com pocos, pero doctos, libros juntos,
vivo en conversación com los difuntos
y escucho com mis ojos a los muertos"
Quevedo
A Quarta Revolução – A Corrida Global para Reinventar o Estado — John Micklethwait, Adrian Wooldridge
1. Enterrada em um subúrbio de Xangai, perto do poluído Anel Viário Interno da cidade, a Academia de Liderança Executiva da China em Pudong parece ter um propósito militar. Há arame farpado nas cercas ao redor do enorme complexo e guardas no portão. Mas dirigindo até o campus pela curiosamente chamada Rua das Futuras Expectativas você entrará em Harvard, conforme redesenhado pelo Dr. No. No meio está um enorme edifício vermelho brilhante em forma de escrivaninha, com um tinteiro escarlate igualmente monumental ao lado dele. Em torno, espalhados por cerca de quarenta e dois hectares, estão lagos e árvores, bibliotecas, quadras de tênis, um centro esportivo (com uma academia, uma piscina e mesas de tênis de mesa) e uma série de prédios baixos de dormitórios marrons, todos projetado para se parecer com livros abertos. O CELAP chama tudo isso de “campus”, mas a organização é muito disciplinada, hierárquica e profissional para ser uma universidade. Os residentes estão mais perto do alvo quando a chamam de “escola de treinamento de quadros”: esta é uma organização voltada para o domínio mundial.
Os alunos da academia de liderança são os futuros governantes da China. Os dormitórios de aparência igualitária mascaram uma hierarquia estrita, com suítes para os visitantes mais velhos de Pequim. E como acontece com outras tentativas de supremacia global, há um elemento de vingança. Há 1.300 anos, a equipe do CELAP lembra a você, a China criou um sistema de exames imperiais para encontrar os melhores jovens para se tornarem funcionários públicos. Durante séculos, esses "mandarins" comandaram o governo mais avançado do mundo, mas no século XIX os britânicos e os franceses (e, eventualmente, os americanos) roubaram seu sistema — e o melhoraram. Desde então, um governo melhor tem sido uma das grandes vantagens do Ocidente. Agora os chineses querem essa vantagem de volta.
Quando a academia de liderança foi estabelecida em 2005, o presidente Hu Jintao expôs seu propósito: “Para construir a China em uma sociedade moderna e próspera de uma forma abrangente e desenvolver o socialismo com características chinesas, é urgente que lancemos programas de treinamento em larga escala para melhorar significativamente a qualidade de nossos líderes. ” Em vez de focar na doutrinação como as escolas partidárias, o CELAP e suas duas irmãs menores em Jinggangshan (CELAJ) e Yan’an (CELAY) foram projetados para serem lugares práticos. O objetivo é alavancar suas habilidades, fortalecer sua mentalidade global e melhorar suas habilidades de apresentação. Tudo para complementar o que se passa nas escolas partidárias. Mas o fato de o CELAP ter sede em Xangai, enquanto a escola central do partido fica em Pequim, adiciona um frisson competitivo. Quando um estagiário em Pudong explica que a escola partidária se concentra em "por que", enquanto o CELAP analisa "como", não há dúvida de qual pergunta ele acha que é mais importante para o futuro da China. Se o CELAP tivesse um lema, poderia ser o dístico de Alexander Pope, "Para formas de governo, deixe os tolos contestarem / O que for melhor administrado é a melhor."
Motivados pelo desejo de “administrar melhor”, cerca de dez mil pessoas por ano frequentam os cursos na escola, novecentas pela primeira vez. Alguns chegam ex officio: se você é um burocrata que acaba de ser colocado no comando de uma empresa estatal, um governador que recebeu uma província para administrar ou um embaixador a caminho de um novo cargo, você é enviado para Pudong para um curso de atualização. (Como agradecimento, os embaixadores devem enviar à biblioteca um livro para simbolizar sua nova passsagem. O homem que enviou The Rough Guide to Nepal tem algumas explicações a dar.) De modo geral, um curso na academia de liderança tornou-se um prêmio a ser embolsado por qualquer burocrata ambicioso. Espera-se que cada funcionário chinês tenha treinado três meses a cada cinco anos, ou cerca de 133 horas por ano. Os cursos do CELAP têm inscrições excessivas em um fator de três, com a maioria dos candidatos escolhidos entre os vice-diretores gerais, o quarto degrau mais alto do sistema chinês.
As duas perguntas mais comuns, diz um professor, são "O que funciona melhor?" e “Pode ser aplicado aqui?” Um curso típico é dividido em três partes, com as aulas logo dando lugar primeiro ao trabalho de campo, com os mandarins enviados para estudar algo que possa ser útil, e depois para a discussão sobre como aplicá-lo. Os assuntos variam desde os relativamente pequenos, como a maneira mais conveniente de demolir casas para projetos de infraestrutura, até os monumentais, como projetar o sistema previdenciário mais eqüitativo. O apetite por ideias é voraz: ideias de empresas locais (lá há duzentos centros de estudo de campo no delta do rio Yangtze, incluindo um mini campus CELAP na cidade de Kunshan); ideias de várias universidades nacionais; idéias de pensadores de gestão ocidentais.
Quando os chineses modernizaram sua economia, eles se voltaram para o Ocidente em busca de inspiração, e a academia de liderança ainda envia pessoas ao Vale do Silício para buscar inovação. O governo é uma história diferente. Fala-se que o CELAP é a "Escola Kennedy da China", e Joseph Nye, o ex-reitor da Escola de Governo Kennedy de Harvard, deu uma palestra lá. Mas também há indícios de que Harvard é um pouco teórica demais para o que a China precisa agora. Exemplos históricos não são o que se exige, muito menos exemplos históricos que celebram as virtudes da democracia ou do poder brando. O CELAP visa fornecer um governo eficiente no aqui e agora, fornecer cuidados de saúde baratos e escolas disciplinadas. E desse ponto de vista, há lugares melhores para olhar do que a América paralisada — principalmente Cingapura.
A cidade-estado pode ser minúscula, mas entregou a maioria das coisas que os chineses desejam do governo — escolas de classe mundial, hospitais eficientes, lei e ordem, planejamento industrial — com um setor público que é proporcionalmente metade do tamanho dos americanos. Para os chineses, é o Vale do Silício do governo. Até mesmo a ideia central do CELAP — treinar um quadro de funcionários de elite — é baseada no modelo de Cingapura, embora os chineses se gabem de que seus requisitos são mais onerosos. Portanto, não é surpreendente que a academia de liderança exiba orgulhosamente fotos de suas figuras seniores participando de reuniões em Cingapura e do criador de Cingapura, Lee Kuan Yew, visitando o campus.
A academia de liderança às vezes pode parecer um pouco cômica. As autoridades se enredam tentando explicar por que algumas ideias governamentais que funcionam bem no exterior, como democracia e liberdade de expressão, não funcionam na China por "razões culturais". Um professor cita um provérbio sobre algumas laranjeiras com sabor doce "apenas na margem sul do rio". A corrupção em Washington é denunciada em termos retumbantes, independentemente do fato de que a riqueza publicada dos cinquenta membros mais ricos do Congresso Nacional do Povo de Pequim é de US $ 95 bilhões — sessenta vezes a riqueza combinada dos cinquenta membros mais ricos do Congresso americano, um tanto monitorado de maneira mais estrita. Os sites locais em Xangai estão cheios de histórias de ineficiência e corrupção. Na verdade, o motivo da existência do CELAP é que os chineses sabem que precisam fazer melhor.
Ainda assim, como um todo, a resposta correta de qualquer político ocidental que visita o CELAP é semelhante à de um fabricante ocidental que visitou uma fábrica de Xangai há duas décadas: espanto e talvez um certo grau de medo. Assim como a China deliberadamente decidiu remasterizar a arte do capitalismo algumas décadas atrás, agora está tentando remasterizar a arte do governo. A principal diferença é que os chineses acreditam que hoje em dia há muito menos a ganhar estudando o governo ocidental do que estudando o capitalismo ocidental.
Leviathan e seus descontentes
2. Em todo o mundo, de Santiago a Estocolmo, os políticos e burocratas mais inteligentes também estão vasculhando o mundo em busca de ideias. A razão é simples: o principal desafio político da próxima década será consertar o governo.
3. Em The Federalist Papers, Alexander Hamilton exortou seus conterrâneos americanos a decidir “se as sociedades de homens são realmente capazes ou não de estabelecer um bom governo por reflexão e escolha, ou se estão destinadas para sempre a depender de acidentes e da força para suas constituições políticas.”
4. Pois o estado está prestes a mudar. Uma revolução está no ar, impulsionada em parte pela necessidade de diminuir os recursos, em parte pela lógica da competição renovada entre os Estados-nação e em parte pela oportunidade de fazer as coisas melhores. Esta Quarta Revolução no governo mudará o mundo. Por que chamá-la de quarta revolução?
5. A primeira ocorreu no século XVII, quando os príncipes da Europa construíram estados centralizados que começaram a se posicionar à frente do resto do mundo.
6. A segunda revolução ocorreu no final dos séculos XVIII e XIX. Tudo começou com as revoluções americana e francesa e, eventualmente, se espalhou pela Europa.
7. Assim, uma vida melhor para todos os cidadãos tornou-se parte do contrato com o Leviathan. Isso abriu o caminho para a aberração do comunismo, mas também para a terceira grande revolução: a invenção do moderno estado de bem-estar.
8. Depois Margaret Thatcher e Ronald Reagan, inspirados por pensadores liberais clássicos como Milton Friedman, interromperam temporariamente a expansão do Estado e privatizaram os altos comandos da economia. Chamamos isso de meia revolução porque, embora remetesse a algumas das ideias fundadoras da segunda revolução “liberal”, no final falhou em fazer qualquer coisa para reverter o tamanho do Estado.
9. No entanto, o estado ocidental agora está associado a outra característica: inchaço. As estatísticas contam parte da história. Na América, os gastos do governo aumentaram de 7,5% do PIB em 1913 para 19,7% em 1937, para 27% em 1960, para 34% em 2000 e para 41% em 2011.
10. Na Grã-Bretanha, aumentou de 13 por cento em 1913 para 48 por cento em 2011,
[Depois de citar diversos casos da intervenção estatal em nossas vidas:]
Para o bem ou para o mal, a democracia e a elefantíase andam de mãos dadas.
11. Apenas 17% dos americanos afirmam ter confiança no governo federal, menos da metade dos 36% encontrados em 1990 e um quarto dos 70% encontrados na década de 1960.
12. Você pode sentir a frustração com as escolas ruins em Guangzhou tão certamente quanto na Praça Tahrir ou nas favelas de São Paulo.
13. Portanto, tanto no Ocidente quanto no mundo emergente, o estado está em apuros. O mistério é por que tantas pessoas presumem que uma mudança radical é improvável. O status quo, na verdade, é a opção menos provável.
É hora da Quarta Revolução.
Por que tem de mudar
14. Colocar o Leviatã sob controle será o núcleo da política global por causa de uma confluência de três forças: fracasso, competição e oportunidade. O Ocidente precisa mudar porque está falindo.
15. O mundo emergente precisa de reformas para continuar avançando.
16. A cada seis meses, o Fundo Monetário Internacional publica seu monitor fiscal, no qual a Tabela Estatística traz o emocionante título “Economias Avançadas: Necessidades de Ajuste Ilustrativas com Base em Metas de Dívida de Longo Prazo”; sua coluna final faz uma estimativa, uma vez que os gastos relacionados à idade foram considerados, sobre quanto os governos precisam cortar custos ou aumentar as receitas a fim de reduzir suas dívidas para níveis razoáveis em 2030. Na América, a cifra é de 11,7% do PIB, no Japão é de 16,8% e, nos países avançados do G20 como um todo, é em média de 9,3%.
17. Mesmo os políticos mais consensuais da Europa reconhecem que algo precisa mudar:
18. Esta batalha irá direto ao cerne da democracia. Os políticos ocidentais adoram se gabar das virtudes da democracia e exortam os países errantes, do Egito ao Paquistão, a adotá-la.
19. Mas a prática da democracia no Ocidente está divergindo cada vez mais do ideal, com o Congresso dos EUA poluído por dinheiro e partidarismo, parlamentos europeus atormentados pela deriva e o público em geral cada vez mais descontente. A verdade nada edificante é que a democracia ocidental se tornou um tanto frouxa e surrada quando estava quase sempre concedendo coisas.
20. Grupos de interesse (incluindo muitas pessoas que trabalham para o estado) têm se mostrado notavelmente bem-sucedidos em sequestrar o governo.
Por que as ideias importam
21. Como o estado deve ser alterado? Achamos que qualquer resposta deve envolver duas coisas — uma enraizada no pragmatismo e outra nos princípios políticos.
22. O estado ainda está preso na era da integração vertical, quando Henry Ford achou que fazia sentido possuir as ovelhas cuja lã foi para as capas dos assentos de seus carros.
23. O estado moderno sobrecarregado é uma ameaça à democracia: quanto mais responsabilidades o Leviatã assume, pior as desempenha e mais furiosas as pessoas ficam — o que apenas as faz exigir ainda mais ajuda.
CAPÍTULO UM — THOMAS HOBBES E A ASCENSÃO DO ESTADO-NAÇÃO
24. Os Webbs [Beatrice e Sidney] fundaram a Fabian Society para fornecer uma guarda pretoriana de visionários socialistas, estabeleceram a London School of Economics para treinar uma nova geração de engenheiros sociais de todo o mundo e criaram o New Statesman para atuar como um líder de torcida de sua revolução socialista.
25. Beatrice também personificou o lado negro do socialismo. Ela e Sidney saudaram Stalin como o arquiteto de uma nova civilização, descartando as evidências de que milhões de pessoas morreram de fome na Ucrânia (incluindo as provas fornecidas por Malcolm Muggeridge, que era casado com sua sobrinha) como propaganda contra-revolucionária.
26. John Maynard Keynes era mais liberal do que socialista: ele preferia tomar champanhe com os Asquiths a beber água com os Webbs e se recusava veementemente a transferir sua lealdade dos liberais em declínio para o Partido Trabalhista em ascensão. O Partido Trabalhista era obcecado demais por classes para o seu gosto, e Keynes era "mais do que o normal" parcial à especulação capitalista, como ele disse, fazendo fortuna para si mesmo e outra para sua faculdade de Cambridge, King's. Ele também era um elitista não reconstruído que queria preservar a alta cultura da intelectualidade vitoriana. Porém, em Teoria geral do emprego, juros e dinheiro (1936), ele produziu a crítica mais devastadora já publicada do liberalismo laissezfaire, particularmente o conceito central do laissez-faire de que o capitalismo é um mecanismo de autocorreção. A crítica de Keynes foi muito mais devastadora do que a de Marx porque foi expressa na linguagem da economia moderna e porque foi escrita — e muito bem escrita também — a partir de uma posição de simpatia exasperada com o sistema, em vez de hostilidade raivosa.
27. Em essência, Keynes apresentou uma maneira de salvar o capitalismo de si mesmo pelo uso cuidadoso dos gastos do governo.
28. O triunfo do pensamento estatista na Grã-Bretanha se repetiu em todo o mundo. Na Rússia e na Alemanha, o culto ao grande governo veio na forma de comunismo e fascismo. Havia mais no totalitarismo do que a adoração do Estado. Tanto os nazistas quanto os comunistas se fixaram primeiro no partido, e não no estado — na verdade, eles usaram o partido para capturar e transformar o estado. Para os comunistas, o proletariado, e não o Estado, era a locomotiva da história. Para Hitler, o estado era "apenas o navio e a corrida é o que ele contém". Mas Hitler e Stalin (e quanto a isso Mussolini, Franco e Perón) misturaram uma boa dose do culto ao Estado hegeliano em seus pesadelos e colocaram a economia sob o controle do Estado.
29. No Brasil, Fernando Henrique Cardoso introduziu um programa de privatizações inspirado em Thatcher que, medido pelo valor dos ativos vendidos, era duas vezes maior que o da Grã-Bretanha.
A revolução de meio sucesso
30. Portanto, Reagan e Thatcher — e por extensão Milton Friedman — venceram a discussão.
31. Reagan não conseguiu persuadir sua Câmara dos Representantes, controlada pelos democratas, a decretar os cortes de gastos que deveriam acompanhar seus cortes de impostos, produzindo uma explosão no déficit americano.
32. Na América, o centrismo relativamente frugal de Bill Clinton deu lugar ao "conservadorismo compassivo" de George W. Bush, uma licença para o inchaço do governo. “Grande governança” — o conjunto cada vez maior de regras e regulamentos que governam a vida de todos — se expandiu ainda mais rápido do que o grande governo, estimulado em parte pela esquerda (diversidade, saúde e segurança), mas também em parte pela direita (câmeras de circuito fechado, a guerra contra as drogas e, após 11 de setembro, a guerra contra o terror).
33. Cerca de mil páginas de regulamentos federais foram acrescentadas a cada ano em que o jovem Bush estava no cargo.
34. E quando ele deixou o cargo em 2008, um conservador de governo grande foi substituído por um liberal de governo ainda maior.
35. Mas a verdade é que de 2000 a 2012 os gastos públicos dispararam em toda parte como proporção da renda nacional — de 51,6 por cento para 55,9 por cento na França, de 45,9 por cento para 49 por cento na Itália, de 41,6 por cento para 46,9 por cento em Portugal, e de 31,2 por cento para 44,1 por cento na Irlanda.
CAPÍTULO CINCO — OS SETE PECADOS CAPITAIS E UMA GRANDE VIRTUDE DO GOVERNO DA CALIFÓRNIA
36. É difícil pensar em outro lugar onde a retórica do pequeno governo e a realidade do grande governo tenham se chocado de forma tão espetacular (como na Califórnia).
37. Nas últimas décadas, os californianos, geralmente entre as pessoas mais otimistas do planeta, recorreram com raiva a todos os meios à sua disposição, desde iniciativas eleitorais a um ciborgue obsoleto, para separar Sacramento.
38. Mas desde que um de nós entrou naquela sauna surreal em San Francisco, a Califórnia foi um exemplo de tudo que deu errado com o estado na Europa e na América.
39. Quais são exatamente os sintomas? Sete coisas se destacam: chame-os de os sete pecados capitais do governo moderno. E também adicionaremos uma grande virtude.
Primeiro. De outro século
40. Olhe para um mapa administrativo da Califórnia e você pode concluir que ... é uma confusão de milhares de condados, cidades e distritos sobrepostos. Beverly Hills e West Hollywood ficam no meio de Los Angeles, mas são cidades diferentes. O distrito escolar de LA tem 687.000 alunos, enquanto 23 outros distritos escolares têm 20 alunos ou menos. Em Sacramento, as coisas não são mais claras. A Califórnia tem mais de trezentos conselhos e comissões não eleitos, que vão desde a California Coastal Commission até o Speech-Language Pathology and Audiology and Hearing Aid Dispensers Board. Ela também tem a terceira constituição mais longa do mundo. Três quartos do orçamento estão fora do controle do governador, graças a uma sucessão de iniciativas eleitorais. [O texto continua com as excentricidades californianas...]
41. O Departamento de Agricultura dos EUA é uma das maiores burocracias de Washington, apesar do fato de que a agricultura agora emprega apenas 2 por cento da população.
Segundo — a doença de Baumol
42. A Califórnia tem sido inútil em tornar seu setor público mais eficiente. Nosso segundo e terceiro pecados, ambos com nomes de economistas famosos, ajudam a explicar por que os governos continuam custando mais caro.
43. Em uma sucessão de artigos clássicos de 1966 em diante, William Baumol argumentou que a produtividade aumenta muito mais lentamente nas indústrias de trabalho intensivo do que nas indústrias em que o capital na forma de maquinário pode ser substituído pelo trabalho.
44. A manufatura continua se tornando mais eficiente, mas os setores de serviços de mão-de-obra intensiva, como educação e saúde (que tendem a ser fornecidos total ou parcialmente pelo governo), não. O professor universitário médio, argumentou Baumol, não pode dar palestras mais rápido do que há uma década, nem o cirurgião médico pode realizar operações mais rapidamente.
45. .... por isso ... à medida que o custo dos produtos regulares diminui ... o custo de muitos serviços educacionais e de saúde aumenta à medida que a ciência avança e os padrões aumentam.
46. ... o salário médio americano aumentou dez vezes desde o final da década de 1970, quando comparado com o custo de uma televisão, mas caiu quando comparado com o custo dos cuidados de saúde.
47. Visto por esta lente, grande parte da história recente do estado é uma luta contra a doença de Baumol, com a única variação sendo o método.
48. Os alunos do estado agora pagam cerca de metade do custo de sua educação, em comparação com 12% em 1990. Mas o principal resultado foi um declínio na qualidade, em vez de uma melhoria na produtividade. Quarenta anos atrás, a Califórnia tinha o melhor sistema de ensino público do mundo. Hoje, a Califórnia rivaliza com o Mississippi no analfabetismo de seus alunos e na quantia gasta per capita. De forma mais ampla, as tentativas dos Estados Unidos de lidar com os custos sempre crescentes do ensino superior criaram uma epidemia de dívidas estudantis, que está perto de US $ 1 trilhão.
Terceiro - Lei de Olson
49. Em The Logic of Collective Action (1965), Olson apontou que os grupos de interesse têm uma enorme vantagem nas democracias. Organizar-se é uma dor, exigindo muito dinheiro, tempo e energia, então grupos de interesses pequenos, perseguindo objetivos que importam profundamente para eles, são muito mais propensos a fazer a organização do que a ampla maioria, perseguindo objetivos gerais e atormentados por caroneiros que desejam gozar dos benefícios da ação política sem incorrer em custos.
50. “Quanto maior o grupo, menos promoverá seus interesses comuns” foi a formulação clara de Olson para o problema.
51. Também gerou um aumento na regulamentação, uma vez que as empresas individuais pressionam por regras que criam barreiras à entrada de outras empresas. Esse é o coração do capitalismo de compadrio moderno — ele explica por que tantos subsídios vão para tantas pessoas.
52. Na California Correctional Peace Officers Association (CCPOA), alguns guardas estavam levando para casa mais de $ 100.000 por ano, com pensões de até 90 por cento do salário e aposentadoria a partir de cinquenta anos.
53. Recentemente, conforme essas vantagens foram divulgadas, o “complexo industrial da prisão” foi atacado e a lei dos três golpes foi relaxada. Mas os reformadores têm repetidamente se deparado com a lei de Olson: um pequeno lobby determinado pode se defender de um amplo interesse público.
54. Os sindicatos do setor público têm uma grande influência. Eles podem desligar coisas, incluindo serviços vitais como trens subterrâneos, sem sofrerem muitas consequências.
55. Essa influência compensa de duas maneiras importantes. Uma é que é muito difícil demitir um funcionário do setor público.
56. Em 2010, os residentes de Bell, uma cidade latina pobre de 38.000 habitantes, ficaram chocados ao descobrir que seu administrador municipal ganhava $ 788.000 por ano e seu chefe de polícia $ 457.000. Dois anos depois, uma investigação da Bloomberg revelou salários de arregalar os olhos: um psiquiatra estadual recebeu US $ 822.000, um policial rodoviário recebeu US $ 484.000 em salários e benefícios e 17 agentes penitenciários e 900 funcionários penitenciários receberam mais de US $ 200.000. No entanto, o principal problema não é o pagamento em si, mas os benefícios.
57. Muitas organizações do setor público americano se tornaram virtuosas nas artes do "aumento da previdência", vinculando as pensões aos ganhos dos funcionários em seu último ano, em vez de ganhos médios durante um período mais longo, e encorajando policiais que se aposentarão em breve e motoristas do metrô em acumular heroicas horas extras. [Uma coisa corriqueira nos serviços públicos brasileiros e responsável pelo astronômico déficit da previdência estatal.]
Quarto. O Estado Hiperativo
58. O quarto pecado é o “estado hiperativo” — a proliferação de regras que o governo produz e sua complexidade.
59. O código tributário da América quase triplicou em volume na última década — para quatro milhões de palavras — e muda, em média, uma vez por dia. Existem quarenta e duas definições diferentes de uma pequena empresa. O IRS publica um livreto de noventa páginas para explicar os quinze incentivos fiscais diferentes para o ensino superior. Não é de admirar que nove em cada dez contribuintes paguem para obter ajuda para concluir suas declarações.
60. O governo federal exige que os hospitais usem 140.000 códigos para as doenças que tratam, incluindo um para ferimentos causados por tartarugas.
QUINTO — FUZZY MATH (Matemática Difusa)
61. Não se trata apenas de equilibrar o orçamento do estado exigindo todos os tipos de truques, como aumentar impostos retrospectivamente e descarregar custos em cidades e condados; há um enorme acúmulo de passivos não financiados — promessas aos trabalhadores do estado sobre saúde e pensões que serão muito difíceis de cumprir. A parte não financiada desses passivos na Califórnia é oficialmente de US $ 128 bilhões, mas se eles fossem contabilizados corretamente, o buraco seria de US $ 328 bilhões, de acordo com o California Public Policy Center — cerca de US $ 8.600 para cada pessoa.
62. Quando Detroit foi à falência em 2013, havia uma conta de US $ 5,7 bilhões para benefícios médicos e US $ 3,5 bilhões para pensões.
63. É difícil imaginar alguém em Wall Street escapando impune disso, quanto mais de todas as outras manobras, como promover pessoas pouco antes da aposentadoria ou dar aos trabalhadores ajustes generosos de custo de vida. Mais de vinte mil funcionários públicos aposentados na Califórnia já recebem pensões de mais de US $ 100.000.
64. Os dois maiores furos foram o Medicare e a Previdência Social, estimados em US $ 27,6 trilhões e US $ 26,5 trilhões, respectivamente.
65. Como administrar uma organização complicada quando não se pode confiar nos números? Como planejar o futuro quando não se consegue distinguir entre os diferentes tipos de despesas?
SEXTO — A QUEM TEM, MAIS SERÁ DADO
66. O sexto pecado é o fato de que o governo não é mais "progressista". Longe de se concentrar naqueles que mais precisam, como os pobres e os jovens, os gastos do governo caem em direção aos idosos e aos relativamente abastados.
67. Na Califórnia, tanto os plutocratas quanto os pobres se saem mal fora do governo. Os primeiros pagam por uma grande parte dele, especialmente por meio de impostos sobre ganhos de capital. Os pobres podem não pagar muito imposto de renda, mas também não atraem muitos gastos públicos.
[Toda seção discorre sobre vantagens para a classe média em termos de gastos e incentivos e muito pouco para os mais pobres.]
SÉTIMO — PARALISE POLÍTICA E IMPASSE PARTIDÁRIO
68. Está na moda culpar essa animosidade em canais de mídia partidários como a Fox News ou na blogosfera. Mas o problema é mais profundo do que isso. Os californianos estão optando por viver em lugares com interesses semelhantes. São Francisco é provavelmente o enclave mais esquerdista do país, enquanto o Vale Central é um dos mais direitistas.
[Seguem comentários sobre o impasse partidário nas decisões e como afetada as comunidades.]
ENCONTRE O MAIOR PROBLEMA DE TODOS: VOCÊ
69. O mais preocupante sobre todos os sete pecados capitais é que eles fazem parte da condição humana. É sempre tentador pensar nos problemas do Estado como o resultado da entrega de muito poder a interesses especiais ou de ser visitado por uma praga de burocratas. Mas no final é o resultado de dar poder ao povo.
[Quando o funcionalismo inchado representa o principal eleitorado do processo político, a democracia transforma-se refém de seu corporativismo. Portanto, não se corrige o estado sem uma diminuição proporcional do seu funcionalismo a ponto de se tornar quantitativamente insignificante, ou se adotar medidas de só permitir o voto depois de alguns anos de serviço, para impedir a praga do empreguismo que se transforma em cabo eleitoral. Evidentemente que os autores não abordam esta questão.]
E A ÚNICA GRANDE VIRTUDE
70. “Se tudo é centrado no estado, nada se encaixa na ideia de que podemos fazer mais por conta própria.”
71. Isso ainda deixa muito a ser consertado, inclusive as pensões. O equilíbrio fiscal depende muito dos ricos: o 1% mais rico paga metade dos impostos de renda do estado.
72. As finanças de muitas cidades da Califórnia ainda parecem precárias. Mas se até mesmo a disfuncional Califórnia pode se mexer, certamente há esperança para outros? De fato, é possível encontrar alguns lampejos de esperança.
73. A capacidade da região de se recuperar de infortúnios e reparar seus erros ainda é sua característica mais admirável.
74. As consultorias de gestão e outras empresas reconhecem que consertar o estado será um dos maiores desafios (e oportunidades de negócios) dos próximos anos.
CAPÍTULO SEIS – A ALTERNATIVA ASIÁTICA
75. Em toda a Ásia, outros países estão recorrendo a ela à medida que desenvolvem seus próprios estados. Este modelo tem suas falhas e inconsistências, muitas das quais estão expostas na China. Dito de forma direta, não pensamos que seja o caminho ideal a seguir. Mas o resto do mundo pode aprender muito com a alternativa asiática. Vivemos em uma época em que o Ocidente não tem mais as melhores políticas.
76. Cingapura é a Disneylândia com a pena de morte, o paraíso projetado pela McKinsey, um shopping superdimensionado onde chiclete é proibido e os que jogam lixo no chão recebem uma surra.
77. O fato é que a ascensão de Cingapura é um dos milagres dos últimos setenta anos: um país que já foi um pântano empobrecido é agora um centro vibrante da economia global.
78. Lee e seus acólitos propuseram a ideia de que a Ásia é de alguma forma culturalmente diferente: mais focada na família, mais dedicada à educação e economia, mais disposta a confiar em uma elite mandarim.
79. O modelo cingapuriano de modernização autoritária representa, portanto, um desafio direto aos dois princípios básicos do Estado ocidental: que o governo deve ser democrático e generoso.
80. Eles estão desesperados por novas ideias. Isso não significa que escolherão as corretas. Há, como veremos, problemas estruturais realmente grandes com o modelo asiático, especialmente quando você começa a aplicar o modelo em um país tão diverso como a China.
81. Obviamente, essa força é adequada para os Lee. Mas a convicção do velho governante de que a democracia irrestrita não funciona nos países em desenvolvimento é claramente mais profunda do que o interesse próprio. “Não acredito que a democracia necessariamente leve ao desenvolvimento”, disse Lee, de maneira um tanto impertinente, a seus anfitriões nas Filipinas recentemente democratizada em 1992. “A exuberância da democracia leva a condições indisciplinadas e desordenadas.” Em outro lugar, ele disse que “o que um país precisa para se desenvolver é mais disciplina do que democracia”.
82. Mas a influência mais direta é a tradição mandarim da China, que selecionou as pessoas mais brilhantes para o governo.
83. A democracia é uma grande parte do problema do Ocidente: “Quando você tem democracia popular, para ganhar votos você tem que dar mais. E para vencer seu oponente na próxima eleição, você tem que prometer dar mais. Portanto, é um processo sem fim de leilões — e o custo, a dívida sendo paga pela próxima geração. ”
84. Cingapura é um modelo óbvio para toda essa construção frenética: o sistema funciona extremamente bem e segue as tradições de autossuficiência de muitos países asiáticos. O gasto social geral no continente é de apenas cerca de 30% dos níveis dos países ricos e notavelmente mais enxuto do que os sistemas notoriamente complicados da América Latina.
85. Até agora, a Ásia se inclina para esquemas de seguro social, como o de Cingapura, em vez dos de assistência social do Ocidente. Na Coreia do Sul, por exemplo, cerca de 80% do que você obtém do sistema está vinculado ao que você investe. Na Ásia como um todo, os gastos com saúde pública ainda representam apenas 2,5% do PIB, em comparação com cerca de 7% no grupo de nações ricas da OCDE.
86. A segunda razão é a crise do modelo ocidental de democracia e capitalismo de livre mercado. Na década de 1990, as palestras de Lee sobre valores asiáticos pareciam um tanto excêntricas, mesmo para asiáticos.
87. A crise econômica asiática em 1997 apenas reforçou o conceito da democracia ocidental, especialmente quando o FMI teve que lançar um programa de US $ 40 bilhões para ajudar a Coreia do Sul, Tailândia e Indonésia, que haviam tomado muitos empréstimos de bancos estrangeiros. Os líderes asiáticos, mesmo aqueles que não precisavam de subsídios, ainda se lembram da autoria onisciente dos homens do FMI, do Banco Mundial e do Tesouro dos EUA, que pensavam que sua sabedoria se estendia muito além dos três principais países afetados. Mais democracia parecia o único caminho a seguir. Na Indonésia, os Suhartos, que governaram o país autocraticamente por trinta anos, perderam o poder. A Coreia do Sul relaxou. Hoje a imagem está muito diferente.
88. Até agora, o século XXI tem sido um século podre para o modelo ocidental. Primeiro, a guerra da América contra o terrorismo, particularmente a invasão do Iraque, causou imensos danos à imagem da democracia, depois a crise de crédito destruiu a ideia de que o capitalismo liberal era a única resposta e, finalmente, a crise do euro e a oclusão de Washington em 2013 confirmaram as suspeitas asiáticas de que governo Ocidental é disfuncional. Para um número crescente de pessoas, as ideias de Lee forneceram precisamente o que Fukuyama pensava ser impossível — "uma alternativa sistemática viável".
89. Dubai está tentando produzir uma cópia no deserto da Arábia, com um distrito financeiro hipermoderno, shoppings ostentosos, empresas extraordinárias, um Programa de Excelência Governamental e “indicadores-chave de desempenho” emprestados de um professor da Harvard Business School, Robert Kaplan. O minúsculo emirado "avalia" seu desempenho em relação aos melhores governos do mundo — Cingapura, Nova Zelândia, Austrália e Canadá.
A EUFORIA DA BOA ORDEM SOCIAL
90. A ascensão da China à grandeza é a história geopolítica mais notável dos últimos trinta anos.
91. É agora a segunda maior economia do mundo, o maior consumidor de energia, o maior exportador de mercadorias, o maior detentor estrangeiro de dívida do governo americano, o maior repositório de milionários e bilionários. Também alcançou a maior redução da pobreza da história.
92. O China Youth Daily, um órgão da Liga da Juventude Comunista, observou que a China gasta cinco vezes mais com vinhos e jantares para funcionários dos governos locais do que com a educação de crianças de até dezesseis anos. As escolas no campo podem ser péssimas. Elas são melhores nas cidades, mas muitas vezes ainda é necessário um suborno para colocar uma criança em uma boa escola — e toda uma classe de trabalhadores migrantes é excluída porque o sistema de benefícios hukou os vincula ao seu local de nascimento.
93. A elite chinesa ainda está tentando restringir a "nação política" às pessoas que têm uma "participação na sociedade", denunciando os movimentos de reforma como "hooligans" e usando o sistema hukou um pouco como as Leis dos Pobres — como um incentivo para trabalhar mais duramente.
94. E há o movimento massivo de pessoas do campo para as cidades: cerca de trinta e cinco milhões de chineses fizeram essa migração nos primeiros cinco anos deste século (a título de comparação, apenas trinta milhões de pessoas cruzaram o Atlântico para a América no século antes de 1920).
95. Em vez de tentar resolver todo o quebra-cabeça, examinaremos as duas partes da alternativa asiática em que a China mais obviamente tentou seguir Cingapura, mas em uma escala muito mais ampla: o capitalismo de estado e sua dependência de um quadro de planejadores meritocráticos em vez de políticos eleitos democraticamente.
96. O Leviatã como capitalista-chefe
97. Da Companhia das Índias Orientais aos chaebol coreanos, os países adotaram o que pode ser descrito como uma mentalidade de equipe para os negócios. No entanto, os chineses levaram isso muito mais longe.
98. O principal instrumento da direção do Estado são as cerca de 120 empresas estatais que dominam os setores estratégicos. São empresas nominalmente separadas com participações acionárias do estado. Elas se tornaram mais ricas e poderosas mesmo com o encolhimento do setor estatal em geral: a China Mobile tem mais de 700 milhões de clientes. Elas são supervisionadas por duas instituições. Uma delas é a Comissão de Supervisão e Administração de Ativos Estatais (SASAC), que detém ações das maiores empresas, tornando-a a maior acionista controladora do mundo. A SASAC tem liderado a criação de campeães nacionais, reduzindo seu portfólio em cerca de um terço na última década.
99. Ainda assim, muitas empresas estatais (SOEs) respeitam a SASAC tanto quanto as províncias pagam ao governo central, especialmente quando se trata de pagar dividendos. Em contraste, o outro centro de controle, o Departamento de Organização do Partido Comunista, tem dentes afiados. Criado na década de 1920 com Mao Zedong à frente, é agora o departamento de recursos humanos mais poderoso do mundo. Ele mantém arquivos de todos os quadros do país, monitorando detalhadamente as carreiras dos grandes pilotos, e nomeia todas as figuras seniores na China corporativa, transferindo-os rotineiramente com o mínimo de explicação. Em 2004 rodou os chefes das três maiores empresas de telecomunicações, em 2009 fez o mesmo para as três maiores companhias aéreas e em 2010 foi a vez das três maiores empresas de petróleo.
100. Em O Partido, McGregor aponta que os chefes das mais de cinquenta empresas líderes da China têm uma “máquina vermelha” ao lado de seus terminais Bloomberg e fotos de família que fornecem um link instantâneo (e criptografado) para o alto comando do partido. Mesmo assim, o partido dá muita liberdade às estatais. Espera-se que eles se comportem como empresas privadas, competindo no exterior e utilizando modernas técnicas de gestão. “Às vezes encontramos empresas fazendo coisas inconsistentes com as políticas e interesses da China”, disse laconicamente Ye Lucheng, ministro assistente das Relações Exteriores. “Dizemos a eles para pararem, mas eles não param.” Na verdade, a relação pode ser o contrário.
101. O capitalismo de estado, argumentam os chineses, é um instrumento de aprendizagem. Os campeões nacionais proporcionaram uma maneira para a China adquirir habilidades em diferentes setores, como automóveis ou eletrônicos. Outro grande ganho, insistem os chineses, vem na gestão de talentos. Assim como Cingapura envia seus funcionários públicos para o setor privado, os burocratas que retornam das estatais sabem como administrar melhor as coisas.
102. Se o capitalismo de estado permite que os políticos moldem as empresas, também permite que as empresas moldem os políticos. É “capitalismo unido”, para cunhar uma frase, ao contrário de seu confuso par ocidental.
103. O capitalismo de Estado tem estado no centro de toda essa atividade estrangeira. As empresas estatais financiaram quatro quintos do investimento estrangeiro direto. Os bancos estaduais teceram uma teia de empréstimos em condições favoráveis. E a beleza do capitalismo de estado do ponto de vista chinês é que a diplomacia e o comércio avançam juntos.
104. A China está fazendo mais do que promover uma rede de conexões: está promovendo deliberadamente um modelo.
105. No Brasil, o governo de Dilma Rousseff despejou recursos em um punhado de campeões estaduais e produziu um novo modelo de política industrial, muitas vezes adquirindo pequenas participações em empresas. (Sergio Lazzarini e Aldo Musacchio, dois acadêmicos, apelidaram muito bem este modelo de “Leviatã como acionista minoritário”.)[Vemos mais uma vez como aqueles que se atrevem a falar do Brasil costumam dar com os burros n'água].
106. A versão original do capitalismo de estado, com suas enormes indústrias nacionalizadas, entrou em colapso porque não funcionou. Será que este se sairá melhor? O novo modelo de capitalismo dirigido pelo Estado da China certamente parece mais refinado e robusto, mas também vem com algumas fraquezas sérias.
107. O mais óbvio é o escopo da corrupção. [descreve diversos casos de corrupção na China e Rússia.]
108. Você precisa de liberdade intelectual para ter ideias inovadoras e uma liberdade cultural mais ampla para ter indústrias culturais vibrantes.
109. A modernização autoritária pode ter um histórico de sucesso em Cingapura e na Coréia do Sul. Mas olhe para o mundo árabe: o capitalismo de estado do Egito era uma desculpa para a busca de renda e a incompetência (não menos do que por parte das dezenas de empresas, responsáveis por 10% da economia, dirigidas pelos militares). Ou olhe para a África Subsaariana: o capitalismo de compadrio está reduzindo o crescimento e aumentando a desigualdade.
110. Para o estado dirigir o capitalismo, você precisa de um estado forte e competente — e, infelizmente, a maioria dos países que são atraídos por ele têm estados fracos e incompetentes.
111. Um analista chinês, tendo listado todas as múltiplas ineficiências do sistema, diz que seus dias estão claramente contados: ele diz "não mais do que 50 anos".
Do maoísmo à meritocracia
112. A segunda ponta do ataque chinês ao modelo ocidental é o apoio à meritocracia como alternativa à democracia.
113. Nas últimas três décadas, o Partido Comunista Chinês substituiu gradualmente sua fé na revolução por uma nova fé, ou talvez uma nova versão de uma antiga fé, em um mandarinato educado. A atual elite chinesa compartilha do sentimento de Lee Kuan Yew de que a meritocracia pode fornecer os benefícios da democracia, como uma mudança regular de guarda no topo, sem os vícios da democracia, como programas de curto prazo e potencial colapso social.
114. A história chinesa está repleta de mortes e destruição em grande escala, desde a invasão da Mongólia no século XIII, que tirou a vida de um terço da população, até a Revolução Cultural de Mao. Uma meritocracia permanente permitiu que a China enfrentasse desafios que as democracias evitavam, como o aumento rápido de pensões e assistência médica.
115. Há alguns anos, cerca de 80% das pessoas nas áreas rurais da China não tinham seguro saúde. Agora, praticamente todo mundo faz. O caso do partido é que ele trabalha duro para garantir que os cargos mais importantes sejam atribuídos a pessoas de mérito.
116. O caminho para a cúpula é longo e difícil: é preciso brilhar na Escola Central do Partido e no CELAP, provar sua coragem administrativa ao dirigir uma província (que pode ser do tamanho de vários países europeus) e, cada vez mais, provar perspicácia comercial ao dirigir uma empresa estatal.
117. “Ser membro do partido é um símbolo de excelência” e que “se você for membro do partido, terá mais oportunidades em empregos públicos”.
118. Um nome melhor para o Partido Comunista Chinês seria Partido do Desenvolvimento Nacional.
119. A revista Xinmin Weekly relatou em 2012 que a China tem mais de 3,5 milhões de carros do governo que custam cerca de US $ 50 bilhões e que o governo gasta cerca de US $ 300 bilhões anualmente em viagens, carros e recepções ao exterior.
120. “Eles dirigem carros de primeira linha. Eles frequentam bares noturnos exclusivos. Eles dormem nas camas mais macias dos melhores hotéis. Seus móveis são todos da melhor madeira vermelha. Suas casas contemplam as melhores paisagens, nos locais mais tranquilos. Eles jogam golfe, viajam com despesas públicas e desfrutam de uma vida de luxo.”
121. E o que é relativamente fácil de disciplinar em Cingapura torna-se pesado em um país tão grande. Quatro das províncias da China estariam entre os vinte países mais populosos do mundo.
Avaliando com o consenso de Peking
122. De acordo com Zhang, o mundo está presenciando uma competição entre dois modelos políticos diferentes — um baseado na liderança meritocrática e outro na eleição popular — e “o modelo chinês pode vencer”.
123. A China já tem apenas cinco trabalhadores para cada idoso e, em 2035, a proporção terá caído para dois. Uma demanda cada vez maior por serviços, demografia ruim e um estado ineficiente: o futuro da China pode ser mais ocidental do que ela imagina.
124. As "economias tigresas da Ásia estão se tornando marsupiais, carregando seus dependentes junto com eles enquanto rondam".
125. Tem sido difícil não acreditar que a lei de ferro da política moderna é que o governo continuará crescendo.
126. A elefantíase foi complementada por uma produtividade ruim. Durante anos, os consultores têm elogiado as virtudes da eficiência da gestão e da informatização, mas até agora não tiveram muito impacto.
127. A reorganização produziu desmoralização e novos computadores se tornaram elefantes brancos. O Escritório de Estatísticas Nacionais da Grã-Bretanha calcula que a produtividade no setor de serviços privados aumentou 14% entre 1999 e 2013. Em contraste, a produtividade no setor público caiu 1% entre 1999 e 2010.
128. Até agora, a produtividade na educação tem sido limitada pelo número de pessoas que você pode colocar em uma sala. A tecnologia agora está mudando isso. Por que pagar milhares de dólares por ano para ir a uma faculdade para ouvir palestras de segunda categoria quando você pode assistir a um vídeo de uma superestrela global de graça? Na América, um décimo dos estudantes universitários agora estuda exclusivamente online e um quarto o faz algumas vezes. A Universidade de Harvard viu alunos organizando espontaneamente grupos de estudo nos quais assistem às palestras TED e as discutem entre si. As principais universidades como MIT, Stanford e a University of California at Berkeley já estão colocando suas palestras e materiais de curso online.
129. A Measurement Incorporated desenvolveu uma tecnologia que permite que um computador avalie os trabalhos escritos dos alunos, incluindo ensaios.
130. As pessoas muitas vezes exageram na capacidade da tecnologia de transformar a educação. Thomas Edison previu que o cinema substituiria os professores universitários. Houve um tempo em que os cursos por correspondência eram vistos como o futuro: em 1919, cerca de setenta universidades americanas estavam tão preocupadas com isso que criaram suas próprias versões. Houve sucessos, como a Open University, com sede na televisão britânica, mas eles não mudaram a natureza da educação.
131. No entanto, há sinais de que a educação agora está se tornando interativa. Essa revolução não se limita à educação avançada. A nova tecnologia incentiva métodos de ensino mais eficientes. Os professores podem “virar a sala de aula”: gravar suas lições básicas para que os alunos possam assisti-las em casa e depois usar a sala de aula para instrução pessoal. E ainda oferecer aulas particulares de graça.
CAPÍTULO OITO — CONSERTANDO O LEVIATÃ
132. O setor público é dominado por pessoas que acreditam ter um emprego vitalício e que são escandalosamente mal remuneradas (às vezes é verdade).
133. Se o setor público tem um lema, é "Nunca faça nada pela primeira vez". Você progride seguindo as regras, mantendo a cabeça baixa e mantendo o show no palco.
134. No setor público, a inovação é o que o coloca em apuros — muitas vezes a única coisa que o prejudica.
135. Tony Blair reclamou que os trabalhadores do setor público "estão mais enraizados no conceito de que‘ se é sempre feito dessa forma, deve sempre ser feito dessa forma’ do que qualquer grupo de pessoas que eu encontrei.”
136. A McKinsey calculou que alguns países ocidentais gastam 30% a mais do que a média para um aluno obter um diploma universitário sem nenhum ganho de qualidade, enquanto outros gastam 70% abaixo disso sem qualquer perda.
[nossos prof universitários gastam fortunas em doutorados sem trazer nenhuma contribuição ao país além do aumento do próprio salário.]
137. A variação não ocorre apenas entre os países, mas dentro deles. A McKinsey estima que a lacuna de desempenho na educação entre os estados de baixo desempenho da América e o resto custa ao país até US $ 700 bilhões por ano ou 5% do PIB.
138. A América levou quatro anos para construir a Ponte Golden Gate, começando em 1933, e quinze anos para construir a maior parte do Sistema de Rodovias Interestaduais, começando em 1956. Como Philip Howard aponta, um projeto para construir um parque eólico perto de Cape Cod já esteve sob escrutínio por uma década, enquanto dezessete agências o estudaram, e poderia muito bem estar sob escrutínio por mais uma década, enquanto dezoito ações judiciais chegam aos tribunais.
139. Os governos estão dedicando cada vez mais recursos para cumprir as obrigações herdadas, em vez de investir no futuro.
140. O índice Steuerle-Roeper de democracia fiscal na América mede a porcentagem de receitas que estão disponíveis para gastos discricionários (ou seja, que ainda não foram alocados para programas obrigatórios, como Segurança Social e Medicare). A porcentagem caiu de quase 70% em 1962 para cerca de 10% em 2012 - e a linha está caindo ainda mais.
[O mesmo vale para as despesas empenhadas de nosso orçamento.]
141. Mas há uma razão final pela qual o governo permaneceu meio século atrás do setor privado: na verdade, é extremamente difícil reformar — geralmente mais difícil do que nas empresas privadas.
142. A globalização e a tecnologia, forças que transformaram o setor privado, estão começando a transformar também o setor público, disseminando versões mais eficientes de governo. Para mostrar como, vamos nos concentrar na parte do Leviatã que está mais associada à morosidade do governo e com maior probabilidade de levá-lo à falência: o sistema de saúde.
143. Nenhum dos países com crianças inteligentes achou que era inteligente ou compassivo mimar os alunos com baixo desempenho, como fazem os Estados Unidos.
144. A tecnologia lamentavelmente falhou em mudar o setor público. Bilhões foram gastos em novos computadores com, fora das forças armadas, muito pouco impacto na eficiência.
145. Nos últimos vinte anos, os departamentos de saúde gastaram fortunas em PCs, sem mudar fundamentalmente a forma como funcionam:
[Cita diversos exemplos de mudanças que favorecem a governança pelo uso de tecnologia e organização popular.]
146. A Estônia coordenou uma tentativa notável para livrar o país do lixo indesejável: voluntários usaram dispositivos GPS para localizar mais de dez mil lixões ilegais e, em seguida, soltaram um exército de cinquenta mil pessoas para limpá-los. FixMyStreet.com permite que os britânicos relatem buracos na estrada ou postes de luz queimados. Boston tem um aplicativo que permite que seus habitantes tirem uma fotografia de um problema - graffiti ofensivo ou um buraco na estrada - e enviem para a cidade com os dados do GPS anexados, o que então gera uma ordem de serviço para a equipe de obras públicas. Outro aplicativo, o SFpark, ajuda os motoristas em São Francisco a encontrar vagas de estacionamento (“Circule menos e viva mais”). Manor, uma cidade no Texas, lançou o “Manor Labs”, que recompensa os moradores locais quando suas sugestões de melhoria são aceitas. Os prêmios incluem carona com a polícia ou a chance de ser prefeito por um dia.
147. Quando o prefeito de Washington, D.C., Vincent Gray, pediu aos Washingtonianos que produzissem novos “aplicativos para a democracia”, ele recebeu 47 aplicativos da Web, iPhone e Facebook em trinta dias. Este é apenas o começo de uma grande "revolução copernicana" (para usar uma frase de Matthew Taylor, um dos conselheiros de Tony Blair) que está colocando o usuário no centro do universo do setor público.
A euforia do pluralismo
148. O desejo de controlar tudo está dando lugar ao pluralismo, uniformidade à diversidade, centralização ao localismo, opacidade à transparência e imobilismo, ou a resistência à mudança, à experimentação.
149. Começando com o pluralismo. Como já vimos, na Suécia, há enormes ganhos em um governo ser agnóstico sobre quem presta um serviço público. Não precisa ser o estado. Isso pode parecer senso comum; mas dentro do governo "a divisão comprador-provedor" é revolucionária porque injeta competição nos órgãos vitais do estado.
150. O exemplo mais marcante de diversidade institucional está na educação. Na América, existem cerca de cinco mil escolas charter que educam cerca de 1,5 milhão de alunos. Essas escolas charter variam de academias “de volta ao básico” a escolas progressivas e escolas vocacionais. Na Grã-Bretanha, metade das escolas são basicamente "academias" autônomas. O governo está levando o modelo da academia ainda mais longe. Grupos de pais e professores podem estabelecer escolas “gratuitas”, que são, em essência, start-ups educacionais com financiamento público.
151. Cidades em todos os lugares estão se tornando mais importantes. A proporção da população mundial que vive neles cresceu de 3 por cento em 1800 para 14 por cento em 1900 e mais de 50 por cento hoje. Pode chegar a 75% em 2050: no mundo em desenvolvimento, mais de um milhão de pessoas mudam-se para as cidades a cada cinco dias.
Uma pequena experimentação
152. A última maldição do antigo estado que esperamos que a Quarta Revolução vá dissolver é, em certo sentido, a soma das outras: o imobilismo. Aconteceu alguma coisa para mudar a resistência à mudança?
153. É difícil imaginar uma mudança de ideia, mas argumentaríamos que, se você levar em conta todas as várias coisas que descrevemos acima, algo está começando a se mover.
154. A presunção de que o estado deve fazer tudo; o amor pela uniformidade; o desejo de centralizar tudo: você pode encontrar exemplos em todo o mundo ocidental desses velhos credos começando a se desintegrar.
CAPÍTULO NOVE — PARA QUE SE DESTINA O ESTADO?
155. Nossa Quarta Revolução é uma tentativa de reimaginar a ciência da política à luz das novas tecnologias e das novas pressões políticas. O que está sendo feito no mundo para tornar o estado mais eficiente? As barreiras ao progresso que William Baumol e outros identificaram foram enfraquecidas. Mas só podemos ir até esse ponto com reformas puramente pragmáticas: interesses adquiridos sempre serão capazes de frustrar os reformadores pragmáticos se eles continuarem a ter uma posição moral elevada. São as ideias animadoras que determinam o funcionamento do estado, da mesma forma que os sistemas operacionais determinam o funcionamento dos computadores. A crise do Estado é mais do que uma crise organizacional. É uma crise de ideias.
156. O estado se tornou inchado e opressor. Mesmo se fosse administrado pelos tecnocratas mais eficientes do mundo, o estado ainda seria uma bagunça gigantesca: superdimensionado pela ambição e puxado para cá e para lá por objetivos conflitantes. Pior, o estado também está se tornando um inimigo da liberdade.
157. O principal culpado é a esquerda (como argumentamos ao longo deste livro), que reinterpretou repetidamente os conceitos de igualdade, fraternidade e liberdade para justificar o excesso de capacidade do Estado. A igualdade de oportunidades tornou-se igualdade de resultados.
158. A fraternidade tornou-se uma questão de benefícios a que todos temos direito, não de responsabilidades que todos devemos ter. E isso acabou mudando a ideia de liberdade da forma que Mill e Isaiah Berlin temiam.
159. Examinando o problema de por que tantos programas governamentais são ineficazes ou contraproducentes, um dos maiores economistas do século XX, Ronald Coase, colocou desta forma: Uma razão importante pode ser que o governo atualmente é tão grande que atingiu o estágio de produtividade marginal negativa, o que significa que qualquer função adicional que ele assumir resultará provavelmente em mais danos do que benefícios. . . .
160. O equilíbrio entre liberdade e segurança mudou dramaticamente de uma forma que pode não ter avançado na segurança, mas certamente diminuiu na liberdade.
161. Cada novo departamento ou programa governamental estende mais a capacidade dos cidadãos e seus representantes de monitorar o comportamento do governo e corrigir suas falhas e abusos.
162. Jonathan Rauch coloca bem esse sentimento de alienação em Demosclerose. O governo americano, diz ele, “provavelmente evoluiu para o que permanecerá: uma estrutura ampla e amplamente auto-organizada que está de 10% a 20% sob o controle de políticos e eleitores e de 80% a 90% sob o controle dos milhares de incontáveis grupos clientelistas.”
163. Acreditamos que o estado tem certas funções vitais — não apenas fornecer um vigia noturno, mas também ajudar a fornecer infraestrutura. Uma razão pela qual a Índia ficou atrás da China é que o estado indiano tem sido inepto na construção de estradas e no fornecimento de escolas. O Chile ultrapassou a Argentina não apenas porque tem um estado menor, mas também porque tem um estado forte. Também acreditamos que o encolhimento do estado precisa ser moderado pelo pragmatismo. Deixar que todos comprem seus próprios planos de saúde pode parecer atraente para os sistemas de livre mercado, mas os sistemas de pagador único da Europa são claramente mais eficientes do que a confusão americana de sistemas de seguros privados, além de mais justos.
164. A imposição de tal fardo ao estado criou dois perigos urgentes. A primeira é que o governo entrará em colapso sob seu próprio peso. Um estado pequeno, mas forte, é preferível a um estado grande, mas fraco, não apenas porque um estado grande se intromete em nossas vidas e nos custa muito dinheiro, mas também porque geralmente não consegue cumprir sua função básica. A segunda é que um governo inchado incentiva o descontentamento popular.
165. Há três áreas nas quais o Leviatã implora para ser desonerado: primeiro, vendendo coisas que o Estado não tem funções próprias em negócios, recorrendo à privatização, uma velha causa da direita; segundo, cortar os subsídios que vão para os ricos e bem relacionados, uma velha causa da esquerda; e terceiro, reformar os direitos para garantir que sejam direcionados às pessoas que precisam deles e sejam sustentáveis no longo prazo, uma velha causa de todos que se preocupam com a saúde do estado.
166. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos emprega mais de cem mil pessoas e custa cerca de US $ 150 bilhões por ano. [E somente 2% da população americana vive da agricultura].
Aparar os direitos
167. O maior problema que os governos enfrentam é a explosão dos direitos, que aumentaram implacavelmente desde a Segunda Guerra Mundial e deverão aumentar ainda mais implacavelmente nos próximos anos, graças ao envelhecimento da população. Consertar a crise de direitos não só salvará o estado da insolvência. Também preservará o contrato social que está no cerne do Estado de bem-estar.
168. É melhor ter o coração duro do que a cabeça mole.
169. Mas as reformas individuais funcionarão melhor se fizerem parte de uma reengenharia geral do Estado americano.
O deficit democrático
170. “A DEMOCRACIA NUNCA DURA MUITO TEMPO”, disse John Adams, o segundo presidente da América. "Logo se desperdiça, se esgota, e se mata. Nunca houve uma democracia que não cometesse suicídio.”
171. Este reflexo sombrio, escrito em 1814, pode soar estranho vindo de um dos pais da primeira nação democrática. Mas, para Adams e sua geração, a democracia estava longe de ser uma resposta evidente para o enigma da política.
172. A grande preocupação de Adams, no entanto, era com a própria natureza humana: "É em vão dizer que a democracia é menos vaidosa, menos orgulhosa, menos egoísta, menos ambiciosa ou menos avarenta do que a aristocracia ou a monarquia. Não é verdade, de fato, e em nenhum lugar da história. Essas paixões são as mesmas em todos os homens, sob todas as formas de governo simples e, quando não controladas, produzem os mesmos efeitos de fraude, violência e crueldade. ”
173. A democracia tornou-se muito desleixada e autocomplacente nas últimas décadas de prosperidade: está sobrecarregada de obrigações e distorcida por interesses especiais.
174. James Buchanan e outros teóricos da “escolha pública” preocupavam-se com o fato de os políticos democráticos sempre cederem a seus eleitorados — e, assim, acumular déficits e investir menos em infraestrutura — uma preocupação que se provou espetacularmente precisa. Dani Rodrik argumenta que os Estados-nação modernos enfrentam um trilema: eles não podem perseguir simultaneamente a democracia, a autodeterminação nacional e a globalização econômica. No período do pós-guerra, eles sacrificaram a globalização em nome da democracia e da determinação nacional.
175. O argumento que fizemos anteriormente sobre a fixação da máquina do Estado também se aplica à máquina da democracia.
176. O perigo para a saúde da democracia hoje, pelo menos no Ocidente, surge em três formas mais sutis. A primeira é que o estado continuará se expandindo, reduzindo gradativamente a liberdade. A segunda é que o estado entregará cada vez mais poder a interesses especiais — algo que fica mais fácil quando o estado se dispersa. O terceiro perigo é que o Estado continue fazendo promessas que não pode cumprir — seja criando direitos pelos quais não pode pagar, seja se comprometendo com objetivos inalcançáveis, como a abolição do terrorismo ou o fim da pobreza, que acabam em um fracasso exagerado. Em todas essas áreas, o Estado está se extrapolando e sobrecarregando suas credenciais democráticas.
177. Tocqueville defendeu com denodo a democracia local: “As instituições locais estão para a liberdade o que as escolas primárias estão para a ciência; elas a colocam ao alcance das pessoas, elas ensinam as pessoas a apreciar seu desfrute pacificamente. . . . Sentimentos e opiniões são recrutados, o coração é dilatado e a mente humana é desenvolvida por nenhum outro meio que a influência recíproca dos homens uns sobre os outros.”
178. A Quarta Revolução trata de muitas coisas. Trata de aproveitar o poder da tecnologia para fornecer melhores serviços. Trata de encontrar ideias inteligentes em todos os cantos do mundo. Trata de se livrar de práticas trabalhistas desatualizadas. Trata de reviver o espírito de liberdade, dando mais ênfase aos direitos individuais e menos aos direitos sociais.
179. Não reformado, o estado de bem-estar moderno ficará estagnado sob seu próprio peso: ele já está falhando em ajudar as pessoas que mais precisam de seu apoio, esbanjando sua generosidade em interesses escusos. E a democracia irá definhar exatamente como John Adams previu. O segundo [ponto] inegável é a oportunidade. As recompensas por seguir em frente com a Quarta Revolução serão dramáticas: qualquer estado que dominar as forças inovadoras mais poderosas da sociedade estará à frente de seus pares. E, finalmente, eles têm a história do seu lado: esta revolução é sobre a liberdade e os direitos do indivíduo. Essa é a tradição que impulsionou primeiro a Europa e depois a América. O Ocidente tem sido a região mais criativa do mundo porque reinventou repetidamente o estado. Temos toda a confiança de que pode fazê-lo novamente, mesmo nestes tempos difíceis.
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