sábado, 14 de agosto de 2021

Fragmentos 32

"Retirado en la paz de estos desiertos,
com pocos, pero doctos, libros juntos,
vivo en conversación com los difuntos
y escucho com mis ojos a los muertos"
Quevedo


Steven Pinker — Enlightenment Now — The Case for Reason, Science, Humanism, and Progress

O Novo Iluminismo. Em defesa da Razão, Ciência, Humanismo e Progresso.

PREFÁCIO
PARTE I: ILUMINISMO
CAPÍTULO 1. OUSAR COMPREENDER!
CAPÍTULO 2. ENTRO, EVO, INFO
CAPÍTULO 3. CONTRA-ILUMINISMO
PARTE II: PROGRESSO
CAPÍTULO 4. PROGRESSOBIA
CAPÍTULO 5. VIDA
CAPÍTULO 6. SAÚDE
CAPÍTULO 7. SUSTENTO
CAPÍTULO 8. RIQUEZA
CAPÍTULO 9. DESIGUALDADE
CAPÍTULO 10. MEIO AMBIENTE
CAPÍTULO 11. PAZ
CAPÍTULO 12. SEGURANÇA
CAPÍTULO 13. TERRORISMO
CAPÍTULO 14. DEMOCRACIA
CAPÍTULO 15. IGUALDADE DE DIREITOS
CAPÍTULO 16. CONHECIMENTO
CAPÍTULO 17. QUALIDADE DE VIDA
CAPÍTULO 18. FELICIDADE
CAPÍTULO 19. AMEAÇAS EXISTENCIAIS
CAPÍTULO 20. O FUTURO DO PROGRESSO
PARTE III: RAZÃO, CIÊNCIA E HUMANISMO
CAPÍTULO 21. RAZÃO
CAPÍTULO 22. CIÊNCIA
CAPÍTULO 23. HUMANISMO
NOTAS
REFERÊNCIAS

1. O princípio iluminista baseado na aplicação da razão e simpatia para aumentar o florescimento humano pode parecer óbvio, banal, antiquado. Escrevi este livro porque percebi que não é.

2. Mais do que nunca, os ideais de razão, ciência, humanismo e progresso precisam de uma defesa sincera. Nós consideramos seus dons uma benção.

3. O que é Iluminismo? Em um ensaio de 1784 com essa questão como título, Immanuel Kant respondeu que consiste na "emergência da humanidade de sua imaturidade autoinfligida", em sua submissão "preguiçosa e covarde" aos "dogmas e fórmulas" da autoridade religiosa ou política.

4. O lema do Iluminismo, ele proclamou, é "Ouse entender!" e sua demanda fundamental é a liberdade de pensamento e expressão. “Uma era não pode concluir um pacto que impeça as idades sucessivas de ampliar seus insights, aumentar seu conhecimento e eliminar seus erros. Isso seria um crime contra a natureza humana, cujo próprio destino está justamente nesse progresso.”

5. O Iluminismo é convencionalmente localizado nos últimos dois terços do século 18, embora tenha decorrido da Revolução Científica e da Idade da Razão no século 17 e se espalhado no apogeu do liberalismo clássico da primeira metade do 19 . Provocado por desafios à sabedoria convencional da ciência e da exploração, cientes do derramamento de sangue das recentes guerras religiosas, e estimulados pelo movimento fácil de ideias e pessoas, os pensadores do Iluminismo buscaram uma nova compreensão da condição humana. A era foi uma cornucópia de ideias, algumas delas contraditórias, mas quatro temas as unem: razão, ciência, humanismo e progresso.

6. Se há algo que os pensadores iluministas tinham em comum, era a insistência em que aplicássemos energicamente o padrão da razão para compreender nosso mundo, e não recorrer a geradores de ilusão como fé, dogma, revelação, autoridade, carisma, misticismo, adivinhação, visões, sentimentos viscerais ou a análise hermenêutica de textos sagrados.

7. Uma sensibilidade humanística impeliu os pensadores do Iluminismo a condenar não apenas a violência religiosa, mas também as crueldades seculares de sua época, incluindo escravidão, despotismo, execuções por crimes frívolos, como furto em lojas e caça furtiva, e punições sádicas, como açoite, amputação, empalamento, estripar, quebrar na roda e queimar na fogueira.

8. O Iluminismo às vezes é chamado de Revolução Humanitária, porque levou à abolição das práticas bárbaras que haviam sido comuns nas civilizações por milênios.

9. Não se tira nada dos pensadores iluministas se identificarmos algumas ideias críticas sobre a condição humana e a natureza do progresso que conhecemos e eles não. Essas ideias, sugiro, são entropia, evolução e informação.

10. Entropia: A vida e a felicidade dependem de uma lasca infinitesimal de arranjos ordenados de matéria em meio ao número astronômico de possibilidades.

11. Dada uma rede grande o suficiente construída a partir desses circuitos lógicos e estatísticos (e com bilhões de neurônios, o cérebro tem espaço para a abundância), um cérebro pode computar funções complexas, o pré-requisito para a inteligência. Ele pode transformar as informações sobre o mundo que recebe dos órgãos dos sentidos de uma forma que reflete as leis que governam esse mundo, o que, por sua vez, permite fazer inferências e previsões úteis. As representações internas que se correlacionam de forma confiável com estados do mundo e que participam de inferências que tendem a derivar implicações verdadeiras de premissas verdadeiras podem ser chamadas de conhecimento.

12. Um grande avanço da Revolução Científica - talvez seu maior avanço - foi refutar a intuição de que o universo está saturado de propósito.

13. Nesse entendimento primitivo, mas onipresente, tudo acontece por uma razão, então, quando coisas ruins acontecem - acidentes, doenças, fome, pobreza - algum agente deve ter desejado que elas acontecessem.


CONTRA-ILUMINISMO

14. Quem poderia ser contra a razão, a ciência, o humanismo ou o progresso? As palavras parecem melosas, os ideais irrepreensíveis.

15. Mas minha principal reação à afirmação de que o Iluminismo é o ideal orientador do Ocidente é: Se pelo menos! O Iluminismo foi rapidamente seguido por um contra-Iluminismo, e o Ocidente está dividido desde então. Assim que as pessoas pisaram na luz, foram informadas de que a escuridão não era tão ruim afinal, que deveriam parar de ousar entender tanto que dogmas e fórmulas mereciam outra chance, e que o destino da natureza humana não era o progresso, mas o declínio.

16. O movimento verde romântico vê a captura humana de energia não como uma forma de resistir à entropia e aumentar o florescimento humano, mas como um crime hediondo contra a natureza, que exigirá uma justiça terrível na forma de guerras de recursos, ar e água envenenados e mudança climática que está acabando com a civilização. Assim, nossa única salvação é nos arrepender, repudiar a tecnologia e a economia e o crescimento econômico e voltar a um modo de vida mais simples e natural. Claro, nenhuma pessoa informada pode negar que os danos aos sistemas naturais causados pela atividade humana foram prejudiciais e que, se não fizermos nada a respeito, os danos podem se tornar catastróficos.

17. Em A ideia de Declínio na História Ocidental, o historiador Arthur Herman relata dois séculos de pessimistas que deram o alarme de degeneração racial, cultural, política ou ecológica.


PROGRESSOFOBIA

18. Os intelectuais odeiam o progresso. Os intelectuais que se dizem “progressistas” realmente odeiam o progresso. Não é que eles odeiem os frutos do progresso, veja bem: a maioria dos eruditos, críticos e seus leitores bem-pensantes usam computadores em vez de penas e tinteiros, e eles preferem fazer cirurgia com anestesia do que sem ela. É a ideia de progresso que irrita a classe tagarela — a crença iluminista de que, ao compreender o mundo, podemos melhorar a condição humana.

19. O professor Pangloss, por acaso, é o que hoje chamaríamos de pessimista. Um otimista moderno acredita que o mundo pode ser muito, muito melhor do que é hoje. Voltaire estava satirizando não a esperança iluminista de progresso, mas seu oposto, a racionalização religiosa para o sofrimento chamada teodicéia, segundo a qual Deus não tinha escolha a não ser permitir epidemias e massacres, porque um mundo sem eles é metafisicamente impossível. Epítetos à parte, a ideia de que o mundo é melhor do que era e pode ficar melhor ainda saiu de moda entre os clérigos há muito tempo.

20. Você consegue imaginar se sentindo muito melhor do que está se sentindo agora? Você pode imaginar se sentindo muito pior? Ao responder à primeira hipótese, a maioria de nós pode imaginar um pouco mais de elasticidade em nossos passos ou um brilho em nossos olhos, mas a resposta à segunda é: é sem fundo. Essa assimetria de humor pode ser explicada por uma assimetria na vida (um corolário da Lei da Entropia). Quantas coisas poderiam acontecer com você hoje que o deixariam muito melhor? Quantas coisas poderiam acontecer que o deixariam muito pior? Mais uma vez, para responder à primeira pergunta, todos nós podemos inventar uma sorte inesperada ou um golpe de sorte, mas a resposta para a segunda é: é interminável. Mas não precisamos confiar em nossa imaginação. A literatura psicológica confirma que as pessoas temem mais as perdas do que anseiam por ganhos, que se preocupam mais com os reveses do que saboreiam a boa fortuna e que são mais feridas pela crítica do que encorajadas pelo elogio.

21. O pessimismo, com certeza, tem um lado bom. O círculo crescente de simpatia nos preocupa com os danos que teriam passado despercebidos em tempos mais insensíveis.

22. O aumento da desigualdade realmente empobreceu a maioria dos cidadãos? A desigualdade econômica sem dúvida aumentou na maioria dos países ocidentais desde seu ponto mais baixo por volta de 1980, particularmente nos Estados Unidos e em outros países de língua inglesa, e especialmente no contraste entre os mais ricos e todos os outros. A desigualdade econômica geralmente é medida pelo coeficiente de Gini, um número que pode variar entre 0, quando todos têm o mesmo que todos os outros, e 1, quando uma pessoa tem tudo e todos os outros não têm nada. (Os valores de Gini geralmente variam de 0,25 para as distribuições de renda mais igualitárias, como na Escandinávia depois de impostos e benefícios, a 0,7 para uma distribuição altamente desigual como a da África do Sul.)

23. Nos Estados Unidos, a parcela da renda que vai para o 1% mais rico cresceu de 8% em 1980 para 18% em 2015, enquanto a parcela que vai para o décimo de 1% mais rico cresceu de 2% para 8%.

24. A própria desigualdade não é moralmente censurável; o que é questionável é a pobreza.

25. “Do ponto de vista da moralidade, não é importante que todos tenham o mesmo. O que é moralmente importante é que cada um tenha o suficiente.”

26. A confusão de desigualdade com pobreza vem diretamente da falácia do pedaço — a mentalidade em que a riqueza é um recurso finito, como uma carcaça de antílope, que deve ser dividida na forma de soma zero, de modo que se algumas pessoas acabarem com mais, outros devem ter menos.

27. Uma consequência mais prejudicial da falácia do pedaço é a crença de que, se algumas pessoas enriquecem, devem ter roubado mais do que sua parte de todos os outros.

28. Os efeitos instáveis da desigualdade sobre o bem-estar trazem à tona outra confusão comum nessas discussões: a fusão de desigualdade com injustiça.

29. [Acrescento uma observação minha: se o importante na vida é viver bem e não a desigualdade, então a desigualdade é legitimada pela própria diferença de conceito do que seja viver bem.]

30. Scheidel conclui: “Todos nós que prezamos por uma maior igualdade econômica faríamos bem em lembrar que, com a mais rara das exceções, ela só surgiu na tristeza. Cuidado com o que você deseja."

31. Em outro exemplo de progresso, às vezes chamado de Revolução Igualitária, as sociedades modernas agora dedicam uma parte substancial de sua riqueza à saúde, educação, pensões e suporte de renda.

32. Um estudo recente do economista Stephen Rose dividiu a população americana em classes usando marcos fixos em vez de quantis. “Pobre” foi definido como uma renda de $ 0 – $ 30.000 (em dólares de 2014) para uma família de três pessoas, “classe média baixa” como $ 30.000 – $ 50.000 e assim por diante. O estudo descobriu que, em termos absolutos, os americanos estão subindo.

33. Entre 1979 e 2014, a porcentagem de americanos pobres caiu de 24 para 20, a porcentagem da classe média baixa caiu de 24 para 17 e a porcentagem da classe média encolheu de 32 para 30. Para onde foram? Muitos acabaram na classe média alta ($ 100.000 - $ 350.000), que cresceu de 13 a 30 por cento da população, e na classe alta, que cresceu de 0,1 por cento para 2 por cento. A classe média está sendo esvaziada em parte porque muitos americanos estão se tornando ricos. A desigualdade sem dúvida aumentou - os ricos ficaram mais ricos mais rápido do que os pobres e a classe média ficou mais rica - mas todos (em média) ficaram mais ricos.

34. A segunda confusão é aquela entre dados anônimos e dados longitudinais. Se (digamos) o quinto inferior da população americana não ganhou terreno em vinte anos, isso não significa que Joe, o Encanador, recebeu em 1988 o mesmo salário que recebeu em 2008 (ou um pouco mais alto, devido ao aumento do custo de vida).

35. As pessoas ganham mais à medida que envelhecem e ganham experiência, ou mudam de um trabalho de menor remuneração para outro de maior remuneração, então Joe pode ter passado do quinto inferior para, digamos, o quinto do meio, enquanto um homem mais jovem ou uma mulher ou um imigrante ocupou seu lugar na parte inferior.

36. Uma terceira razão pela qual o aumento da desigualdade não piorou a situação das classes mais baixas é que os baixos rendimentos foram mitigados pelas transferências sociais. Apesar de toda a sua ideologia individualista, os Estados Unidos têm muita redistribuição.


MEIO AMBIENTE

37. Mas o progresso é sustentável?

38. A ideia principal é que os problemas ambientais, como outros problemas, podem ser resolvidos, desde que haja conhecimento adequado.

39. O ecomodernismo começa com a compreensão de que algum grau de poluição é uma consequência inevitável da Segunda Lei da Termodinâmica. Quando as pessoas usam energia para criar uma zona de estrutura em seus corpos e casas, elas devem aumentar a entropia em outras partes do ambiente na forma de lixo, poluição e outras formas de desordem.

40. A espécie humana sempre foi engenhosa em fazer isso — é isso que nos diferencia dos outros mamíferos — e ela nunca viveu em harmonia com o meio ambiente. Quando os povos nativos pisaram pela primeira vez em um ecossistema, eles normalmente caçaram grandes animais até a extinção e, muitas vezes, queimaram e derrubaram vastas áreas de floresta. Um segredo sujo do movimento conservacionista é que as reservas naturais foram restabelecidas apenas após os povos indígenas terem sido dizimados ou removidos à força delas, incluindo os parques nacionais nos Estados Unidos e o Serengeti na África Oriental. Como escreve o historiador ambiental William Cronon, “natureza selvagem” não é um santuário intocado; é em si um produto da civilização.

41. Os ecopessimistas comumente descartam toda a maneira de pensar com a "fé de que a tecnologia nos salvará". Na verdade, é um ceticismo que o status quo nos condenará — que o conhecimento ficará congelado em seu estado atual e as pessoas persistirão roboticamente em seu comportamento atual, independentemente das circunstâncias.

42. Apesar da crença generalizada de que as sociedades muçulmanas são resistentes às mudanças sociais que transformaram o Ocidente e serão indefinidamente abaladas por terremotos juvenis, os países muçulmanos viram um declínio de 40 por cento na fertilidade nas últimas três décadas, incluindo uma queda de 70 por cento na Irã e 60 por cento em Bangladesh e em sete países árabes.

43. O outro susto da década de 1960 era que o mundo ficaria sem recursos. Mas os recursos simplesmente se recusam a acabar.

44. A doutrina da sustentabilidade pressupõe que a taxa atual de uso de um recurso pode ser extrapolada para o futuro até que atinja um limite máximo. A implicação é que devemos mudar para um recurso renovável que pode ser reabastecido na taxa que o usamos, indefinidamente. Na realidade, as sociedades sempre abandonaram um recurso por um melhor, muito antes de o antigo se esgotar.

45. Costuma-se dizer que a Idade da Pedra não terminou porque o mundo ficou sem pedras, e isso também vale para a energia.

46. “Restava muita madeira e feno para serem explorados quando o mundo mudou para o carvão”, observa Ausubel. “O carvão era abundante quando o petróleo apareceu. O petróleo é abundante agora, à medida que o metano [gás natural] aumenta ”. Como veremos, o gás, por sua vez, pode ser substituído por fontes de energia ainda mais baixas em carbono bem antes que o último pé cúbico se transforme em uma chama azul.

47. Desde 1970, quando a Agência de Proteção Ambiental foi estabelecida, os Estados Unidos reduziram suas emissões de cinco poluentes atmosféricos em quase dois terços. No mesmo período, a população cresceu mais de 40%, e essas pessoas dirigiram o dobro de quilômetros e ficaram duas vezes e meia mais ricas.

48. O número anual de derramamentos de óleo caiu de mais de cem em 1973 para apenas cinco em 2016 (e o número de grandes derramamentos caiu de trinta e dois em 1978 para um em 2016).

49. As pessoas se lembram dos acidentes e não prestam atenção as melhorias incrementais.

50. A proporção de terras reservadas para parques nacionais em todo o Mundo, reservas de vida selvagem e outras áreas protegidas cresceu de 8,2 por cento em 1990 para 14,8 por cento em 2014 - uma área com o dobro do tamanho dos Estados Unidos.

51. Por muitas razões, é hora de se aposentar o jogo moralista de que os humanos modernos são uma raça vil de espoliadores e saqueadores que irão apressar o apocalipse, a menos que se desfaça a Revolução Industrial, renuncie à tecnologia e retorne a uma harmonia ascética com a natureza.

52. [Saliento um dos meus pontos de discórdia com o autor: ele acredita no aquecimento antropogênico e nas projeções a seguir, que são apenas hipóteses levantadas com o finalidade de obtenção de fundos, misturadas com uma visão catastrofista de raízes religiosas escatológicas:]

53. Se a emissão de gases de efeito estufa continuar, a temperatura média da Terra aumentará para pelo menos 1,5 °C (2,7 °F) acima do nível pré-industrial até o final do século 21, e talvez 4 °C (7,2 °F) acima desse nível ou mais. Isso vai causar ondas de calor mais frequentes e mais severas, mais inundações em regiões úmidas, mais secas em regiões secas, tempestades mais fortes, furacões mais severos, menor produção de safras em regiões quentes, a extinção de mais espécies, a perda de recifes de coral (porque os oceanos serão mais quentes e mais ácidos), e um aumento médio no nível do mar entre 0,7 e 1,2 metros tanto do derretimento do gelo terrestre quanto da expansão da água do mar. (O nível do mar já subiu quase 20 centímetros desde 1870 e a taxa de aumento parece estar acelerando.) As áreas baixas seriam inundadas, as nações insulares desapareceriam sob as ondas, grandes extensões de terras agrícolas não seriam mais aráveis, e milhões de pessoas seriam deslocadas.

54. [Pinker continua com o catastrofismo:]

55. Os efeitos podem piorar ainda mais no século 22 e além e, em teoria, podem desencadear convulsões como o desvio da Corrente do Golfo (que transformaria a Europa na Sibéria) ou o colapso dos mantos de gelo da Antártica. Um aumento de 2° C é considerado o máximo ao qual o mundo poderia se adaptar razoavelmente, e um aumento de 4° C, nas palavras de um relatório do Banco Mundial de 2012, “simplesmente não deve ser permitido que ocorra”.

56. [Fantástico: como é que ele sabe que um aumento de 2 graus seria o máximo que o mundo pode suportar? Ouvindo o Banco Mundial, que é um banco! Bela e aliviante conclusão! Assim, como todo mundo mete a colher neste angu chamado aquecimento global, deve ser verdade! Digamos que a temperatura onde mora Mr. Pinker varie de -10 a 25 graus e que passe para uma variação de -9 a 26 graus, -8 a 27, -7 a 30. No que o planeta seria afetado? Já sei, as geleiras da Groenlândia. É ali que está a demonstração de que estamos caminhando para o caos, embora o mundo seja um pouco maior do que a Groenlândia, mas como o foco é a Groenlândia, ponto e basta. Me parece chocante que as pessoas com uma formação excepcional na teoria darwinista da seleção natural, da capacidade de adaptação das espécies de repente sucumbem ao cataclismo anunciado — principalmente quando olhamos para trás e verificamos pelos jornais que todas as previsões sobre energia e recursos renováveis se mostraram falsas. Para não incorrer em semelhantes gafes, os nigromantes resolveram estender o prazo para o final do século, afinal não vamos estar vivos para dar a última gargalhada. Mas o mais equivocado destas projeções é que elas partem do princípio que os acontecimentos ocorrerão SE O MUNDO CONTINUAR COMO ESTÁ, uma impossibilidade lógica. Não existe essa coisa de o mundo ficar como está. É um contrassenso total. O mundo evolui pela mão de gente totalmente diferente das cassandras do aquecimento global. Aliás, eles só atrapalham — para dizer uma palavra amigável —, porque na verdade só servem para perverter as pessoas da audiência de Greta Thunberg & Cia. Pinker continua:]

57. É totalmente apropriado, é claro, desafiar a hipótese de mudança climática antropogênica em bases científicas, especialmente dadas as medidas extremas que ela exige, se for verdade. [Ufa! Fico mais tranquilizado com este “se for verdade”!] A grande virtude da ciência é que uma hipótese verdadeira resistirá, a longo prazo, a tentativas de falsificá-la. A mudança climática antropogênica é a hipótese científica mais vigorosamente desafiada em sua história.

58. [Mas agora Mr. Pinker vai demonstrar que não é tão desafiada assim:] Uma pesquisa recente descobriu que exatamente quatro entre 69.406 autores de artigos revisados por pares na literatura científica rejeitaram a hipótese do aquecimento global antropogênico e que "a literatura revisada por pares não contém nenhuma evidência convincente contra (a hipótese)."

59. No entanto, um movimento dentro da direita política americana, fortemente apoiado pelos interesses dos combustíveis fósseis, conduziu uma campanha fanática e mentirosa para negar que os gases de efeito estufa estão aquecendo o planeta. Ao fazer isso, eles propuseram a teoria da conspiração de que a comunidade científica está fatalmente infectada com o politicamente correto e ideologicamente comprometida com a tomada da economia pelo governo.

60. Apesar de meio século de pânico, a humanidade não está em um caminho irrevogável para o suicídio ecológico. O medo da escassez de recursos é mal interpretado. O mesmo ocorre com o ambientalismo misantrópico que vê os humanos modernos como vilões espoliadores de um planeta imaculado. [Fico aliviado em ler isso.]


VIOLÊNCIA

61. Os picos no gráfico correspondem a assassinatos em massa no "ano de viver perigosamente" anticomunista da Indonésia (1965-66, 700.000 mortes), a Revolução Cultural chinesa (1966-75, 600.000), tutsis contra hutus no Burundi ( 1965–73, 140.000), a Guerra da Independência de Bangladesh (1971, 1,7 milhão), violência norte-contra-sul no Sudão (1956-72, 500.000), regime de Idi Amin em Uganda (1972-79, 150.000), regime de Pol Pot no Camboja (1975-79, 2,5 milhões), assassinatos de inimigos políticos no Vietnã (1965–75, 500.000) e massacres mais recentes na Bósnia (1992–95, 225.000), Ruanda (1994, 700.000) e Darfur (2003–8, 373.000) .O inchaço quase imperceptível de 2014 a 2016 inclui as atrocidades que contribuem para a impressão de que estamos vivendo em tempos de violência recente: pelo menos 4.500 civis yazidis, cristãos e xiitas mortos pelo ISIS; 5.000 mortos por Boko Haram na Nigéria, Camarões e Chade; e 1.750 mortos por milícias muçulmanas e cristãs na República Centro-Africana.

62. No entanto, a maior mudança na ordem internacional é uma ideia que raramente apreciamos hoje: a guerra é ilegal. Durante a maior parte da história, esse não foi o caso. Pode ser corrigido, a guerra era a continuação da política por outros meios, e para o vencedor iam os despojos. Se um país se sentisse injustiçado por outro, poderia declarar guerra, conquistar algum território como compensação e esperar que a anexação fosse reconhecida pelo resto do mundo.

63. Durante as décadas de alto índice de criminalidade, a maioria dos especialistas aconselhou que nada poderia ser feito a respeito do crime violento. Foi costurado no tecido de uma violenta sociedade americana, eles disseram, e não poderia ser controlado sem resolver as causas profundas do racismo, pobreza e desigualdade. Esta versão do pessimismo histórico pode ser chamada de causismo raiz: a ideia pseudo-profunda de que todo mal social é um sintoma de alguma doença moral profunda e nunca pode ser mitigada por tratamentos simplistas que não conseguem curar a gangrena no núcleo. O problema com o causismo raiz não é que os problemas do mundo real são simples, mas o oposto: eles são mais complexos do que uma teoria da causa raiz típica permite, especialmente quando a teoria é baseada em moralizações ao invés de dados.

64. Assim como as pessoas tendem a não ver os acidentes como atrocidades (pelo menos quando não são as vítimas), elas não veem os ganhos em segurança como triunfos morais, se é que estão cientes deles. No entanto, a preservação de milhões de vidas e a redução da enfermidade, desfiguração e sofrimento em grande escala merecem nossa gratidão e exigem uma explicação.

65. Isso é verdade até mesmo para o assassinato, o mais moralizado dos atos, cuja taxa despencou por razões que desafiam as narrativas convencionais.

66. Os assassinos tendem a ser solitários e perdedores, muitos com doenças mentais não tratadas, que são consumidos pelo ressentimento e fantasiam vingança e reconhecimento.

67. Alguns fundiram sua amargura com a ideologia islâmica, outros com uma causa nebulosa, como "iniciar uma guerra racial" ou "uma revolução contra o governo federal, impostos e leis anti-armas". Matar muitas pessoas oferece a elas a chance de ser alguém, mesmo que apenas por antecipação, e sair em um clarão de glória significa que eles não tem de lidar com as consequências irritantes de ser um assassino em massa. A promessa do paraíso e uma ideologia que racionaliza — como o massacre a serviço de um bem maior — tornam a fama póstuma ainda mais convidativa.

68. As 103 democracias mundiais em 2015 abrangiam 56 por cento da população mundial, e se adicionarmos os 17 países que eram mais democráticos do que autocráticos, temos um total de dois terços da população mundial vivendo em sociedades livres ou relativamente livres, em comparação com menos de dois quintos em 1950, um quinto em 1900, sete por cento em 1850 e um por cento em 1816.

69. Os cinco principais países que ainda executam pessoas em número significativo formam um clube improvável: China e Irã (mais de mil cada um por ano), Paquistão, Arábia Saudita e Estados Unidos. Como em outras áreas do florescimento humano (como crime, guerra, saúde, longevidade, acidentes e educação), os Estados Unidos são um retardatário entre as democracias ricas. Esse excepcionalismo americano ilumina o caminho tortuoso pelo qual o progresso moral procede dos argumentos filosóficos aos fatos concretos.

70. A esta altura, você deve estar cético quanto a ler a história nas manchetes, e isso se aplica aos recentes ataques à igualdade de direitos. Os dados sugerem que o número de tiroteios policiais diminuiu, não aumentou, nas últimas décadas (mesmo que os que ocorrem sejam capturados em vídeo), e três análises independentes descobriram que um suspeito negro não é mais provável que um suspeito branco ser morto pela polícia.

71. Uma enxurrada de notícias sobre estupro não pode nos dizer se agora há mais violência contra as mulheres, uma coisa ruim, ou se agora nos preocupamos mais com a violência contra as mulheres, uma coisa boa.

72. O mundo poderia estar não apenas ficando mais alfabetizado e instruído, mas realmente mais inteligente? Será que as pessoas estão cada vez mais capazes de aprender novas habilidades, aprender ideias abstratas e resolver problemas imprevistos? Surpreendentemente, a resposta é sim. As pontuações do Quociente de Inteligência (QI) têm aumentado há mais de um século, em todas as partes do mundo, a uma taxa de cerca de três pontos de QI (um quinto do desvio padrão) por década. Quando o filósofo James Flynn trouxe pela primeira vez esse fenômeno à atenção dos psicólogos em 1984, muitos pensaram que deve ter sido um erro ou truque.

73. Por um lado, sabemos que a inteligência é altamente hereditária, e o mundo não se envolveu em um grande projeto de eugenia em que pessoas mais inteligentes tiveram mais bebês geração após geração.

74. Nem as pessoas têm se casado fora de seu clã e tribo (evitando assim a consanguinidade e aumentando o vigor híbrido) em números grandes o suficiente por um tempo suficiente para explicar o aumento. Além disso, é inacreditável pensar que uma pessoa média de 1910, se ele ou ela tivesse entrado em uma máquina do tempo e se materializado hoje, seria no limítrofe retardado por nossos padrões, ao passo que se Joe e Jane Average fizessem a jornada inversa, eles seriam mais espertos que 98% dos eduardianos enfeitiçados e barbudos que os saudaram quando emergiram. No entanto, por mais surpreendente que seja, o efeito Flynn não está mais em dúvida, e foi recentemente confirmado em uma meta-análise de 271 amostras de 31 países com quatro milhões de pessoas.


QUALIDADE DE VIDA

75. Este capítulo é sobre um pessimismo cultural mais amplo: a preocupação de que toda aquela vida extra saudável e renda podem não ter aumentado o florescimento humano, afinal, se simplesmente condenarem as pessoas a uma corrida desenfreada de carreirismo frenético, consumo vazio , entretenimento estúpido e anomia crescente.

76. Em 1919, um assalariado americano médio tinha que trabalhar 1.800 horas para pagar por uma geladeira; em 2014, ele ou ela teve que trabalhar menos de 24 horas.

77. O tempo gasto apenas na lavanderia caiu de 11,5 horas por semana em 1920 para 1,5h em 2014.

78. Em 1929, os americanos gastavam mais de 60% de sua renda disponível em necessidades básicas; em 2016, esse número caiu para um terço.

79. Não pode haver dúvida de qual foi a maior era para a cultura; a resposta tem que ser hoje, até que seja substituída amanhã. A resposta não depende de comparações invejosas da qualidade das obras de hoje e das do passado (que não estamos em posição de fazer, assim como muitas das grandes obras do passado não foram apreciadas em sua época).


FELICIDADE

80. “As pessoas parecem simplesmente ter aceitado a notável melhoria econômica com facilidade e habilmente encontraram novas preocupações para se aborrecer. Em um sentido importante, então, as coisas nunca melhoram.” O entendimento foi baseado em mais do que apenas impressões do mal-estar americano. Em 1973, o economista Richard Easterlin identificou um paradoxo que desde então recebeu seu nome. Embora em comparações dentro de um país, as pessoas mais ricas sejam mais felizes, em comparações entre países, os mais ricos parecem não ser mais felizes do que os mais pobres. E em comparações ao longo do tempo, as pessoas não pareciam ficar mais felizes à medida que seus países ficavam mais ricos.

81. Artistas, filósofos e cientistas sociais concordam que o bem-estar não é uma dimensão única. As pessoas podem estar em uma situação melhor em alguns aspectos e pior em outros. Vamos distinguir os principais.

82. A felicidade tem dois lados, um lado experiencial ou emocional e um lado avaliativo ou cognitivo.

83. As pessoas que levam uma vida feliz, mas não necessariamente significativa, têm todas as suas necessidades satisfeitas: são saudáveis, têm dinheiro suficiente e se sentem bem na maior parte do tempo. Pessoas que levam vidas significativas podem não desfrutar de nenhuma dessas bênçãos. Pessoas felizes vivem no presente; aqueles com vidas significativas têm uma narrativa sobre seu passado e um plano para o futuro.

84. Aqueles com vidas felizes, mas sem sentido, são tomadores e beneficiários; aqueles com vidas significativas, mas infelizes, são doadores e benfeitores. Os pais obtêm aceitação de seus filhos, mas não necessariamente felicidade.

85. Em 2015, o sociólogo Keith Hampton e seus co-autores apresentaram um relatório sobre os efeitos psicológicos da mídia social observando ... [que] trens e máquinas industriais eram vistos como perturbadores barulhentos da vida pastoral da aldeia, deixando as pessoas nervosas. Os telefones interrompiam os horários de silêncio nas residências. Relógios de todos os tipos aumentaram as pressões desumanizantes do tempo sobre os trabalhadores da fábrica para serem produtivos. O rádio e a televisão foram organizados em torno da publicidade que possibilitou a cultura de consumo moderna e aumentou as ansiedades de status das pessoas.

86. Portanto, era inevitável que os críticos mudassem seu foco para as mídias sociais. Mas a mídia social não pode ser creditada nem culpada pelas mudanças na solidão entre os estudantes americanos mostradas na figura 18-2: o declínio ocorreu de 1977 a 2009, e a explosão do Facebook não veio até 2006. Nem, de acordo com as novas pesquisas, os adultos ficam isolados por causa das redes sociais. Os usuários das redes sociais têm mais amigos próximos, expressam mais confiança nas pessoas, sentem-se mais apoiados e estão mais politicamente envolvidos. E apesar do boato de que eles são atraídos para uma competição ansiosa para acompanhar o ritmo furioso de atividades divertidas de seus fauxfriends (amigos virtuais) digitais, os usuários de mídia social não relatam níveis mais altos de estresse do que os não-usuários.

87. Pelo contrário, as mulheres entre elas estão menos estressadas, com uma notável exceção: elas ficam chateadas quando ficam sabendo que alguém de quem gostam sofreu uma doença, uma morte na família ou algum outro revés. Os usuários de mídia social se importam muito, não pouco, com as outras pessoas e sentem empatia por elas por causa de seus problemas, em vez de invejá-las por seus sucessos.

88. A vida moderna, então, não esmagou nossas mentes e corpos, nos transformou em máquinas atomizadas sofrendo de níveis tóxicos de vazio e isolamento, ou nos separou sem contato ou emoção humana. Como surgiu esse equívoco histérico? Em parte, saiu da fórmula padrão do crítico social para semear o pânico.

89. O suicídio, pode-se pensar, é a medida mais confiável de infelicidade social, da mesma forma que o homicídio é a medida mais confiável de conflito social. Uma pessoa que morreu por suicídio deve ter sofrido uma infelicidade tão severa que decidiu que era preferível um fim permanente da consciência a suportá-la.

90. Junto com a crença de que a modernidade faz as pessoas quererem se matar, o outro grande mito sobre o suicídio é que a Suécia, aquele modelo do humanismo iluminista, tem a maior taxa de suicídio do mundo. Essa lenda urbana teve origem (de acordo com o que pode ser outra lenda urbana) em um discurso de Dwight Eisenhower em 1960, no qual ele chamou a atenção para o alto índice de suicídio na Suécia e culpou o socialismo paternalista do país. Eu mesmo teria culpado os sombrios filmes existenciais de Ingmar Bergman, mas ambas as teorias são explicações em busca de um fato para explicar. Embora a taxa de suicídio da Suécia em 1960 tenha sido maior do que a dos Estados Unidos (15,2 contra 10,8 por 100.000), nunca foi a mais alta do mundo e desde então caiu para 11,1, que está abaixo da média mundial (11,6) e da taxa de os Estados Unidos (12,1) e em quinquagésimo oitavo lugar no geral.

91. Uma revisão recente das taxas de suicídio em todo o mundo observou que “geralmente a tendência de suicídio tem sido decrescente na Europa e atualmente não há estados de bem-estar social da Europa Ocidental nos dez primeiros países do mundo em taxas de suicídio”.

92. Psicólogos e psiquiatras começaram a soar o alarme contra essa “disseminação de doenças”, “conceito de crescimento”, “venda de doenças” e “expansão do império da psicopatologia”. Em seu artigo de 2013 “Abnormal Is the New Normal”, a psicóloga Robin Rosenberg observou que a versão mais recente do DSM (Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais) poderia diagnosticar metade da população americana com um transtorno mental ao longo de suas vidas.

93. Tudo é incrível. Estamos realmente tão infelizes? Em primeiro lugar, não estamos. Os países desenvolvidos são realmente muito felizes, a maioria de todos os países ficou mais feliz e, à medida que os países enriquecem, devem ficar ainda mais felizes. Os terríveis avisos sobre as pragas da solidão, suicídio, depressão e ansiedade não sobrevivem à verificação dos fatos.

94. Um mínimo de ansiedade pode ser o preço que pagamos pela incerteza da liberdade. É uma outra palavra para a vigilância, deliberação e exame íntimo que a liberdade exige. Não é totalmente surpreendente que, à medida que as mulheres ganharam autonomia em relação aos homens, elas também decaíram em felicidade. Antigamente, a lista de responsabilidades das mulheres raramente se estendia além da esfera doméstica. Hoje, as mulheres jovens afirmam cada vez mais que seus objetivos de vida incluem carreira, família, casamento, dinheiro, recreação, amizade, experiência, corrigir as desigualdades sociais, ser uma líder em sua comunidade e fazer uma contribuição para a sociedade.

95. Embora as pessoas hoje sejam mais felizes, elas não são tão felizes quanto se poderia esperar, talvez porque apreciem a vida de um adulto, com todas as suas preocupações e entusiasmo. Afinal, a definição original do Iluminismo era "a emergência da humanidade de sua imaturidade autoinfligida".

96. Tecnofilantropos financiaram institutos de pesquisa dedicados a descobrir novas ameaças existenciais e descobrir como salvar o mundo delas, incluindo o Instituto do Futuro da Humanidade, o Instituto do Futuro da Vida, o Centro para o Estudo do Risco Existencial e o Catastrófico Instituto de Risco Global.

97. Como devemos pensar sobre as ameaças existenciais que se escondem por trás de nosso progresso incremental? Ninguém pode profetizar que um cataclismo nunca acontecerá, e este capítulo não contém tal garantia.

98. Algumas ameaças são fruto do pessimismo histórico e cultural. Outras são genuínas, mas podemos tratá-las não como apocalipses em espera, mas como problemas a serem resolvidos.

99. David Deutsch aponta que essas civilizações poderiam ter frustrado os golpes fatais se tivessem melhor tecnologia agrícola, médica ou militar: Antes de nossos ancestrais aprenderem a fazer o fogo artificialmente (e muitas vezes desde então), as pessoas devem ter morrido de exposição literalmente em cima dos meios de fazer os fogos que teriam salvado suas vidas, porque elas não sabiam como. Em um sentido paroquial, o clima os matou; mas a explicação mais profunda é a falta de conhecimento. Muitas das centenas de milhões de vítimas do cólera ao longo da história devem ter morrido em frente das lareiras que poderiam ferver sua água potável e salvar suas vidas; mas, novamente, eles não sabiam disso. Geralmente, a distinção entre um desastre “natural” e um provocado pela ignorância é paroquial. Antes de todas as catástrofes naturais que as pessoas costumavam pensar como "apenas acontecendo" ou sendo ordenadas pelos deuses, agora vemos muitas opções que as pessoas afetadas não tomaram — ou, melhor, não criaram. E todas essas opções somam-se à opção abrangente que elas não conseguiram criar, ou seja, a de formar uma civilização científica e tecnológica como a nossa.

100. Quanto mais sofisticada e poderosa uma tecnologia, mais pessoas são necessárias para transformá-la em uma arma. E quanto mais pessoas são envolvidas em transformá-la em arma, mais os controles sociais funcionam para desarmar, suavizar ou evitar que aconteçam danos. Acrescento um pensamento adicional. Mesmo se você tivesse um orçamento para contratar uma equipe de cientistas cujo trabalho era desenvolver uma arma biológica de extinção das espécies, ou reduzir a velocidade da internet a zero, provavelmente ainda não conseguiria. Isso porque centenas de milhares de muitos anos de esforço foram gastos para evitar que isso acontecesse, no caso da Internet, e milhões de anos de esforço evolutivo para prevenir a morte de espécies, no caso da biologia. É extremamente difícil de fazer, e quanto menor for a equipe desonesta, mais difícil. Quanto maior a equipe, mais influências sociais.

101. Inglehart e Norris concluíram que os defensores do populismo autoritário são os perdedores não tanto da competição econômica quanto da competição cultural. Os eleitores do sexo masculino, religiosos, menos educados e na maioria étnica “sentem que se tornaram estranhos aos valores predominantes em seu próprio país, deixados para trás por marés progressivas de mudança cultural que não compartilham... A revolução silenciosa lançada na década de 1970 parece ter gerado uma ressentida reação contrarrevolucionária hoje.”

102. Como será a tensão entre o humanismo liberal, cosmopolita e iluminista que tem varrido o mundo por décadas e o populismo regressivo, autoritário e tribal retrocedendo? As principais forças de longo prazo que impulsionaram o liberalismo — mobilidade, conectividade, educação, urbanização — provavelmente não sofrerão reversão, nem tampouco a pressão por igualdade de mulheres e minorias étnicas.

103. Como o filósofo Isaiah Berlin apontou, o ideal de uma sociedade perfeitamente justa, igual, livre, saudável e harmoniosa, na qual as democracias liberais nunca estão à altura, é uma fantasia perigosa. As pessoas não são clones em uma monocultura, então o que satisfaz uma frustra a outra, e a única maneira de elas se tornarem iguais é se forem tratadas de forma desigual. Além disso, entre os privilégios da liberdade está a liberdade das pessoas de estragar suas próprias vidas.

104. [O texto de Isaiah Berlin denominado Quatro Ensaios Sobre a Liberdade pode ser baixado do meu Drive]

105. Outro paradoxo da racionalidade é que a perícia, a capacidade intelectual e o raciocínio consciente não garantem, por si só, que os pensadores se aproximarão da verdade. Pelo contrário, podem ser armas para uma racionalização cada vez mais engenhosa. [Aqui Pinker abre uma janela para a crítica que se faz aos intelectuais].

106. Embora examinar dados da história e das ciências sociais seja uma maneira melhor de avaliar nossas ideias do que argumentar com a imaginação, o teste ácido da racionalidade empírica é a previsão. A ciência avança testando as previsões de hipóteses, e todos nós reconhecemos a lógica na vida cotidiana quando elogiamos ou ridicularizamos os filósofos de botequim dependendo se os eventos os confirmam, quando usamos expressões que responsabilizam as pessoas por sua precisão, como ser humilhado e passar vergonha, e quando usamos ditados como "Ponha seu dinheiro onde está sua boca" e "A prova do pudim está em comê-lo."

107. Os ganhos que determinam suas reputações não coincidem com a precisão das previsões, uma vez que ninguém está registrando a pontuação. Em vez disso, sua reputação depende de sua capacidade de entreter, excitar ou chocar; em sua capacidade de inspirar confiança ou medo (na esperança de que uma profecia possa ser autossuficiente ou autodestrutiva); e em sua habilidade em galvanizar uma coalizão e celebrar sua virtude.

108. Os especialistas são engenhosos em moldar suas previsões para protegê-los de refutações, usando auxiliares modais (poderá, deverá), adjetivos (alta probabilidade, séria possibilidade) e modificadores temporais (muito em breve, em um futuro não muito distante).

109. De fato, os próprios traços que colocaram esses especialistas sob os olhos do público os tornaram os piores em previsões. Quanto mais famosos eles eram, e quanto mais próximo o evento estava de sua área de especialização, menos precisas suas previsões se revelaram.

110. Embora os americanos em todo o espectro político tenham se desviado para a esquerda em 2004, desde então divergiram em todas as questões importantes, exceto os direitos dos homossexuais, incluindo regulamentação governamental, gastos sociais, imigração, proteção ambiental e força militar. Ainda mais preocupante, cada lado se tornou mais desdenhoso do outro. Em 2014, 38 por cento dos Democratas tinham visões "muito desfavoráveis" do Partido Republicano (acima dos 16% em 1994), e mais de um quarto os viam como "uma ameaça ao bem-estar da nação". Os republicanos foram ainda mais hostis aos democratas, com 43% vendo o partido de maneira desfavorável e mais de um terço o vendo como uma ameaça. Os ideólogos de cada lado também se tornaram mais resistentes a concessões.

111. As universidades deveriam ser a arena na qual o preconceito político é posto de lado e a investigação aberta revelar a maneira como o mundo funciona. Mas justamente quando mais precisamos desse fórum desinteressado, a academia também se tornou mais politizada — não mais polarizada, mas mais de esquerda. As faculdades sempre foram mais liberais do que a população americana, mas a distorção tem aumentado. Em 1990, 42% dos professores eram de extrema esquerda ou liberais (11 pontos percentuais a mais do que a população americana), 40% eram moderados e 18% eram de extrema direita ou conservadores, para uma proporção esquerda-direita de 2,3 para 1. Em 2014, as proporções eram 60 por cento extrema esquerda ou liberal (30 pontos percentuais a mais do que a população), 28 por cento moderado e 12 por cento conservador, uma proporção de 5 a 1. As proporções variam por campo: departamentos de negócios, ciência da computação, engenharia e ciências da saúde são divididos igualmente, enquanto as ciências humanas e sociais estão decididamente à esquerda: a proporção de conservadores é de um dígito, e eles são superados em número pelos marxistas de dois para um. Professores nas ciências físicas e biológicas estão no meio, com poucos radicais e virtualmente nenhum marxista, mas os liberais superam os conservadores por uma ampla margem. A inclinação liberal da academia (e do jornalismo, do comentário e da vida intelectual) é de certa forma natural. A investigação intelectual está fadada a desafiar o status quo, que nunca é perfeito. E proposições articuladas verbalmente, ações intelectuais no comércio, são mais adequadas às políticas deliberadas tipicamente favorecidas pelos liberais do que às formas difusas de organização social, como mercados e normas tradicionais tipicamente favorecidas pelos conservadores.

112. Uma inclinação liberal também é, com moderação, desejável. O liberalismo intelectual esteve na vanguarda de muitas formas de progresso que quase todos passaram a aceitar, como democracia, seguro social, tolerância religiosa, a abolição da escravidão e da tortura judicial, o declínio da guerra e a expansão dos direitos humanos e civis . Em muitos aspectos, somos (quase) todos liberais agora.

113. Mas vimos que quando um credo se torna vinculado a um grupo interno, as faculdades críticas de seus membros podem ser desativadas, e há razões para pensar que isso aconteceu em setores acadêmicos. Em The Blank Slate (atualizado em 2016), mostrei como a política de esquerda distorceu o estudo da natureza humana, incluindo sexo, violência, gênero, educação dos filhos, personalidade e inteligência.

114. E uma facção da cultura acadêmica composta de professores de extrema esquerda, ativistas estudantis e uma burocracia autônoma da diversidade (pejorativamente chamada de guerreiros da justiça social) tornou-se agressivamente iliberal. Qualquer pessoa que discorde da suposição de que o racismo é a causa de todos os problemas é chamada de racista. Oradores não esquerdistas são frequentemente rejeitados após protestos ou abafados por multidões zombeteiras. Um aluno pode ser envergonhado publicamente por seu reitor por um e-mail privado que considera os dois lados de uma controvérsia. Os professores são pressionados a evitar palestras sobre tópicos perturbadores e têm sido submetidos a investigações stalinescas por opiniões politicamente incorretas. Frequentemente, a repressão se transforma em uma comédia não intencional. Uma diretriz para reitores sobre como identificar “microagressões” enumera observações como “A América é a terra da oportunidade” e “Acredito que a pessoa mais qualificada deve conseguir o emprego”. Os alunos mofinam e amaldiçoam um professor que os convidou a discutir uma carta escrita por sua esposa, sugerindo que os alunos relaxem sobre fantasias de Halloween. Um curso de ioga foi cancelado porque o ioga foi considerado "apropriação cultural". Os próprios comediantes não acham graça: Jerry Seinfeld, Chris Rock e Bill Maher, entre outros, têm medo de se apresentar em campi universitários porque, inevitavelmente, alguns alunos ficarão furiosos com uma piada.

115. Apesar de todas as loucuras no campus, não podemos permitir que polemistas de direita se entreguem a um preconceito e descartem qualquer ideia que não gostem que saia de uma universidade. O arquipélago acadêmico abraça um vasto mar de opiniões e está comprometido com normas como revisão por pares, mandato, debate aberto e a demanda por citações e evidências empíricas que são projetadas para promover a busca desinteressada pela verdade, por mais imperfeitamente que o façam na prática. Faculdades e universidades fomentaram as críticas heterodoxas analisadas aqui e em outros lugares, ao mesmo tempo que entregavam imensos dons de conhecimento ao mundo. E não é como se arenas alternativas — a blogosfera, a Twittersfera, as notícias a cabo, o rádio, o Congresso — fossem paradigmas de objetividade e rigor.

116. Um desafio de nossa era é como fomentar uma cultura intelectual e política movida pela razão, em vez do tribalismo e da reação mútua.

117. Pela mesma razão, os editorialistas deveriam abandonar o novo clichê de que estamos em uma “era pós-verdade”, a menos que consigam manter um tom de ironia contundente. O termo é corrosivo, porque implica que devemos nos resignar à propaganda e às mentiras e apenas revidar com mais de nós mesmos. Não estamos em uma era pós-verdade. Mendacidade, sombreamento da verdade, teorias da conspiração, delírios populares extraordinários e a loucura das multidões são tão antigos quanto nossa espécie, mas também o é a convicção de que algumas ideias estão certas e outras erradas.

118. O que pode ser feito para melhorar os padrões de raciocínio? A persuasão por fatos e lógica, a estratégia mais direta, nem sempre é fútil. É verdade que as pessoas podem se apegar a crenças desafiando todas as evidências, como Lucy em Peanuts, que insistiu que a neve sai do solo e sobe para o céu, mesmo quando ela estava sendo lentamente enterrada em uma nevasca. Mas há limites para a altura em que a neve pode se acumular. Quando as pessoas são confrontadas pela primeira vez com informações que contradizem uma posição demarcada, elas se tornam ainda mais comprometidas com ela, como seria de se esperar das teorias de cognição protetora de identidade, raciocínio motivado e redução da dissonância cognitiva. Sentindo sua identidade ameaçada, os crentes se dobram e juntam mais munição para se defender do desafio. Mas, como outra parte da mente humana mantém a pessoa em contato com a realidade, à medida que a contra-evidência se acumula, a dissonância pode aumentar até se tornar insuportável e a opinião tombar, fenômeno denominado ponto de inflexão afetiva. O ponto de inflexão depende do equilíbrio entre o quanto a reputação do detentor de opinião seria prejudicado por renunciar à opinião e se a contra-evidência é tão flagrante e pública a ponto de ser de conhecimento comum: um imperador nu, um elefante na sala.

119. Uma tentativa de construir um muro em torno da ciência e fazer a ciência pagar por ele usa um argumento diferente: que a ciência lida apenas com fatos sobre coisas físicas, então os cientistas estão cometendo um erro lógico quando dizem algo sobre valores, sociedade ou cultura. Como Wieseltier coloca: “Não cabe à ciência dizer se a ciência pertence à moralidade, à política e à arte. Essas são questões filosóficas, e ciência não é filosofia. ” Mas é esse argumento que comete um erro lógico, ao confundir proposições com disciplinas acadêmicas.

120. É certamente verdade que uma proposição empírica não é o mesmo que lógica, e ambas devem ser distinguidas de reivindicações normativas ou morais. Mas isso não significa que os cientistas estão sob uma ordem de mordaça que os proíbe de discutir questões conceituais e morais, da mesma forma que os filósofos não devem manter a boca fechada sobre o mundo físico.

121. Mais insidiosa do que descobrir formas cada vez mais enigmáticas de racismo e sexismo é uma campanha de demonização que impugna a ciência (junto com a razão e outros valores do Iluminismo) por crimes que são tão antigos quanto a civilização, incluindo racismo, escravidão, conquista e genocídio. Este foi um dos principais temas da influente Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, o movimento quase marxista originado por Theodor Adorno e Max Horkheimer, que proclamaram que “a Terra totalmente iluminada irradia desastre triunfante”. Também figura nas obras de teóricos pós-modernistas como Michel Foucault, que argumentou que o Holocausto foi o culminar inevitável de uma "biopolítica" que começou com o Iluminismo, quando a ciência e a governança racional exerceram um poder crescente sobre a vida das pessoas. Em uma linha semelhante, o sociólogo Zygmunt Bauman culpou o Holocausto ao ideal do Iluminismo de “refazer a sociedade, forçá-la a se conformar a um plano global concebido cientificamente”. Nesta narrativa distorcida, os próprios nazistas são deixados em paz ("A culpa é da modernidade!").

122. O mesmo ocorre com a ideologia radicalmente contra-iluminista dos nazistas, que desprezava o culto burguês liberal degenerado da razão e do progresso e abraçava uma vitalidade orgânica e pagã que impulsionava a luta entre as raças. Embora a Teoria Crítica e o pós-modernismo evitem métodos "científicos", como quantificação e adoração ao sistema e cronologia sistemática, os fatos sugerem que eles têm a história ao avesso. Genocídio e autocracia eram onipresentes nos tempos pré-modernos e diminuíram, não aumentaram, à medida que a ciência e os valores do Iluminismo liberal se tornaram cada vez mais influentes após a Segunda Guerra Mundial.

123. A filosofia cresce a partir do reconhecimento de que clareza e lógica não vêm facilmente para nós e que estamos melhor quando nosso pensamento é refinado e aprofundado. As artes são uma das coisas que fazem a vida valer a pena, enriquecendo a experiência humana com beleza e discernimento. A crítica é em si uma arte que multiplica a apreciação e o gozo de grandes obras.

124. Os diagnósticos do mal-estar das humanidades apontam corretamente para tendências anti-intelectuais em nossa cultura e para a comercialização de universidades. Mas uma avaliação honesta teria que reconhecer que alguns dos danos são autoinfligidos.
[Como eu disse alhures: reconhecer que a ignorância ilustrada é pior do que a ignorância iletrada.]

125. As humanidades ainda precisam se recuperar do desastre do pós-modernismo, com seu obscurantismo desafiador, relativismo auto-refutável e sufocante correção política.

126. O objetivo de maximizar o florescimento humano — vida, saúde, felicidade, liberdade, conhecimento, amor, riqueza de experiência — pode ser chamado de humanismo.

127. Uma moralidade humanística repousa sobre o alicerce universal da razão e dos interesses humanos: é uma característica inevitável da condição humana que estaremos todos melhor se ajudarmos uns aos outros e evitarmos ferir uns aos outros. Por esta razão, muitos filósofos contemporâneos, incluindo Nagel, Goldstein, Peter Singer, Peter Railton, Richard Boyd, David Brink e Derek Parfit, são realistas morais (o oposto dos relativistas), argumentando que as afirmações morais podem ser objetivamente verdadeiras ou falsas. É a religião que é inerentemente relativística. Dada a ausência de evidências, qualquer crença em quantas divindades existem, quem são seus profetas e messias terrenos e o que eles exigem de nós pode depender apenas dos dogmas paroquiais de sua tribo. Isso não apenas torna a moralidade teísta relativística; pode torná-lo imoral. Deuses invisíveis podem ordenar às pessoas que matem hereges, infiéis e apóstatas. E uma alma imaterial não se comove com os incentivos terrenos que nos impelem a seguir em frente.

128. Os competidores por um recurso material geralmente ficam melhor se o dividem do que brigam por ele, especialmente se valorizam suas próprias vidas na terra. Mas os competidores por um valor sagrado (como terra sagrada ou afirmação de uma crença) podem não transigir, e se eles pensam que suas almas são imortais, a perda de seu corpo não é grande coisa — na verdade, pode ser um pequeno preço a pagar para uma recompensa eterna no paraíso. Muitos historiadores assinalaram que as guerras religiosas são longas e sangrentas, e as guerras sangrentas costumam ser prolongadas por convicções religiosas. Matthew White ... lista trinta conflitos religiosos entre as piores coisas que as pessoas já fizeram umas às outras, resultando em cerca de 55 milhões de mortes. (Em dezessete conflitos, as religiões monoteístas lutaram entre si; em outros oito, os monoteístas lutaram contra os pagãos.) E a afirmação comum de que as duas guerras mundiais foram desencadeadas pelo declínio da moralidade religiosa (como na recente afirmação do ex-estrategista Trump, Stephen Bannon que a Segunda Guerra Mundial opôs "o Ocidente judaico-cristão aos ateus") é uma história de burro. Os beligerantes de ambos os lados da Primeira Guerra Mundial eram cristãos devotos, exceto pelo Império Otomano, uma teocracia muçulmana. A única potência declaradamente ateísta que lutou na Segunda Guerra Mundial foi a União Soviética, e durante a maior parte da guerra ela lutou do nosso lado contra o regime nazista — que (ao contrário de outro mito) simpatizava com o cristianismo alemão e vice-versa, as duas facções unidas em sua aversão à modernidade secular.

129. O próprio Hitler era um deísta que disse: “Estou convencido de que estou agindo como agente de nosso Criador. Ao lutar contra os judeus, estou fazendo a obra do Senhor.”

130. Os defensores do teísmo replicam que guerras e atrocidades irreligiosas, motivadas pela ideologia secular do comunismo e pela conquista comum, mataram ainda mais pessoas. Fale sobre relativismo! É peculiar classificar a religião nesta curva: se a religião fosse uma fonte de moralidade, o número de guerras religiosas e atrocidades deveria ser zero. E obviamente o ateísmo não é um sistema moral em primeiro lugar. É apenas a ausência de crença sobrenatural, como uma relutância em acreditar em Zeus ou Vishnu. A alternativa moral ao teísmo é o humanismo.

131. Entre as contribuições positivas das religiões em épocas e lugares específicos estão a educação, a caridade, os cuidados médicos, o aconselhamento, a resolução de conflitos e outros serviços sociais (embora no mundo desenvolvido esses esforços sejam diminuídos por suas contrapartes seculares; nenhuma religião poderia ter dizimado a fome, doença, analfabetismo, guerra, homicídio ou pobreza nas escalas que vimos na parte II). As organizações religiosas também podem fornecer um sentimento de solidariedade comunitária e apoio mútuo, juntamente com arte, ritual e arquitetura de grande beleza e ressonância histórica, graças à sua vantagem milenar. Eu mesmo participo disso, com muito prazer.

132. Assim como as instituições religiosas merecem elogios quando buscam fins humanísticos, elas não devem ser protegidas de críticas quando obstruem esses fins. Os exemplos incluem a sonegação de cuidados médicos de crianças doentes em seitas de cura pela fé, a oposição à morte assistida de forma humana, a corrupção do ensino de ciências nas escolas, a supressão de pesquisas biomédicas delicadas, como células-tronco, e obstrução de políticas de saúde pública que salvam vidas, como contracepção, preservativos e vacinação contra o HPV.

133. Se os princípios factuais da religião não podem mais ser levados a sério, e seus princípios éticos dependem inteiramente de serem justificados pela moralidade secular, o que dizer de suas reivindicações de sabedoria nas grandes questões da existência? Um dos pontos favoritos dos crentes é que somente a religião pode atender aos anseios mais profundos do coração humano. A ciência nunca será adequada para abordar as grandes questões existenciais da vida, morte, amor, solidão, perda, honra, justiça cósmica e esperança metafísica.

134. Uma “espiritualidade” que vê um significado cósmico nos caprichos da fortuna não é sábia, mas tola. O primeiro passo em direção à sabedoria é a compreensão de que as leis do universo não se importam com você. A próxima é a compreensão de que isso não significa que a vida não tenha sentido, porque as pessoas se preocupam com você e vice-versa. Você se preocupa consigo mesmo e tem a responsabilidade de respeitar as leis do universo que o mantêm vivo, para que você não desperdice sua existência. Seus entes queridos se preocupam com você e você tem a responsabilidade de não deixar seus filhos órfãos, viúva ou viúvo seu cônjuge e arruinar seus pais. E qualquer pessoa com sensibilidade humanística se preocupa com você, não no sentido de sentir sua dor — a empatia humana é muito fraca para se espalhar por bilhões de estranhos — mas no sentido de perceber que sua existência não é cosmicamente menos importante que a deles, e que todos temos a responsabilidade de usar as leis do universo para melhorar as condições em que todos podemos florescer.

135. À medida que a espiral de melhoria recursiva ganha ímpeto, ganhamos vitórias contra as forças que nos oprimem, principalmente as partes mais sombrias de nossa própria natureza. Penetramos nos mistérios do cosmos, incluindo a vida e a mente. Vivemos mais, sofremos menos, aprendemos mais, ficamos mais inteligentes e desfrutamos de mais pequenos prazeres e experiências ricas. Menos de nós são mortos, agredidos, escravizados, oprimidos ou explorados pelos outros. De alguns oásis, os territórios com paz e prosperidade estão crescendo e podem um dia abranger o globo. Resta muito sofrimento e um perigo tremendo. Mas ideias sobre como reduzi-los foram expressas e um número infinito de outras ainda está para ser concebido.

136. Nunca teremos um mundo perfeito e seria perigoso procurá-lo. Mas não há limite para as melhorias que podemos alcançar se continuarmos a aplicar o conhecimento para aumentar o florescimento humano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo.