:
O confronto é entre uma Itália de politiqueiros covardes e a Itália sadia, forte, vigorosa, que se prepara para varrer para longe, definitivamente, todos os incompetentes, todos os mercenários, toda a ralé infecta da sociedade italiana [...]. Enfim, queremos que a Itália se torne fascista.

158) No fim de outubro, Nicola Bombacci parte para Moscou, onde acontece o IV Congresso da Internacional Comunista. Viaja com a delegação do Partido Comunista da Itália, que se separou do Partido Socialista em Livorno em janeiro de 1921, e que, por sua vez, se dividiu em uma ala de direita, minoritária, liderada por Angelo Tasca, favorável à reunião com os socialistas depois que esses últimos expulsaram no início do mês os reformistas de Turati, e em outra de esquerda, majoritária, liderada pelo secretário Bordiga, contrária à “frente única”. Os bolcheviques russos pressionam pela fusão para poder contrapor ao fascismo em uma frente compacta de todo o proletariado, mas Bordiga resiste.

159) Nápoles, 24 de outubro de 1922, Teatro San Carlo, 10h:
Benedetto Croce também bate palmas. É provável que o filósofo napolitano seja a maior autoridade intelectual da nação, líder daquele pensamento liberal pisoteado explicitamente pelo fascismo. Tem 54 anos, é senador há 12, foi ministro da Educação no último governo Giolitti, tem horror dos socialistas, cuja revolução, a seu ver, é a revolta dos ignorantes contra os cultos, despreza em Mussolini o autodidata grosseiro, o mendigo de ideias. No entanto, Dom Benedetto aplaude.

Ao lado de Croce, o estudioso das questões do Sul Giustino Fortunato sente um arrepio:
— Tem violência demais nessa gente.
Croce, citando o filósofo, o tranquiliza com um sorriso de superioridade:
— Mas, Dom Giustino, o senhor se esqueceu do que Marx diz? A violência é a parteira da história.
Ao sair da galeria, o erudito Luigi Russo, discípulo de Croce, reúne forças para conquistar o respeito do mestre:
— Pode me explicar, professor, por que tantos aplausos? Para mim, Mussolini pareceu um histrião.
O grande filósofo, bonachão e sabichão, com ar de homem do mundo que já viu de tudo, instrui o jovem descomedido sobre a escola do cinismo eterno:
— Concordo, Luigi. Mas, como eu, você sabe que a política é teatro. Todos são comediantes. Esse Mussolini é um histrião talentoso.

160) Agora está tudo decidido. O plano está estabelecido nos “Cinco Momentos da Revolução”: 1) mobilização e ocupação dos edifícios públicos;
2) concentração dos camisas-negras nas proximidades de Roma;
3) ultimato ao governo de Facta para a cessão dos poderes;
4) entrada em Roma e tomada a qualquer custo dos ministérios;
5) em caso de derrota, recuo rumo à Itália Central, constituição de um governo fascista e rápida reunião dos camisas-negras no vale do Pó.

É um plano infantil. Mesmo um analfabeto militar entenderia isso. Os últimos dois pontos, em especial, são até motivo de riso.

161) É necessário pegar pelo pescoço a miserável classe política dominante.

162) Benito Mussolini, Piazza San Ferdinando, Nápoles, 24 de outubro de 1922:
O objetivo primário, o “plano secreto” de Mussolini, na verdade permanece igual: protelar, levar a crise política a um ponto irreversível, ao ponto em que não reste solução alternativa a não ser um governo fascista, para só então forçar Facta a renunciar sob ameaça de insurreição e tomar o poder sem desferir um golpe sequer. O terceiro momento da revolução se torna o primeiro.

163) O expresso das 20h segue em direção ao Norte. Deixa para trás Nápoles, Roma, Perúgia, afasta-se das comédias dos pronunciamentos memoráveis, da democracia ou dos guerreiros. Deixa tudo para trás, rumo a Milão! É lá que a partida será jogada. Negociar, enganar, ameaçar. Os êmbolos dos pistões que transmitem o movimento às bielas, e essas, às rodas motrizes, parecem repeti-lo como um rosário de destruição: negociar, enganar, ameaçar. Negociar com todos, trair todos.

164) Enquanto isso, porém, o Duce do fascismo usa outro tom com o mundo externo, o conciliador e satisfeito de quem até ontem cortejou o mundo, e que agora é por ele cortejado. De repente, os outros é que querem negociar com ele, e ele não nega uma piedosa mentira a ninguém.

165) De volta ao Viminale, Facta deu aos funcionários permissão para irem dormir.
— Afinal, pedimos demissão — disse —, há uma crise. Voltamos a nos reunir amanhã de manhã.
O diretor da segurança pública manifestou a mesma opinião.
— Bem — acrescentou —, de qualquer forma, os fascistas não chegarão a Roma antes das 7h.
Então, reconfortado, Facta anunciou:
— Também vou dormir.

Como costuma fazer há pelo menos trinta anos todos os dias, sem nenhuma exceção, Luigi Facta de Pinerolo deita-se também esta noite antes das 22h. Fora um dia cansativo. No seu quarto solitário no Hotel Londra, o senhor idoso não reúne forças sequer para tirar a coberta da cama. Deitado sobre a colcha, joga por cima do próprio corpo o capote que acabara de despir, ainda úmido de chuva, e adormece.

Por sua vez, Efrem Ferraris, seu jovem chefe de gabinete, de volta ao ministério do Interior, inicia sua vigília de armas.

Durante horas, observa emudecido, na escuridão da noite, o piscar das luzes dos telefones que conectam as sedes dos governos provinciais ao ministério. Durante horas, no silêncio das grandes salas do Viminale, Ferraris observa o acúmulo do fonogramas e despachos urgentes nas mesas e anota os nomes dos governos provinciais ocupados, das agências telegráficas invadidas, dos contingentes militares que confraternizaram com os fascistas, dos trens requisitados que partem carregados de armas rumo à capital. Dura até a alvorada o espetáculo grandioso do desmantelamento de um Estado.

166) Roma, 28 de outubro de 1922, Ministérios da Guerra e do Interior, noite:
A reunião que acontece ali às 2h é dramática. O ministro do Interior Taddei exprime ao general Pugliese, comandante da divisão de Roma, a própria dolorosa surpresa diante do fato de as Forças Armadas não terem sido capazes de impedir a conquista fascista de muitos governos provinciais. Pugliese, revoltado e enfurecido, joga a responsabilidade na indolência da classe política. O general preparou há dias a defesa da capital e pede há dois dias ordens escritas para poder executá-la. O ministro Paolino Taddei garante que agora ele as terá.

167) Essa providência jurídica excepcional que, diante de uma grave ameaça à soberania do Estado, suspende as garantias constitucionais e transfere todos os poderes à autoridade militar não é adotada desde 1898. Por isso, mandam buscar o texto daquela proclamação. Copiam-no, suavizando os tons mais violentos e inoportunos. O resultado é um manifesto grave, mas moderado, firme, conciso e digno. Com ele, Luigi Facta, às 9h, segue novamente até Vítor Emanuel III.

Bastará apenas sua assinatura para que a marcha dos fascistas termine não em Roma, mas na cadeia, ou no cemitério.

Logo depois das 6h, Facta transmite ao general Pugliese as ordens escritas para a defesa de Roma esperadas havia dias; passada meia hora, parte o telegrama para os governadores de província com a ordem de prisão dos responsáveis pelo levante; às 7h50, é redigido o telegrama para as autoridades militares com o qual é comunicada a instauração do “estado de sítio”; às 8h30, o manifesto é afixado nas ruas de Roma.

Giovanni Amendola, ministro das Colônias, surrado pelos fascistas na véspera do Natal, fundador do Partido Democrático Italiano e do jornal liberal Il Mondo, cuja sede napolitana foi incendiada pelas esquadras em 24 de outubro, tem enfim um significativo momento de rara felicidade.

“Os fascistas não passarão: decidimos ordenar o estado de sítio e, amanhã, esses canalhas serão colocados no seu lugar”, exulta o sincero democrata quando é liberado o decreto.

168) Toda a Itália está em estado de sítio, portanto, a autoridade militar age também por conta própria...

“Derramamento de sangue”... “estado de sítio”... Benito Mussolini entra na cabine telefônica.

Finzi: Mussolini chegou. Vou passar para ele.

Federzoni: Antes de mais nada, quero dizer que fui eu que tomei a iniciativa desta conversa. Falei com De Bono, que me informou sobre os termos da situação: há conflito; e, se essa situação continuar, aquela coisa vai acontecer... o rei abandona o trono. Aqui falta uma pessoa que possa representar o Fascio di Combattimento. De Vecchi não chegou a Perúgia. De Bono pede que eu lhe informe tudo isso e que você venha imediatamente para Roma.

Mussolini: Eu não posso ir a Roma porque a ação em Milão está em andamento. É imperativo ouvir aquele lugar que você conhece, o comando supremo. Eu aceitarei todas as soluções que o comando supremo decidir adotar...

Federzoni, exasperado, acentuando o sotaque emiliano que o assimila ao seu interlocutor, o interrompe.

Federzoni: Mas como o comando de Perúgia pode lhe informar as condições se eles nem sequer conseguem se comunicar com Milão!?

Mussolini: Trate de me informar você, que deve se comunicar com Perúgia. Preste atenção, porque o movimento é sério em toda a Itália.

Federzoni: Agora se trata de não destruir o ponto de apoio, ou está tudo acabado.

Mussolini: Estabeleça contato imediatamente e diga que Mussolini acatará o que os comandantes decidirem.

Federzoni: Trate de não sair do Il Popolo d’Italia.

Mussolini: Não saio daqui. Mas cuide para que a crise se oriente para a direita, para a direita, para a direita...

Federzoni: Em que sentido?

Mussolini: Um governo de fascistas.

A enormidade faz se instaurar um instante de silêncio. O agente duplo se recupera.

Federzoni: Estamos de acordo, não há dúvidas. Mas deve-se evitar uma situação de armistício. Até amanhã à noite, eu vou me empenhar para obter o que você deseja.

Mussolini desliga. Sai da cabine e Cesare Rossi se aproxima. Benito Mussolini solta uma risadinha.

“Como eu já lhe disse: querem que eu vá para Roma. Manobra prevista.”

169) Milão, Via Lovanio, 28 de outubro de 1922, Sede do Il Popolo d’Italia:
Às 12h30, o ministro da Guerra comunica ao comando de divisão a ordem de suspensão do estado de sítio. Pouco depois, a Agência de Informações Stefani difunde a notícia: o rei, ao contrário de todas as premissas e todos as obrigações, não assinou o decreto. O estado de sítio está revogado. (“A vitória é nossa, não devemos estragá-la. A Itália é nossa e devolveremos a ela sua antiga grandiosidade.”).

170) Às 11h05 de 30 de outubro de 1922, no momento em que subia as escadas do Quirinal para receber do rei da Itália o encargo de governá-la, Benito Mussolini, de origem plebeia, nômade político, autodidata do poder, era, com apenas 39 anos, o mais jovem primeiro-ministro do seu país, o mais jovem dos governantes de todo o mundo no momento da ascensão; sem qualquer experiência de governo tampouco de administração pública, entrara para a Câmara dos Deputados somente 16 meses antes e trajava a camisa negra, o uniforme de um partido armado sem precedentes na história. Apesar de tudo isso, o filho do ferreiro — filho do século — subira as escadas do poder. Naquele momento, o novo século se abriu e, no mesmo instante, voltou a se fechar com os seus passos.

171) [Sobre os milhares de simpatizantes que marcharam sobre Roma:]
No dia seguinte, foi inevitável deixá-los entrar na cidade. Não havia mais nada a fazer. O rei em pessoa, agora que Benito Mussolini obtivera o que queria, pediu que ele os mandasse de volta, preservando a capital. Mas Mussolini retorquiu que, se não lhes desse a satisfação de desfilar, não podia responder pela reação deles: aqueles desgraçados ficaram apodrecendo três dias e três noites ao relento, debaixo de chuva, embora já tivessem alcançado as portas de Roma antes que ele chegasse de trem na manhã do dia 30. Mesmo naquele momento, foi negada a Giuseppe Bottai a autorização para marchar sobre a cidade à frente da sua coluna de desesperados. Mas, em 31 de outubro, com a formação do governo fascista, não seria possível mandar de volta para casa os integrantes das esquadras sem permitir um triunfo apócrifo, miserável. Alguns, nas províncias, já haviam se obstinado a morrer quando, em Milão, Mussolini obteve o telegrama do ajudante de ordens do rei. Em Bolonha, após libertar dezenas de camaradas detidos na prisão de San Giovanni in Monte guiados ao ataque por Leandro Arpinati, enquanto Rachele preparava as malas do Duce, oito daqueles rapazes loucos e generosos em camisas negras acabaram mortos ao atacar quartéis de carabineiros coniventes e depósitos de munições já totalmente inúteis. Oito cadáveres póstumos.

172) Esgotados pelo cansaço que se sucedeu à tensão nervosa, enxotados como cães de uma igreja, depois de terem percorrido outros tantos quilômetros pelas ruas da capital enquanto eram aclamados pela covardia dos romanos — que, passado o medo, acenavam nas laterais das ruas —, os participantes das esquadras fascistas, os protagonistas carnais de uma história fantasma, sem nem perceber, se viram outra vez dentro de trens, mastigando os sucos gástricos de sua vitória.

Alguns, é claro, insubordinaram-se ali também. Após anos de surras e expedições punitivas todo fim de semana, sob o impulso da violência, grupos de fascistas renitentes devastaram a vila de Nitti, devastaram o escritório do deputado Bombacci, golpearam repetidamente a cabeça de Argo Secondari, o chefe dos Arditi del Popolo, deixando-o no chão, acabado com uma incurável concussão cerebral. Outros, mais corajosos ou mais imprudentes, tentaram levar a guerra ao campo do inimigo, penetrando armados nos bairros populares de Borgo Pio, San Lorenzo, Prenestina, Nomentana, dos quais haviam sido expulsos no ano anterior. Foram rechaçados dessa vez também.

173) Agora, no seu quarto no Hotel Londra, o Duce do fascismo se estica na poltrona, alonga as pernas e, preparando-se para dormir, deixando a voz cair uma oitava, prazerosamente aparvalhado pela nuvem de fedor íntimo exalada pelos pés descalços, repete aos poucos acólitos o que já disse à tarde a um redator do Corriere della Sera:

“Digam a verdade, realizamos uma revolução única no mundo. Em que época da história, em que país, foi feita uma revolução como esta? Enquanto os serviços funcionavam, enquanto o comércio continuava, com os funcionários nos escritórios, os operários nas oficinas, os lavradores nos campos, enquanto os trens viajavam regularmente. Tivemos, no total, trinta mortos, incluindo os dez em Mântua, oito em Bolonha e quatro em Roma. Com a exceção de Parma, San Lorenzo e poucos outros casos isolados, a Itália ficou olhando. É uma revolução com um estilo novo!”

Ninguém se opõe, ninguém rebate. A arte da docilidade ensina aos novos adeptos os primeiros fundamentos.

O que farão amanhã? Ninguém sabe dizer, nem mesmo naquele quarto. Inebriam-se com o fato consumado: chegaram ao poder, agora querem mantê-lo. A noite de outono em Roma é amena.

174) Richard Washburn Child, embaixador dos Estados Unidos em Roma, 31 de outubro de 1922:
Estamos assistindo a uma bela revolução de jovens. Nenhum perigo, é cheia de cor e entusiasmo. Estamos nos divertindo muito.

175) La Stampa, 1o de novembro de 1922:
Reconhecemos que houve um desenrolar pacífico dos acontecimentos [...]. Contudo, infelizmente, a ausência de tragédia em certos momentos da existência de um povo pode significar falta de seriedade moral.

[Nota minha: Essa observação não pode passar despercebida pela extensão transatlântica com que se encaixa em nossa comédia política.]

176) Às 15h em ponto, nem um segundo a mais, precedido pelo presidente da Câmara dos Deputados Enrico De Nicola, seguido por todos os ministros do seu governo, escoltado pelo general Diaz, ministro da Guerra e “Duque da Vitória” sobre os austríacos, entra o Excelentíssimo Mussolini. Todos os deputados, com a exceção dos representantes da esquerda, se levantam para aplaudi-lo. As tribunas do público se unem à ovação. A Itália, qualquer que seja o ponto de vista, está em lua de mel com esse homem, que entra no Parlamento com passo triunfal, tão acima do chão que, mesmo caminhando, parece estar entrando a cavalo.

Passaram-se apenas 15 dias desde a chamada “marcha sobre Roma”, a imprensa nacional e internacional comentou-a amplamente: “uma revolução bonita e alegre de jovens fortes”, “uma revolução incruenta”, “uma experiência decisiva, a alvorada de uma nova era”, “uma coisa tipicamente italiana, um prato de espaguete”, uma “comédia”. Passaram-se apenas 15 dias, nos quais, somente em Roma, 19 pessoas morreram e 20 ficaram gravemente feridas. Todavia, a marcha sobre Roma está prestes a ser esquecida.

177) Os primeiros a entrever no Duce do fascismo uma promessa de paz são, paradoxalmente, os liberais. Benedetto Croce continua a aplaudir, Giolitti espera que Mussolini tire o país “do fosso no qual ia apodrecer”, Nitti promete “nenhuma oposição”, Salvemini o incita a eliminar essas “velhas múmias e canalhas” da classe política em deterioração, até Amendola, cujo jornal os membros das esquadras incendiaram, espera do Duce o restabelecimento da legalidade. No seu governo, entraram, além dos fascistas, os populares, os nacionalistas, os democratas e os liberais. O filósofo de fama europeia Giovanni Gentile aceitou o convite para o ministério da Educação, o general Armando Diaz e o almirante Paolo Thaon de Revel, vencedores do conflito mundial, ficaram com os ministérios da Guerra e da Marinha. A Itália não aguenta mais jogar os mesmo jogos, ouvir as vozes de corredor, os suspiros perdidos, as conjuras palacianas incruentas e inconcludentes, as pessoas estão fartas de verem seus defeitos representados no Parlamento. Os italianos, em suma, estão enjoados de si mesmos. Quase todos, e também algumas de suas vítimas, desejam vida longa e uma “saúde de ferro” ao homem da emergência para que ele expurgue a ferida infeccionada. A doença deve curar a si mesma.

Benito Mussolini parece não ter intenção de decepcioná-los.

178) “Senhores, não quero governar contra a Câmara... até quando isso me seja possível... mas a Câmara deve perceber sua posição singular, que possibilita sua dissolução em dois dias ou em dois anos.”

179) “Não vejo necessidade“, responde o velho estadista, “esta Câmara tem o governo que merece.”

Ele não será desmentido. A Câmara dos Deputados, conquanto o Partido Nacional Fascista tenha apenas 35 deputados, vota a favor da confiança plena no governo Mussolini, o mesmo governo que a desmoralizou. São 306 votos a favor, 116 contra e 7 abstenções. Concederá a ele também os plenos poderes. Até os críticos, os indignados, como os deputados Gasparotto e Albertini, votam a favor. Um adamantino desejo de capitulação.

180) Em 24 de novembro, o Parlamento, humilhado pelo seu discurso inaugural, concedeu a Benito Mussolini plenos poderes para a reforma da administração pública e o reordenamento das finanças.

181) “Esta é a tarefa histórica que nos espera: fazer desta nação um Estado, ou seja, uma ideia moral que encarne e exprima um sistema de hierarquias bem identificadas cujos componentes, do mais alto ao mais baixo, orgulhem-se de fazer o próprio dever, um Estado unitário, único depositário de toda a história, de todo o futuro, de toda a força da nação italiana.”

182) Os primeiros que ele vai pôr na linha, graças aos seus plenos poderes, serão os funcionários da administração pública romana que não querem abrir mão da sesta. Defendem com obstinação aquela horinha de sono, agarram-se a ela com unhas e dentes, reivindicam-na como o direito secular de um povo sonolento e lânguido a quem nunca acontece nada de irreparável. Mas eles também devem obedecê-lo e o farão, ele os transformará em uma máquina de relojoaria. Para dar uma sacudida nos italianos, ele está pronto para lutar contra inimigos, amigos e até contra si mesmo.

183) É preciso tempo, calma, eles devem deixá-lo trabalhar. Ele organizou tudo para poder se dedicar à Itália, até deixou Rachele e a família em Milão para não ter obstáculos familiares. Depois, como presidente do Conselho de Ministros, escreveu ao governador da província de Trento a fim de que ele internasse em um manicômio aquela louca da Dalser, que continuava a persegui-lo, também pôs em um apartamentinho bem decorado Angela Curti, que o procurou em março de 1921 para obter a libertação do marido e logo se tornou sua amante regular — a meiga Angela, que, em 19 de outubro, poucos dias antes da marcha sobre Roma, deu-lhe outra filha clandestina. Mas daquela vez ele fez tudo como se deve: sugeriu o nome Elena — outro nome homérico — para a filha e a levou para Roma, para um apartamento elegante no Parioli.

184) Também é preciso enjaular a outra fera, a que salta, a que é feroz. Após a tomada do poder, os membros das esquadras começaram os últimos acertos de contas. Em Milão, ocuparam descaradamente as sessões eleitorais durante as eleições governamentais; na Bréscia, chegaram até a bater nos padres nas residências paroquiais; e também houve os acontecimentos de Turim... Só um mês após o voto de confiança no seu governo... Turim... uma matança. Até Francesco Giunta, um dos seus integrantes de esquadras mais violentos, enviado ao Piemonte para uma investigação, fala de uma ferocidade inédita, uma horda de delinquentes, toda uma cidade nas garras de bandos de assassinos.

185) ...pais de família abatidos durante o jantar, jovens operários arrastados para a rua e mortos a golpes de clava, as ruas do Centro alagadas de sangue, os cadáveres encontrados nos fossos, nos vales e nos bosques das colinas, os corpos devolvidos pelas cheias do rio. Atrocidades inomináveis, crueldades inconcebíveis, angústia universal.


CONTINUA